Quais são os principais tipos de e-mail marketing? Veja!

Você sabia que existem diferentes tipos de e-mail marketing? Por meio deste guia, nós vamos te apresentar alguns deles e relatar os objetivos de cada uma das campanhas.

Vem com a gente?

Tipos de e-mail marketing

Os varejistas podem entrar em contato com seus clientes por diversos motivos, então, listamos abaixo os principais formatos de e-mail marketing para a sua compreensão.

Campanhas promocionais

São comunicações que trazem ofertas de produtos e, por isso, tem um objetivo claro: vender.

O segredo para alcançar bons resultados com os e-mails promocionais é explorar a segmentação. Oferte o produto certo para o consumidor certo.  

E-mails transacionais

Muito utilizado por e-commerces, a comunicação transacional é enviada de forma automatizada para formalizar e confirmar ações que o consumidor realizou junto a marca.

Exemplos: pré-reserva de um produto, confirmação de pagamento e, até mesmo, o e-mail de boas-vindas que recebemos ao nos cadastrarmos em um site ou loja virtual.

Newsletters

Consiste basicamente em um boletim de cunho informativo disparado com periodicidade pré-definida.

Os clientes que realmente desejam estar em contato com a marca são comunicados sobre novos conteúdos nos demais canais da marca, por exemplo. 

É uma excelente oportunidade de fazer-se presente junto aos seus consumidores de forma frequente, podendo explorar assuntos e levar informações que tenham relação com sua marca mas sem um apelo comercial.

Exemplo:  uma marca de beachwear para mulheres pode incluir na newsletter dicas de cuidados com a saúde da pele no verão, ou elencar as melhores praias brasileiras para visitar na baixa temporada.  

Melhores práticas

Pelo potencial que o e-mail marketing apresenta, é importante tratá-lo de forma estratégica, além de atentar-se às melhores práticas para aproveitar ao máximo sua performance.

As dicas listadas abaixo são fortemente indicadas para evitar que sua comunicação via e-mail caia na caixa de spam.

Os riscos que corre-se ao ter muitos e-mails caindo no spam é entrar para uma blacklist, tendo suas comunicações oficialmente taxadas como lixo eletrônico.

Frequência

Definir a periodicidade das suas comunicações via e-mail é muito importante. Como estamos falando do uso do e-mail marketing para a construção de um relacionamento com a base, é fundamental fazer-se presente na rotina dele.

Tenha cuidado para não tornar a comunicação inconveniente (principalmente tratando-se de e-mails promocionais), entrando em contato diariamente ou com várias comunicações no mesmo dia.

A dica nesse caso é estabelecer um equilíbrio. Evite exceder 2 e-mails no período de 7 dias para seus contatos. O risco de uma comunicação insistente e repetitiva é ter seu e-mail marcado como spam. 

Outro ponto importante: se você não tem dados suficientes sobre o comportamento digital dos seus clientes, faça testes para descobrir os dias e horários que performam melhor. 

Segmentação

O recurso mais estratégico para nortear a sua estratégia de e-mail marketing é a segmentação.

O primeiro passo para criar segmentações é explorar as informações disponíveis dentro do seu CRM sobre sua base de clientes. Crie listas com critérios pré-definidos comuns a uma quantidade de clientes.

Exemplo: uma marca de roupas femininas envia produtos para todo o Brasil. No entanto, pode oferecer frete grátis apenas para a região Sudeste.

Neste contexto, crie uma segmentação com clientes que pertencem aos quatro Estados do Sudeste, divulgando a entrega sem custo adicional.

Tom de voz

Como o e-mail marketing é um ponto de interação com clientes, é fundamental construí-lo com uma linguagem que transmita as características da sua marca.

O tom de voz da marca é extremamente estratégico. Falar na mesma língua que o consumidor torna mais fácil a aproximação que tanto buscamos. 

