Se você está em busca de estratégias para vender mais no Carnaval, siga a leitura, pois este artigo vai te ajudar.
Segundo o Portal ISTOÉ Dinheiro, as vendas no Varejo cresceram 7,7% em 2024, sendo que os Supermercados e Hipermercados foram os principais beneficiados.
Se esse ritmo se mantiver, o Carnaval de 2025 promete ser um excelente momento para que a sua marca maximize o faturamento.
Muitos setores varejistas, naturalmente, registram o crescimento das vendas no Carnaval.
Para ilustrar, conforme descrito nesta matéria do G1, o Carnaval faz aumentar a venda de analgésicos e antiácidos em 15%.
Podemos citar ainda os varejistas que vendem roupas de banho, pois estes, percebem o aumento de 30% nas vendas na véspera do carnaval.
O primeiro passo é não deixar para criar as estratégias na última hora.
Como pode ser notado, há produtos que são comprados antes do início das festas, então, dependendo do seu segmento, já inicie a configuração das campanhas de marketing.
Se a sua marca está no mercado de Fashion, por exemplo, apresente para o público sugestões de looks leves, tanto para o dia quanto para a noite, e ofereça condições especiais para a compra antecipada.
Neste sentido, explore bastante os gatilhos mentais da “escassez” e da “urgência”, cruzando canais diversificados de venda como o E-mail, o WhatsApp e até mesmo o SMS.
Não se esqueça que o consumidor é “omni”, logo, ofertar experiências incríveis que integram loja física e e-commerce é o segredo para sobressair à concorrência.
É comum no comércio eletrônico haver campanhas automáticas de boas-vindas, carrinho abandonado e de pós-venda, por exemplo. Mas elas estão realmente funcionando?
O copy das mensagens e as fotos ilustrativas tem contexto com as cores do carnaval?
Os links presentes nos e-mails estão indo para as páginas corretas? O tempo e o momento de disparo destas campanhas faz sentido para o período do carnaval?
Com base na nossa experiência aqui na Dito, as campanhas recorrentes são aquelas com maior poder de conversão.
Então é fundamental garantir que elas estão operando corretamente não só durante a folia, mas todos os dias do ano.
Uma ação interessante é segmentar no seu CRM somente os clientes que compraram pela última vez no carnaval de 2024 e buscar retomar o contato com eles.
Feito isso, mostre as suas melhores ofertas, promoções e novidades, tal como disponibilize vantagens imperdíveis para a recompra.
Se sobrar espaço na mensagem e você julgar viável, peça a essa base de contatos para responder uma pesquisa de NPS ou CSAT, afinal, é importante tentar entender por que houve um espaço de tempo tão grande sem novas aquisições.
Não há novidade em dizer que, no varejo, é essencial criar estratégias de diferenciação e realizar um atendimento perfeito para os clientes de loja física.
Assim sendo, vá além do óbvio! Uma vez que o carnaval ocorre em pleno verão, não deixe que os clientes sintam calor e/ou sede dentro do seu estabelecimento.
Como o movimento deve aumentar, se necessário, traga atendentes temporários para o time e abasteça os estoques antecipadamente.
Reserve espaços para quem precisa aguardar sentado. Pense que os adultos podem estar acompanhados de crianças, então, crie maneiras para entreter “os pequenos” durante o contato.
A sua loja física é Pet Friendly?
Atualmente, parte dos consumidores não dispensam a companhia de um bichinho; alguns até os fantasiam para o carnaval. Diante disso, como a sua marca pode atrair e surpreender estas pessoas?
Hoje em dia, enfeitar a loja é o mínimo! Será o atendimento ao cliente que determinará o seu sucesso.
Após tomar todas estas medidas, fique atendo às demais tendências do varejo, afinal, estudando o mercado, você irá obter outras inspirações para o seu negócio.
E se você possui uma loja virtual é indispensável saber qual é o Futuro do E-commerce para não ser pego de surpresa.
Muitas transformações estão a caminho e o varejista que não se adaptar, pode “sair do jogo”.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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