Ilustração de um computador, logo do Google Ads, e elementos que simbolizem dinheiro

Google Ads: como aumentar as conversões dos anúncios?

No marketing digital temos dois canais para veiculação de anúncios mais comuns: nas Redes Sociais e no Google Ads.

Anúncios nas redes sociais são indicados para você que quer se relacionar com sua base de clientes, construir e fortalecer sua audiência. É uma compra atrelada ao desejo.

Já no caso do Google Ads, os anúncios são indicados para quem quer vender “agora”.

Por ser um meio que as pessoas buscam quando estão já em um momento de compra ou já sentindo os “sintomas” de algum problema. É uma compra mais ligada à necessidade.

Sem um planejamento bem feito, dificilmente você terá bons resultados de conversão em suas campanhas. 

Isso porque, antes de mais nada, você deve estruturar suas campanhas permeando todos os pontos que vamos explicar abaixo:

  • Para quem o anúncio será direcionado;
  • Quais são os objetivos com a campanha;
  • Qual será o valor investido (e quanto se espera de retorno), etc;

Entenda melhor quais pontos deve ficar de olho para aumentar a performance dos seus anúncios

Planejamento estratégico: a chave para um Ads de boa performance

Definição de público

Uma etapa crucial no planejamento é definir bem o público para o qual a campanha é direcionada. Parece tentador fazer um anúncio que vai atingir “todo mundo que tem cabeça”, mas, a verdade é que se você fala para todo mundo, não está falando para ninguém.

Por isso, foco na sua persona.

Uma grande evolução dos anúncios do Google são a possibilidade de direcionar os anúncios à públicos personalizados, bem parecido com o Custom Audience e Facebook Lookalike e Públicos Semelhantes. Vamos ver mais sobre isso à diante.

Segmentação

O Google já trás a opção de fazer uma segmentação utilizando alguns parâmetros como gênero, faixa etária, interesses, entre outros. Esses anúncios irão atingir, a priori, novos públicos.

Públicos Personalizados

Já com esse recurso, você consegue impactar um público selecionado dentro de uma lista de contatos que você já possui. Ou seja, clientes ou pessoas que se cadastraram no seu e-commerce ou newsletter.

Essas pessoas já conhecem sua marca, seus produtos e se interessou o suficiente para ver conteúdos relacionados. 

Público Alvo Semelhantes: o Similar Audience do Google

Assim como no Facebook, o Google funciona da mesma forma: você faz o upload de uma lista de e-mails para a ferramenta e ela encontra outros usuários que possuem características semelhantes.

Esta funcionalidade permite expandir a base, ou seja, uma estratégia para aquisição de clientes.

Também é possível fazer o upload de uma lista de carrinho abandonado do seu ecommerce para campanhas de remarketing.

Aposte em consumidores que estão no fundo do funil, pois estes já tomaram a decisão de compra, por isso estão mais suscetíveis a finalizá-la. Um anúncio nessa etapa do funil converte melhor.

Gmail Ads

Veicule uma campanha diretamente no email do seu consumidor, através de: vídeos, formulários, número de telefone e diversos links, que aparecem no formato reduzido, no topo da caixa de entrada, e que, quando clicados, se expandem ao tamanho de um email marketing.

Além da sua base de consumidores, impacte também públicos semelhantes neste canal.

Este anúncio pode ainda ser salvo como um email, sendo possível até mesmo encaminhá-lo.

Nessa campanha, o valor do clique é cobrado quando o usuário abre a mensagem.

Youtube Ads

O conteúdo em vídeo tem crescido desenfreadamente nos últimos anos. Especialmente no Youtube, que é o principal site para veiculação desse tipo de conteúdo.

Faça anúncios em vídeo e impacte diretamente seus consumidores através de uma lista de e-mails, pessoas de uma lista semelhante e também de uma lista de remarketing.

Definir os objetivos da campanha

Uma estratégia sem objetivo claro não é uma estratégia. Isso é óbvio, mas traçar um objetivo incorretamente também pode pôr tudo a perder.

Existem vários caminhos: 

  • Crescimento da base: para isso o uso dos Públicos Semelhantes é indispensável.
  • Criar a necessidade de compra, ou ativar o desejo de possíveis compradores.
  • Retenção de clientes: isso significa vender mais para pessoas que já são consumidores da sua marca. Use o recurso de Público Personalizado.
  • Conversão de leads: toda marca tem aquela lista de pessoas que se cadastram no e-commerce, na newsletter, e ainda não efetivaram uma compra.
  • Brand awareness: esse objetivo está ligado com o crescimento da base, mas em uma fase anterior; aqui é importante deixar sua marca na boca do povo para se tornar uma marca top of mind.

O importante é direcionar os objetivos da campanha para guiar todo o time (ou “euquipe”). Não é interessante mudar essa meta no meio do caminho, pois além de tornar tudo mais confuso, será mais complicado para medir e entender se esse objetivo foi cumprido ou não.

Nesse caso, é melhor desativar o anúncio e começar de novo do zero. Por isso, planeje bem o objetivo da campanha.

Budget

Vale uma reflexão grande acerca do budget, pois este deve estar equilibrado entre estratégias de retenção e aquisição de clientes.

Não é saudável, a longo prazo, investir apenas em uma ou outra estratégia. E aqui aprendemos que é possível fazer as duas com o Google Ads.

Teste A/B

Para otimizar seus anúncios e entender como eles podem performar melhor, é necessário fazer testes. 

Por isso, inclua em suas campanhas mais de uma versão de cada anúncio, alterando layout, texto, discurso, etc.

Lembre-se de testar uma variável por vez, apurar o resultado, manter o vencedor e passar para a próxima variável a ser testada. 

Uma vez que, se você fizer dois anúncios completamente diferentes, não vai conseguir mensurar o que deu certo ou errado, e o propósito de fazer o teste é perdido.

O teste é uma tarefa constante, sempre é possível aprimorar um anúncio.

Como melhorar a conversão das campanhas no Google Ads?

Em suma, para ter maior conversão: defina bem o objetivo da campanha e faça testes para entender como o público está recebendo e engajando com os anúncios.

Como citamos neste artigo, uma forma de aumentar suas conversões é direcionar seus anúncios para pessoas que já conhecem sua marca.

Crie segmentos e direcione seus anúncios para seus consumidores, principalmente por ser mais barato vender para quem já é seu cliente, uma vez que já conhece e confia na sua marca, com isso, terá maior engajamento com seus anúncios.

Campanhas focadas em um público-alvo bem definido tem maior conversão que campanhas mal segmentadas e sem um público foco.

Nossos clientes têm a praticidade de criar segmentos na plataforma da Dito e enviar diretamente para o Google, Facebook e Instagram. Quer saber mais? Deixe a sua pergunta ou opinião nos comentários.

Posts Similares

1 Comentário

  1. Estava pesquisando sobre o assunto, porque faz um grande diferencial quem saber usar da forma correta as Ferramentas do Anúncio Pago.. Sempre busco informações relevantes para estar atualizado sobre. Adorei o post, é bastante esclarecedor! Sucesso a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *