Como vender mais na Páscoa? Veja 3 estratégias!

Se você quer saber como vender mais na Páscoa, siga com a gente na leitura, pois este artigo vai te apoiar.

Em 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento do setor na Páscoa cresceu 4,6% em relação ao ano anterior, sendo que os supermercados foram os principais responsáveis por esse aumento (Fonte: ECBR).

Para 2024, conforme matéria do portal Mercado e Consumo, as vendas de chocolates, incluindo os ovos de Páscoa, devem crescer 4,5% em comparação a 2023.

Diante dessas perspectivas positivistas, nós decidimos preparar esse conteúdo com algumas estratégias para te ajudar a pegar a sua “fatia desse bolo”.

Vem conferir?

Estratégias para vender mais na Páscoa

Recuperação de bases inativas

Se você quer vender mais nessa Páscoa, uma primeira boa estratégia é tentar recuperar as bases inativas de clientes presentes no seu CRM, ou seja, aqueles consumidores que compraram pela última vez há um ano ou mais.

Concorda que quem já fez pedidos na sua loja tem mais chances de comprar novamente do que pessoas que nunca ouviram falar dos seus produtos?

Assim sendo, você pode, por exemplo, enviar para esse público uma campanha de e-mail marketing com o tema “Saudades”. Informe que para “clientes antigos” há um cupom ou benefício VIP e aplique técnicas de copywriting para “seduzir” a audiência.

Caso você não tenha o e-mail dos clientes cadastrados, há ainda a possibilidade de abordá-los pelo WhatsApp ou, se fizer sentido, por meio de campanhas de SMS.

Se porventura a sua empresa ainda não tem um CRM para o varejo, você pode extrair do sistema de gestão da sua loja uma planilha de Excel com a base de clientes inativos e iniciar, manualmente, o envio da campanha que mencionamos.

Será preciso despender mais tempo, entretanto, é melhor gastar energia agora do que passar a Páscoa sem aumentar as vendas. E se você quiser dicas para vender mais pelo WhatsApp, é legal também fazer a leitura deste outro artigo.

Segmentação por ticket médio

Além de segmentar os clientes inativos, outra estratégia para vender mais na Páscoa é agrupar os consumidores com o ticket médio mais elevado e personalizar uma ação especial para eles.

Esse perfil de consumidor está entre os melhores da sua base, afinal, dado os valores comprados anteriormente, fica intrínseco que eles gostam mais dos seus produtos e, portanto, merecem ser tratados de maneira diferenciada.

Para esse público, saia do óbvio! Parta do pressuposto de que cupons promocionais, frete grátis, cashback, dentre outros, qualquer concorrente pode ceder, então, é interessante proporcionar experiências únicas e inesquecíveis.

Nesse sentido, qual ação online ou presencial, você pode ativar para presentear e surpreender os seus melhores clientes? Se planeje e já “coloque a mão na massa”, afinal, a Páscoa já será no dia 31 de março.

Novos clientes com compras recentes

A última estratégia que vamos propor neste artigo é a criação de uma campanha customizada para clientes que compraram pela primeira vez entre 20 e 30 dias atrás, considerando a data da Páscoa (31/03).

Essa base de clientes teve contato recente com a sua empresa, logo, se viveram experiências positivas na primeira compra, com certeza, estarão com a “memória fresca” e o “coração aberto” para recomprar.

Para esse público, talvez, nem seja necessário ofertar alguma vantagem para realizar a segunda compra. A simples comunicação apresentando os produtos da Páscoa, pode ser suficiente para trazê-lo de volta.

Todavia, se você dispor de um CRM, após enviar a campanha acima, automatize uma segunda apenas para quem não abriu a primeira. E nela, ofereça algum incentivo para observar se assim, a taxa de recompra irá subir.

Como aumentar as vendas do e-commerce?

Agora que chegamos até aqui, nós vamos concluir esse texto com uma proposta final: que tal complementar o seu conhecimento lendo o nosso conteúdo sobre “Como aumentar as vendas do e-commerce?”

Nesse artigo, reunimos uma série de estratégias práticas, direcionadas especialmente para os varejistas que já tem uma loja virtual e que precisam, urgentemente, maximizar o tráfego qualificado orgânico e as vendas.

Esperamos que goste! E não deixe de postar a sua opinião nos comentários abaixo, dizendo se gostou ou não deste material. Até breve!

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