Como aumentar as vendas do e-commerce usando um CRM?
O e-commerce brasileiro é o que mais cresceu na América Latina em 2022, entretanto, mesmo com números tão positivos, o varejista do nosso país, conhecendo o seu potencial de expansão, quer saber: como aumentar as vendas em 2023?
Assim sendo, a proposta deste artigo é responder essa pergunta e demonstrar como uma plataforma de CRM pode auxiliar na conquista deste objetivo.
Gostou da ideia? Então, vem com a gente!
Foco total na qualidade dos conteúdos do e-commerce
Não é segredo para você que saber tudo sobre SEO é crucial para quem faz a gestão de um e-commerce. Porém, em 2023, será preciso elevar esse conhecimento para o próximo nível, especialmente, no que tange à qualidade dos conteúdos da sua loja virtual.
Como assim, Dito?
Numa pesquisa realizada pela SEMRush foi constatado que boa parte dos internautas que fazem pesquisas no Google não estão satisfeitos com os resultados apresentados pelo buscador, ou seja, os conteúdos que a turma encontra nas primeiras páginas não estão atendendo à expectativa.
Impacto dessa insatisfação: em 2022 o Google mudou o seu algoritmo principal e deixou claro que, a partir da alteração, os sites que oferecem conteúdos com qualidade superior tendem a despontar no topo das buscas.
Para ajudar a entender se o seu e-commerce pode ser afetado ou não, o Google deixou algumas questões para reflexão. São elas:
- O seu conteúdo fornece descrições substanciais, completas ou abrangentes?
- O título e/ou o título da página fornecem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
- O título e/ou título da página evita ser exagerado ou chocante por natureza?
- Este é o tipo de página que você gostaria de marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?
- Você se sentiria confortável em confiar neste conteúdo para questões relacionadas ao seu dinheiro ou à sua vida?
- O conteúdo está livre de problemas ortográficos ou estilísticos?
- O conteúdo tem uma quantidade excessiva de anúncios que desviam a atenção ou interferem no conteúdo principal?
- O conteúdo é bem exibido para dispositivos móveis quando visualizado neles?
E então, qual foi a sua resposta para as perguntas acima? O seu e-commerce atende a todas essas premissas?
Se não, nós te aconselhamos a reunir o time de tecnologia e discutir sobre o assunto, afinal, se a sua loja virtual começar a perder tráfego, indexação e posições orgânicas devido ao descumprimento das regras do algoritmo, acredite: você está na contramão para aumentar as vendas em 2023.
Monitoramento da jornada de compra
Desde que o omnichannel “explodiu” nós sabemos que a jornada de compra dos clientes deixou de ser algo linear e passou a ter inúmeros pontos de interação, então, ficou mais complexo monitorá-la. Mas não é impossível.
E é aqui que entra o apoio de uma plataforma de CRM.
Quando você conta com uma solução de qualidade, que integra totalmente com o seu e-commerce e ERP, torna-se simples rastrear os passos que o consumidor está dando e, consequentemente, abordá-lo na hora certa, com o conteúdo mais adequado.
Em tempos onde o cliente está cada vez mais exigente e, como diria o palestrante Matheus Mascena “mais debochado”, acertar no timing e na oferta é o básico que o varejista deve fazer se quiser aumentar as vendas no próximo ano.
Ações de marketing em multicanais
Outro impacto que o consumidor omnichannel trouxe para o mercado é a necessidade do varejista desenvolver ações de marketing em multicanais, físicos e virtuais.
Nesse sentido, interligado ao fato de que o cliente tem interagido com as marcas em vários pontos de contato, surgiu a quase obrigatoriedade de criar campanhas que perpassam por ambos os locais de venda (loja física, e-commerce) e em canais diversos (e-mail, SMS, WhatsApp, Push e etc).
E, neste momento, novamente, um bom software de CRM é a chave para dar vida a esse processo. Inclusive, há vários cases de sucesso de grandes varejistas brasileiros que estão seguindo por esse caminho e que estão obtendo números incríveis de faturamento.
Peça o auxílio de especialistas para inovar
Muitas vezes, quando estamos “presos” à rotina e ao nosso “universo”, não conseguimos “pensar fora da caixa”.
E é por isso que, em 2023, é fundamental “romper a bolha” e pedir o auxílio de especialistas do mercado varejista e de CRM para inovar e aumentar as vendas.
Nós temos certeza que, se você for guiado por um consultor de customer success que já tenha orientado lojas virtuais como a sua, a probabilidade de reinventar o negócio e sobressair aos concorrentes, maximizará bastante.
Por isso te convidamos a chamar agora, gratuitamente, um dos nossos consultores no WhatsApp.
Vamos bater um papo sem compromisso para entender o momento do seu e-commerce e descobrir juntos se podemos nos apoiar. Te aguardamos. Até breve!