E-mail ou redes sociais: qual estratégia é melhor?
Qual é a melhor estratégia para se investir: e-mail marketing ou redes sociais? Se essa é a sua dúvida, siga a leitura, pois vamos buscar…
Se você trabalha constantemente com e-mail marketing, provavelmente, já precisou enviar uma mensagem de errata.
A arte ficou maravilhosa, o assunto está atraente, o call to action (CTA) está bem posicionado e a sua campanha tem tudo para ter uma excelente taxa de abertura.
Entretanto, assim que clicou para enviá-la, você notou que algo no conteúdo estava errado.
Diante deste cenário, quais tratativas você deve executar? Confira na sequência.
Nem todo e-mail marketing contendo um erro precisa de uma errata, afinal, existem diferentes níveis de falhas que você pode cometer. E são estes níveis que vão determinar o tipo de ação que você terá que tomar para conter os danos causados por estes erros.
Sabemos que muitos erros não causam dano algum à imagem da empresa, ao propósito da campanha, ou à possibilidade dos seus contatos converterem.
Algumas vezes os erros são tão pequenos que enviar uma errata, um e-mail de desculpas, ou qualquer outra medida paliativa vai acabar chamando ainda mais atenção para o erro, portanto é melhor deixar como está.
É possível aceitar como erros pequenos: linhas ou complementos em branco, pequenos erros de digitação, variáveis que foram quebradas, envios que saíram antes ou depois do programado e erros na renderização de imagens, ou ainda enviar e-mails mais de uma vez para o mesmo destinatário.
Pode ser que você tenha mandado alguma imagem errada, ou um link quebrado, ou ainda ofertas que não existem de fato.
Neste caso o erro é um pouco mais grave e precisa de uma ação sua. Mas nada é impossível de remediar. Você pode sempre atualizar o arquivo de imagem no seu servidor, utilizando o mesmo nome e, desta maneira, os usuários terão acesso à imagem certa.
No caso de links, basta criar um redirecionamento dentro do seu ambiente. Assim, mesmo clicando no link “errado” que você mandou, o usuário será redirecionado para a página certa.
E caso você tenha enviado algum produto, ou oferta que não estão mais disponíveis, atualize sua landing page com uma mensagem que deixe claro o equívoco, e seja sempre bem simpático.
Se o seu erro foi ainda mais grave e pode impactar além da experiência dos seus usuários, a maneira que eles vem e entendem os valores da sua marca, aí a atitude tem que ser mais complexa.
Em diversos casos este tipo de erro está relacionado a alguma gafe ou mensagem ofensiva. Mas ainda assim há uma saída.
Quando algo assim acontece, transparência é sempre a melhor saída. No entanto é fundamental envolver todos os setores da sua empresa que lidam com os clientes para que o posicionamento e as respostas da empresa com relação ao problema sejam sempre alinhadas.
Todos estamos suscetíveis a erros. Provavelmente vamos cometê-los mais de uma vez. No entanto, adote sempre processos que otimizem suas tarefas, que as deixem mais automáticas e seguras.
Conte também com processos e parceiros para checagem dupla e tripla, se necessário. Assim você vai minimizar as chances de fazer algo errado.
E então, o que achou destas sugestões? Deixe a sua opinião nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Qual é a melhor estratégia para se investir: e-mail marketing ou redes sociais? Se essa é a sua dúvida, siga a leitura, pois vamos buscar…
Neste guia, nós vamos apresentar as principais boas práticas para e-mail marketing que as melhores marcas varejistas seguem. Esse conteúdo foi desenvolvido após analisarmos as…
O teste A/B no e-mail marketing serve para que você envie uma mesma campanha para duas bases distintas, com variações no copy, nas imagens, na…
A métrica ARES no e-mail marketing é uma das mais relevantes para os varejistas que já operam um CRM. O acompanhamento deste indicador tornou-se crucial…
Aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing é um desafio constante vivido pelos varejistas, entretanto, nós preparamos esse guia para apoiá-los. A taxa de…
O engajamento dos clientes com as suas campanhas de e-mail marketing não está muito legal? Você está enfrentando problemas de entregabilidade? Pela nossa experiência, boa…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.