Para entender o conceito de retail media, tal como a aplicação desta estratégia, é interessante partirmos por um exemplo semi-hipotético.
Portanto, para essa explanação, considere a varejista Magazine Luiza. O Magalu é uma empresa que recebe, diariamente, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, milhares e milhares de clientes, concorda?
Sabendo que a empresa tem 65 anos de mercado, podemos afirmar também que em seus softwares de gestão e de relacionamento (ERP, CRM e etc.) existem incontáveis dados de consumidores.
Perante essas certezas, agora reflita sobre alguns pontos com a gente:
Encourados nessa exemplificação, podemos dizer que retail media é uma estratégia de marketing onde anúncios de uma “Empresa A” são veiculados em lojas físicas ou virtuais de um “Varejista B”, trazendo diversos benefícios para ambas as partes.
Dentre os principais, é possível citar os que seguem abaixo:
A Amazon “abriu as portas” da estratégia de retail media, entretanto, atualmente, gigantes como o Walmart, Ebay, Target, Kroger, Instacart e Dollar General também já monetizam com seus dados e espaços para mídias digitais.
E ao que tudo indica, a retail media está dando apenas os primeiros passos. Veja alguns dados acerca desta estratégia:
Há uma infinidade de canais, on e offline, que podem ser explorados numa estratégia de retail media, todavia, tudo dependerá da negociação fechada entre o varejista e a empresa anunciante, mas, principalmente, de qual é o melhor canal para impactar a audiência desejada.
De toda forma, se considerarmos ambientes virtuais, podem haver campanhas de retail media no e-commerce, nas redes sociais, em newsletters, via e-mail, SMS, social pago, WhatsApp, dentre outros.
E no ambiente físico, como dissemos na introdução deste texto, em totens eletrônicos, através de visual merchandising e etc.
Se você é um varejista, faça o levantamento de quais canais será possível disponibilizar para potenciais anunciantes, tal como as regras que devem ser seguidas para anunciar em cada um deles.
Crie um kit mídia que apresente o “poder” de cada um dos canais relacionados e determine preços para cada formato de anúncio. Você pode também criar pacotes de anúncios para planos “ouro”, “prata” e “bronze”.
Estabeleça formas de provar para o anunciante os resultados de cada anúncio feito, afinal, quem te pagar para anunciar, irá querer saber qual foi o ROI da campanha realizada.
E como sugestão final, é interessante haver um especialista focado em dar suporte para os anunciantes. Esse profissional poderá propor estratégias mais eficazes, retirar dúvidas, lembrar o anunciante de algum benefício que ele tem e não está usando, dentre outros.
Mas se você é o anunciante, os passos prévios que devem ser seguidos não fogem do que já é feito, normalmente, antes de se investir em qualquer ação de marketing digital.
Assim sendo, antes de apostar na retail media, estude quais são os melhores varejistas para propor parceria, analise o público-alvo deles, veja se há fit com os seus produtos, peça reuniões para apresentação do kit mídia, selecione a proposta mais viável, crie metas e KPIs de sucesso, indique uma pessoa na sua equipe para ficar responsável pelos anúncios e solicite relatórios das ações.
Como você deve ter observado, o mercado de retail media está em expansão, porém, assim como qualquer outra estratégia do varejo, é preciso planejamento e cautela antes de dar o primeiro passo.
Concluindo, esperamos que tenha gostado deste conteúdo e para continuar a sua jornada de aprendizado e conhecimento sobre outras tendências varejistas, sugerimos baixar, gratuitamente, esse e-book com os principais temas que estão sendo tratados no varejo internacional. Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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