Sumário
ToggleVocê quer fazer a sua loja vender mais e incentivar os consumidores à recompra?
Se sim, o primeiro passo é conscientizar os vendedores sobre a importância de organizar o cadastro de clientes.
Sabemos que muitos varejistas têm esse desafio. E se ele não for superado, tanto a marca quanto os próprios vendedores saem perdendo.
Outra situação comum no Varejo é o caso do vendedor que anota os dados do cliente no “caderninho pessoal”.
Isso é um grande problema para a marca, pois as informações, provavelmente, serão perdidas se o colaborador sair da equipe.
Então, para executar as estratégias que vamos citar a seguir, é crucial contar com um CRM repleto de dados sobre características e comportamentos dos consumidores.
Dito isso, veja como gerar mais tráfego para as suas lojas e, com isso, aumentar as chances de conversão.
E-mail Marketing
Esse canal já é muito utilizado para atrair tráfego para o e-commerce, mas poucas marcas usam para incentivar o consumidor a comparecer em uma loja física.
Caso sua marca possua tanto e-commerce quanto lojas físicas, vale fazer um e-mail que dê ao consumidor as duas opções para que ele possa finalizar a compra.
Existem pessoas que gostam de olhar o produto online e retirar nas lojas físicas e vice versa.
Esse comportamento de compra, o chamado RoPo, deve ser levado em conta para elaboração de estratégias que façam sentido para seus consumidores.
“Veja qual é a loja mais próxima de você!” pode ser um bom convite para que o consumidor visite uma de suas lojas, bem como alguma forma de desconto para quem finalizar a compra na loja, ou apenas retirar o produto por lá.
Desta forma, você deixa claro para o cliente as opções que ele tem para comprar com a sua marca e ele pode finalizar a compra como for melhor para ele.
Telefone
Apesar de ser considerado um canal obsoleto, uma ligação pode trazer muitas conversões, por ser um canal direto com o cliente.
Mas tudo dependerá de quem está ligando e da mensagem.
Ninguém gosta de receber ligações de telemarketing. Por isso o “quem” está ligando é tão importante.
As pessoas tendem a se sentir mais confortáveis recebendo uma ligação de quem elas já conhecem e têm algum tipo de vínculo emocional, no caso da sua marca, essas pessoas provavelmente são seus vendedores.
É importante que essa carteira de clientes seja passada aos vendedores de forma segmentada e com um contexto do que deve ser dito na ligação, para que ela seja personalizada.
Se seus vendedores tem um informações sobre os gostos e preferências do consumidor, já conseguem entrar na ligação oferecendo o produto certo para ele, e, com isso, as chances de conversão também são maiores.
Por exemplo, uma lista de aniversariantes do mês recebe uma ligação desejando um feliz aniversário e um cupom de desconto para comprar naquele mês com o vendedor.
Ou uma lista de Clientes VIPs para falar sobre a nova coleção em primeira mão.
A ideia é fazer segmentos que façam sentido com seus produtos e base de consumidores, para que os vendedores já entrem na ligação com uma mensagem clara e personalizada.
O contexto é essencial para que o vendedor use essas informações sobre o cliente na ligação, para gerar proximidade e credibilidade.
Digamos que o WhatsApp, sem dúvida, é um dos principais canais de comunicação no Brasil hoje.
O WhatsApp é adotado por usuários de smartphone de todas as idades, por isso é um canal a ser considerado em suas estratégias.
Novamente o vendedor entra em cena para fazer o intermédio da sua marca com o seu consumidor, pois como ele já possui esse vínculo com seus clientes e é uma pessoa que eles conhecem, faz todo sentido que ele entre em contato.
Lembrando que, uma mensagem de WhatsApp tem um tom mais informal e pessoal.
Aproveite essa facilidade para aproximar o cliente do vendedor e da marca.
SMS
Caso você ainda não utilize o SMS em suas estratégias, aqui vai um bom motivo: segundo um estudo da Publ.com, o SMS tem uma taxa de abertura média de 90% e uma taxa de resgate de cupons de 15 a 20%.
Isso porque a mensagem aparece na tela inicial do celular do seu cliente, como uma notificação.
Por isso, as chances do consumidor ler a mensagem é muito maior.
Vale ressaltar que, em um SMS a mensagem precisa ser clara e rápida, pela quantidade limitada de caracteres.
Pode ser usado como um lembrete, uma forma de distribuir cupons de desconto, ou como um convite para uma de suas lojas.
E você, já usa algum desses canais para atrair os consumidores para suas lojas físicas?
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