Entenda o perfil dos clientes da sua base e busque por referências no nicho em que você atua. Comunique-se de forma autêntica, buscando sempre transmitir o propósito de sua marca e gerar identificação por parte de quem está lendo.

Analisando os resultados

Para entender se os resultados das suas campanhas de e-mail marketing estão sendo satisfatórios, acompanhe regularmente as métricas disponibilizadas pelo disparador de e-mails. 

E-mails entregues

Quantidade de destinatários que receberam a comunicação enviada. É importante acompanhar para entender se sua lista de contatos está devidamente atualizada.

E-mails que não foram entregues são chamados de bounces. Hard bounce indica um erro definitivo em determinado contato. Já soft bounce são e-mails que estão temporariamente indisponíveis.

Taxa de abertura

É o percentual de contatos que abriram o e-mail enviado, considerando a quantidade de destinatários que receberam a comunicação.

Cliques

Trata-se do número de cliques dividido pelo número de e-mails enviados. Aqui é importante considerar os cliques únicos para que haja uma visibilidade maior do engajamento da campanha. Afinal, a mesma pessoa pode clicar mais de uma vez em um CTA do e-mail recebido.

Conversões

A conversão é definida conforme a ação que espera-se que o cliente realize após o recebimento de seu e-mail.

No contexto do varejo, o objetivo principal é vender. Portanto, em comunicações promocionais, principalmente, é essencial mensurar a quantidade de conversões em vendas oriundas de uma campanha por e-mail.

Marcação de spam

Esteja sempre atento à taxa de spam, que nunca deve ser superior a 0,1%. Essa métrica pode comprometer muito sua reputação, prejudicando inclusive a entregabilidade das suas comunicações.

Mantenha suas listas sempre atualizadas, limpas e nunca compre mailings!

Descadastro

Representa a quantidade de contatos que clicaram no link de descadastro e não desejam mais receber comunicações da empresa.

Sempre respeite a vontade do cliente para não evitar que ele marque o seu contato como spam.

Diante das dicas acima, queremos saber: a sua marca está utilizando o e-mail marketing da forma correta? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Vem com a gente?

Tipos de e-mail marketing

Os varejistas podem entrar em contato com seus clientes por diversos motivos, então, listamos abaixo os principais formatos de e-mail marketing para a sua compreensão.

Campanhas promocionais

São comunicações que trazem ofertas de produtos e, por isso, tem um objetivo claro: vender.

O segredo para alcançar bons resultados com os e-mails promocionais é explorar a segmentação. Oferte o produto certo para o consumidor certo.  

E-mails transacionais

Muito utilizado por e-commerces, a comunicação transacional é enviada de forma automatizada para formalizar e confirmar ações que o consumidor realizou junto a marca.

Exemplos: pré-reserva de um produto, confirmação de pagamento e, até mesmo, o e-mail de boas-vindas que recebemos ao nos cadastrarmos em um site ou loja virtual.

Newsletters

Consiste basicamente em um boletim de cunho informativo disparado com periodicidade pré-definida.

Os clientes que realmente desejam estar em contato com a marca são comunicados sobre novos conteúdos nos demais canais da marca, por exemplo. 

É uma excelente oportunidade de fazer-se presente junto aos seus consumidores de forma frequente, podendo explorar assuntos e levar informações que tenham relação com sua marca mas sem um apelo comercial.

Exemplo:  uma marca de beachwear para mulheres pode incluir na newsletter dicas de cuidados com a saúde da pele no verão, ou elencar as melhores praias brasileiras para visitar na baixa temporada.  

Melhores práticas

Pelo potencial que o e-mail marketing apresenta, é importante tratá-lo de forma estratégica, além de atentar-se às melhores práticas para aproveitar ao máximo sua performance.

As dicas listadas abaixo são fortemente indicadas para evitar que sua comunicação via e-mail caia na caixa de spam.

