Descubra o que é METAVERSO e como adotá-lo em sua marca de varejo

A integração de diversas tecnologias representa, hoje, a expansão da tela para o mundo físico. O Metaverso enquanto conceito expande as possibilidades com sua nova dimensão de tempo e espaço, tornando as interações entre os espaços virtuais e os espaços físicos, uma realidade em constante ascensão.

Na prática, o Metaverso aplicado ao varejo possibilita que as marcas criem linhas e coleções 100% virtuais, permitindo aumentar as vendas, sobretudo por meio de recursos tecnológicos robustos.

Os empreendimentos de varejo que desejam investir em Metaverso devem elaborar, antecipar e planejar as ações digitais. Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto! 

Entenda como funciona esse novo universo

O Metaverso consiste em uma interface pela qual os usuários vivenciam uma nova realidade, em que podem interagir, jogar, comprar, se divertir e trabalhar por meio de avatares digitais.

O conceito representa muito mais do que um jogo, website, plataforma ou aplicativo. O Metaverso já influencia a economia e apresenta mudanças no comércio digital, uma vez que a compra de bens e serviços online se torna uma experiência tridimensional e imersiva.

No varejo, o Metaverso possibilita que as marcas criem mundos virtuais específicos para a apresentação de novos produtos e canais de distribuição. A experiência de compra, portanto, se potencializa por diferentes tecnologias, como realidade aumentada e jogos online. O que se espera é que a tendência se estabeleça e se consolide em diversos segmentos do varejo.

Grande parte dos consumidores se sentem mais próximos ao interagir com uma marca digitalmente e acreditam ser muito mais simples interagir em um ambiente virtual. Acompanhar os empreendimentos que tentam lidar com o Metaverso pode ser uma maneira eficiente de entender como esse novo universo realmente agrega experiências positivas do mundo físico e virtual.

Como se organizar para o Metaverso?

No setor varejista, há uma série de possibilidades que o Metaverso pode oferecer para os consumidores. A tecnologia permite que a marca crie uma espécie de shopping virtual, demonstrando por meio da realidade aumentada e do 3D como os itens são, sem que os usuários precisem sair de casa. 

O Metaverso também pode ser amplamente utilizado em e-commerces, tanto em relação à apresentação dos produtos quanto às possíveis formas de pagamento. As marcas que desejam se aperfeiçoar nesse sentido devem investir em profissionais especializados em negócios e comércios digitais.

Um e-commerce de varejo com presença forte, com marketplace, website e aplicativo, por exemplo, deve aderir ao Metaverso para alcançar uma posição de destaque em relação à concorrência. 

Marcas de varejo que estão aplicando o Metaverso

Alguns empreendimentos, como o da marca de óculos Chilli Beans, criou uma experiência imersiva virtual dentro do game GTA, totalmente baseada em metaverso. O jogo apresenta uma ilha digital que pode ser explorada pelos convidados por meio de avatares.

A L’Oréal também lançou a sua primeira coleção virtual, chamada Signature Faces, possibilitando que os clientes utilizem sombras e batons da linha nas redes sociais e em plataformas de videoconferência, como o Google Chat e o Zoom. 

O Google é outro gigante que avançou no Metaverso, apresentando uma nova funcionalidade de busca que libera testes ao vivo ao abrir a câmera frontal do celular quando o usuário digita o nome de algum produto cadastrado no sistema.

Não há dúvidas que o Metaverso já traz transformações significativas para as ações digitais, como o delivery e e-commerce. As marcas devem se planejar o quanto antes para adotar a tecnologia em seus negócios para sair na frente e adquirir diferenciais para engajar os clientes. 

E então, o que achou deste tema? Deixe a sua opinião nos comentários.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *