Confira esses resultados do varejo de moda em 2021
Recentemente nós realizamos um webinar apresentando os principais resultados do varejo de moda em 2021, assim como sugerimos as estratégias de CRM que tem gerado…
Para garantir saldo positivo e dinheiro em caixa, mais que aquisição de novos consumidores, uma empresa sólida precisa se preocupar em reter os clientes já captados.
Esse investimento apresenta diversos pontos positivos e está associado à boa saúde econômica da empresa.
Os principais benefícios da retenção de clientes são:
No entanto, para que a retenção de clientes tenha sucesso, é preciso criar estratégias bem definidas e com foco para que o “tiro não acabe saindo pela culatra”.
Muitas empresas, por desconhecimento, despreparo ou estagnação gerencial acabam cometendo erros fatais que tornam a retenção de clientes ineficiente ou custosa.
Para não deixar que esse problema atrapalhe seu negócio é importante conhecer os 3 erros cometidos com mais frequência pelas empresas que tentam trabalhar a retenção de clientes.
Para trazer seus clientes de volta e gerar novas vendas, é preciso estar a par de todos os detalhes da base de dados desses clientes.
Para conseguir traçar o perfil do seu cliente é preciso saber no mínimo as seguintes características:
Outro erro que resulta em infidelidade de clientes é a oferta genérica de produtos ou serviços que não atendem as necessidades específicas de cada pessoa.
Diante de tantas mensagens recebidas diariamente, não podemos desperdiçar a atenção dos nossos consumidores com conteúdos não segmentados.
Aliás, esse envio de notificações genéricas pode até gerar um efeito contrário, ou seja, o sentimento (real) de que a marca não conhece a pessoa e, por isso, a trata sem atenção.
Monitorando o histórico de compra e o comportamento de navegação no seu site ou app mobile, você pode captar exatamente os interesses implícitos e explícitos dos clientes.
A pessoa se cadastrou no seu site ou app mobile e você só mandou uma comunicação de boas vindas?
Um erro fatal para a retenção de clientes é a falta de periodicidade no envio de mensagens.
Se você não mantém contato constante com a base de clientes, eles certamente não se lembrarão da sua marca no momento que precisarem.
Por outro lado, notificações em excesso também podem prejudicar esse relacionamento.
Conforme o perfil do seu cliente e o potencial de recorrência do seu negócio, defina uma periodicidade e monitore constantemente a taxa de conversão das mensagens para reavaliar sua estratégia de marketing.
Você utiliza alguma estratégia de retenção de clientes na sua empresa? Ela proporciona o retorno esperado? Compartilhe conosco no campo de comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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