Qual é o melhor CRM com Inteligência Artificial e como funciona?

Escrito por:
Pedro Ivo Martins
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Escolher um CRM com IA é uma tarefa desafiadora, afinal, uma decisão equivocada pode custar caro e, em casos extremos, até mesmo o seu cargo.

No entanto, para te ajudar na seleção da melhor plataforma e evitar o risco de desapontar a sua diretoria, eu preparei este guia completo com tudo sobre as ferramentas de CRM com inteligência artificial.

Os conceitos e as experiências práticas que apresento aqui são embasados nas vivências adquiridas ao atender mais de 350 empresas do varejo.

Portanto, siga a leitura para conferir este artigo completo sobre CRM com IA.

O que é um CRM com IA?

Um CRM com IA é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para cruzar grandes volumes de dados e, em segundos, gerar informações estratégicas que ajudam as empresas a se relacionar com os clientes de forma hiperpersonalizada.

O que faz um CRM com Inteligência Artificial

Essas informações são processadas e disponibilizadas por meio de uma Customer Data Platform, que também possibilita segmentar os dados dos clientes com base em características e comportamentos históricos.

E, como mencionei acima, após serem segmentados, os dados são utilizados para embasar decisões estratégicas e personalizar campanhas de e-mail, SMS, WhatsApp, entre outros canais.

Se quiser entender esse processo na prática, fale conosco e peça uma demonstração gratuita.

Qual o melhor CRM com IA?

Não existe um ranking oficial que aponte com exatidão qual é o melhor CRM com IA. Porém, uma das ferramentas que mais se destaca é a da Dito CRM.

Com base nas avaliações de sites especializados como o Capterra, a Dito tem o CRM mais completo para o varejo e já acumula diversos cases de sucesso.

Avaliações da Ferramenta de CRM no Capterra

De toda forma, é importante destacar que, para escolher um CRM com inteligência artificial, você deve pesquisar bastante e solicitar demonstrações de todas as ferramentas com as quais tiver contato.

Na maioria das vezes, os fornecedores de CRM costumam apresentar diferentes propostas de valor e o preço dos softwares varia bastante, portanto, é crucial avaliar bem antes de fechar a contratação.

CRM com inteligência artificial: Como funciona?

Esse tipo de CRM funciona integrado a outras bases de dados, como ERPs, plataformas de e-commerce, aplicativos mobile etc.

Nesse sentido, o CRM com IA integra os dados de todos esses canais em fichas unificadas de clientes e permite a segmentação, em segundos, para identificar, por exemplo, quais são os grupos com maior propensão de compra.

As segmentações estratégicas dos consumidores, por consequência, possibilitam a hiperpersonalização das campanhas de marketing (e-mail, SMS, WhatsApp) e o contato mais humanizado entre vendedores e clientes.

A soma desse processo impacta positivamente KPIs de CRM, como a taxa de recompra, o ticket médio, o gasto anual médio dos clientes, a quantidade de clientes ativos e inativos, entre outros.

Benefícios do CRM com IA

Veja as principais vantagens de agregar um CRM com inteligência artificial à sua operação:

  • Hiperpersonalização das campanhas de marketing: a IA permite criar campanhas direcionadas com base no comportamento e nas características dos clientes;
  • Aumento da taxa de recompra;
  • Elevação do ticket médio;
  • Segmentação avançada de clientes para identificar grupos com maior ou menor propensão de compra;
  • Marketing menos massificado e mais direcionado: economia de tempo, campanhas nada generalistas e maior precisão na comunicação com o público certo.

Benefícios do CRM com Inteligência Artificial

Conheça a Inteligência Artificial da Dito (Dito IA)

A Dito IA utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.

Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e “Sem Propensão”.

Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.

Quando a Inteligência Artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas  para cada público.

Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.

A inteligência artificial analisa o histórico dos clientes

Já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, a Dito IA, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.

Nas campanhas em que a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.

Portanto, a união entre CRM e Inteligência Artificial não é apenas uma tendência passageira.

Pensando no futuro do seu negócio, entender como cada uma dessas tecnologias funcionam é o primeiro passo para obter resultados, mas é essencial desenvolver uma estratégia para otimizar sua operação.

Para isso, é fundamental contar com o parceiro certo. Entre em contato com a Dito e descubra como uma plataforma de CRM integrada com IA pode revolucionar a maneira como você gerencia sua loja ou e-commerce!

Pedro Ivo Martins

Pedro Ivo Martins é professor na Fundação Dom Cabral e sócio da Dito, referência em CRM para Varejo no Brasil. Com mais de 18 anos de carreira, ele é mentor de scale-ups da Endeavor, investidor anjo e limited partner do SaaSholic, atua no ecossistema de tecnologia e inovação. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.

Mãos robóticas sobre um notebook usando um CRM com Inteligência Artificial.

Qual é o melhor CRM com Inteligência Artificial e como funciona?