Os riscos que corre-se ao ter muitos e-mails caindo no spam é entrar para uma blacklist, tendo suas comunicações oficialmente taxadas como lixo eletrônico.

Frequência

Definir a periodicidade das suas comunicações via e-mail é muito importante. Como estamos falando do uso do e-mail marketing para a construção de um relacionamento com a base, é fundamental fazer-se presente na rotina dele.

Tenha cuidado para não tornar a comunicação inconveniente (principalmente tratando-se de e-mails promocionais), entrando em contato diariamente ou com várias comunicações no mesmo dia.

A dica nesse caso é estabelecer um equilíbrio. Evite exceder 2 e-mails no período de 7 dias para seus contatos. O risco de uma comunicação insistente e repetitiva é ter seu e-mail marcado como spam. 

Outro ponto importante: se você não tem dados suficientes sobre o comportamento digital dos seus clientes, faça testes para descobrir os dias e horários que performam melhor. 

Segmentação

O recurso mais estratégico para nortear a sua estratégia de e-mail marketing é a segmentação.

O primeiro passo para criar segmentações é explorar as informações disponíveis dentro do seu CRM sobre sua base de clientes. Crie listas com critérios pré-definidos comuns a uma quantidade de clientes.

Exemplo: uma marca de roupas femininas envia produtos para todo o Brasil. No entanto, pode oferecer frete grátis apenas para a região Sudeste.

Neste contexto, crie uma segmentação com clientes que pertencem aos quatro Estados do Sudeste, divulgando a entrega sem custo adicional.

Tom de voz

Como o e-mail marketing é um ponto de interação com clientes, é fundamental construí-lo com uma linguagem que transmita as características da sua marca.

O tom de voz da marca é extremamente estratégico. Falar na mesma língua que o consumidor torna mais fácil a aproximação que tanto buscamos. 

Entenda o perfil dos clientes da sua base e busque por referências no nicho em que você atua. Comunique-se de forma autêntica, buscando sempre transmitir o propósito de sua marca e gerar identificação por parte de quem está lendo.

Analisando os resultados

Para entender se os resultados das suas campanhas de e-mail marketing estão sendo satisfatórios, acompanhe regularmente as métricas disponibilizadas pelo disparador de e-mails. 

E-mails entregues

Quantidade de destinatários que receberam a comunicação enviada. É importante acompanhar para entender se sua lista de contatos está devidamente atualizada.

E-mails que não foram entregues são chamados de bounces. Hard bounce indica um erro definitivo em determinado contato. Já soft bounce são e-mails que estão temporariamente indisponíveis.

Taxa de abertura

É o percentual de contatos que abriram o e-mail enviado, considerando a quantidade de destinatários que receberam a comunicação.

Cliques

Trata-se do número de cliques dividido pelo número de e-mails enviados. Aqui é importante considerar os cliques únicos para que haja uma visibilidade maior do engajamento da campanha. Afinal, a mesma pessoa pode clicar mais de uma vez em um CTA do e-mail recebido.

Conversões

A conversão é definida conforme a ação que espera-se que o cliente realize após o recebimento de seu e-mail.

No contexto do varejo, o objetivo principal é vender. Portanto, em comunicações promocionais, principalmente, é essencial mensurar a quantidade de conversões em vendas oriundas de uma campanha por e-mail.

Marcação de spam

Esteja sempre atento à taxa de spam, que nunca deve ser superior a 0,1%. Essa métrica pode comprometer muito sua reputação, prejudicando inclusive a entregabilidade das suas comunicações.

Mantenha suas listas sempre atualizadas, limpas e nunca compre mailings!

Descadastro

Representa a quantidade de contatos que clicaram no link de descadastro e não desejam mais receber comunicações da empresa.

Sempre respeite a vontade do cliente para não evitar que ele marque o seu contato como spam.

Diante das dicas acima, queremos saber: a sua marca está utilizando o e-mail marketing da forma correta? Deixe a sua opinião nos comentários.

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