LGPD: confira boas práticas para lojas físicas
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) preocupa, especialmente, varejistas que possuem lojas físicas, pois, no ato da venda, alguns dados do consumidor são…

Para garantir saldo positivo e dinheiro em caixa, mais que aquisição de novos consumidores, uma empresa sólida precisa se preocupar em reter os clientes já captados.
Esse investimento apresenta diversos pontos positivos e está associado à boa saúde econômica da empresa.
Os principais benefícios da retenção de clientes são:
No entanto, para que a retenção de clientes tenha sucesso, é preciso criar estratégias bem definidas e com foco para que o “tiro não acabe saindo pela culatra”.
Muitas empresas, por desconhecimento, despreparo ou estagnação gerencial acabam cometendo erros fatais que tornam a retenção de clientes ineficiente ou custosa.
Para não deixar que esse problema atrapalhe seu negócio é importante conhecer os 3 erros cometidos com mais frequência pelas empresas que tentam trabalhar a retenção de clientes.
Para trazer seus clientes de volta e gerar novas vendas, é preciso estar a par de todos os detalhes da base de dados desses clientes.
Para conseguir traçar o perfil do seu cliente é preciso saber no mínimo as seguintes características:
Outro erro que resulta em infidelidade de clientes é a oferta genérica de produtos ou serviços que não atendem as necessidades específicas de cada pessoa.
Diante de tantas mensagens recebidas diariamente, não podemos desperdiçar a atenção dos nossos consumidores com conteúdos não segmentados.
Aliás, esse envio de notificações genéricas pode até gerar um efeito contrário, ou seja, o sentimento (real) de que a marca não conhece a pessoa e, por isso, a trata sem atenção.
Monitorando o histórico de compra e o comportamento de navegação no seu site ou app mobile, você pode captar exatamente os interesses implícitos e explícitos dos clientes.
A pessoa se cadastrou no seu site ou app mobile e você só mandou uma comunicação de boas vindas?
Um erro fatal para a retenção de clientes é a falta de periodicidade no envio de mensagens.
Se você não mantém contato constante com a base de clientes, eles certamente não se lembrarão da sua marca no momento que precisarem.
Por outro lado, notificações em excesso também podem prejudicar esse relacionamento.
Conforme o perfil do seu cliente e o potencial de recorrência do seu negócio, defina uma periodicidade e monitore constantemente a taxa de conversão das mensagens para reavaliar sua estratégia de marketing.
Você utiliza alguma estratégia de retenção de clientes na sua empresa? Ela proporciona o retorno esperado? Compartilhe conosco no campo de comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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