Escolher um CRM com IA é uma tarefa desafiadora, afinal, uma decisão equivocada pode custar caro e, em casos extremos, até mesmo o seu cargo.

No entanto, para te ajudar na seleção da melhor plataforma e evitar o risco de desapontar a sua diretoria, eu preparei este guia completo com tudo sobre as ferramentas de CRM com inteligência artificial.

Os conceitos e as experiências práticas que apresento aqui são embasados nas vivências adquiridas ao atender mais de 350 empresas do varejo.

Portanto, siga a leitura para conferir este artigo completo sobre CRM com IA.

O que é um CRM com IA?

Um CRM com IA é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para cruzar grandes volumes de dados e, em segundos, gerar informações estratégicas que ajudam as empresas a se relacionar com os clientes de forma hiperpersonalizada.

O que faz um CRM com Inteligência Artificial

Essas informações são processadas e disponibilizadas por meio de uma Customer Data Platform, que também possibilita segmentar os dados dos clientes com base em características e comportamentos históricos.

E, como mencionei acima, após serem segmentados, os dados são utilizados para embasar decisões estratégicas e personalizar campanhas de e-mail, SMS, WhatsApp, entre outros canais.

Se quiser entender esse processo na prática, fale conosco e peça uma demonstração gratuita.

Qual o melhor CRM com IA?

Não existe um ranking oficial que aponte com exatidão qual é o melhor CRM com IA. Porém, uma das ferramentas que mais se destaca é a da Dito CRM.

Com base nas avaliações de sites especializados como o Capterra, a Dito tem o CRM mais completo para o varejo e já acumula diversos cases de sucesso.

Avaliações da Ferramenta de CRM no Capterra

De toda forma, é importante destacar que, para escolher um CRM com inteligência artificial, você deve pesquisar bastante e solicitar demonstrações de todas as ferramentas com as quais tiver contato.

Na maioria das vezes, os fornecedores de CRM costumam apresentar diferentes propostas de valor e o preço dos softwares varia bastante, portanto, é crucial avaliar bem antes de fechar a contratação.

CRM com inteligência artificial: Como funciona?

Esse tipo de CRM funciona integrado a outras bases de dados, como ERPs, plataformas de e-commerce, aplicativos mobile etc.

Nesse sentido, o CRM com IA integra os dados de todos esses canais em fichas unificadas de clientes e permite a segmentação, em segundos, para identificar, por exemplo, quais são os grupos com maior propensão de compra.

As segmentações estratégicas dos consumidores, por consequência, possibilitam a hiperpersonalização das campanhas de marketing (e-mail, SMS, WhatsApp) e o contato mais humanizado entre vendedores e clientes.

A soma desse processo impacta positivamente KPIs de CRM, como a taxa de recompra, o ticket médio, o gasto anual médio dos clientes, a quantidade de clientes ativos e inativos, entre outros.

Benefícios do CRM com IA

Veja as principais vantagens de agregar um CRM com inteligência artificial à sua operação:

  • Hiperpersonalização das campanhas de marketing: a IA permite criar campanhas direcionadas com base no comportamento e nas características dos clientes;
  • Aumento da taxa de recompra;
  • Elevação do ticket médio;
  • Segmentação avançada de clientes para identificar grupos com maior ou menor propensão de compra;
  • Marketing menos massificado e mais direcionado: economia de tempo, campanhas nada generalistas e maior precisão na comunicação com o público certo.

Benefícios do CRM com Inteligência Artificial

Conheça a Inteligência Artificial da Dito (Dito IA)

A Dito IA utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.

Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e “Sem Propensão”.

Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.

Quando a Inteligência Artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas  para cada público.

Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.

A inteligência artificial analisa o histórico dos clientes

Já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, a Dito IA, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.

Nas campanhas em que a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.

Portanto, a união entre CRM e Inteligência Artificial não é apenas uma tendência passageira.

Pensando no futuro do seu negócio, entender como cada uma dessas tecnologias funcionam é o primeiro passo para obter resultados, mas é essencial desenvolver uma estratégia para otimizar sua operação.

Para isso, é fundamental contar com o parceiro certo. Entre em contato com a Dito e descubra como uma plataforma de CRM integrada com IA pode revolucionar a maneira como você gerencia sua loja ou e-commerce!

Pedro Ivo Martins

Pedro Ivo Martins é professor na Fundação Dom Cabral e sócio da Dito, referência em CRM para Varejo no Brasil. Com mais de 18 anos de carreira, ele é mentor de scale-ups da Endeavor, investidor anjo e limited partner do SaaSholic, atua no ecossistema de tecnologia e inovação. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.

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5 Comentários

    1. Boa tarde, Marcio! Muito legal ler o seu feedback. Estamos sempre tentando sair do óbvio e trazer conteúdos que realmente agregam. Continue nos visitando. Forte abraço!

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