Veja aqui como funciona a plataforma VTEX
A VTEX é uma ferramenta direcionada para as empresas que desejam vender online, seja por meio de marketplaces ou de um e-commerce próprio. Assim sendo,…

O Inbound Marketing para Ecommerce é uma estratégia bastante eficaz para aumentar o tráfego, gerar mais leads e maximizar as vendas.
Sumário
Assim sendo, cada vez mais as empresas, em especial as de varejo, estão adotando o inbound commerce para elevar o faturamento da loja virtual. Essa tática também é excelente para aumentar o reconhecimento e a autoridade da marca.
Assim sendo, os objetivos deste artigo são explicar esse conceito e demonstrar como aplicá-lo na prática. Vem com a gente conferir?
O inbound marketing diz respeito a uma série de estratégias que visam atrair, converter, encantar e reter os consumidores de uma empresa.
A base do inbound contém 3 pilares: conteúdos ricos, canais para distribuição destes materiais e SEO.
Além dos benefícios citados na introdução do texto, o varejista que decide investir no inbound commerce também tende a aproveitar as seguintes vantagens:
Um ponto importante a ser mencionado é que, no inbound marketing, a empresa não é “intrusiva”, ou seja, ela não fica interrompendo o cliente com “propagandas maçantes”.
Ela busca, na verdade, prender atenção da audiência por meio de conteúdos (ou produtos) personalizados que estejam alinhados ao momento de compra de cada consumidor.
Confira na sequência todas as etapas que devem ser seguidas pelas empresas que desejam investir no inbound commerce.
Como tudo nos dias atuais, esta primeira etapa é a de planejamento e estudo.
Então aqui é sugerido que você mapeie e registre num documento a sua data-driven persona, os concorrentes, as metas de negócio e de marketing, forças e fraquezas da marca, tom de voz, KPIs norteadores de sucesso, guia de estilo e etc.
Após ter clareza sobre os tópicos acima, será preciso definir, prioritariamente, qual canal online irá “hospedar” a sua estratégia de conteúdos.
Geralmente as marcas varejistas que apostam no inbound commerce focam esforços nos blogs (textos) ou no YouTube (vídeos). Embora há quem opte pelo Instagram ou, até mesmo, pelo TikTok.
Definido o canal principal de atuação, na sequência, deve-se desenvolver a estratégia de conteúdos para, no mínimo, 03 meses à frente.
Assim sendo, com o apoio de ferramentas de marketing, selecione os temas que irá abordar, crie as pautas e os conteúdos finais, propriamente ditos.
Não se esqueça de considerar o calendário do varejo para realizar essa tarefa.
Já que citamos “ferramentas de marketing” no passo 3, então, esta é a hora perfeita para selecionar aquelas que vão suportar a sua estratégia.
Diante disso, seguem algumas sugestões gratuitas que, provavelmente, serão imprescindíveis:
Mas, atualmente, quando se fala em inbound commerce, infelizmente, é impossível guiar a estratégia somente com soluções gratuitas, logo, você precisará de plataformas como:
Apesar da estratégia de inbound commerce possuir muitas automações, é fundamental, no mínimo, um analista ou um estagiário para operacionalizá-la, afinal, há várias atividades para executar e indicadores para acompanhar.
Mas se você é do time que prefere terceirizar, há no Brasil prestadores de serviço especializados na área, com vários cases de sucesso publicados e que, com certeza, poderão te apoiar na implementação deste projeto.
Determine rotinas semanais, mensais e trimestrais de acompanhamento da estratégia. Semanalmente, por exemplo, você pode se certificar de que os conteúdos estão sendo produzidos e publicados.
Já mensalmente será possível extrair os primeiros relatórios e mensurar se as métricas de visualização, indexação, ranqueamento e engajamento estão dentro do planejado.
E trimestralmente é necessário elaborar um documento chamado de “quarter business review” (QBR) ou “revisão trimestral de negócios”.
Nele, através de dados confiáveis, extraídos das ferramentas gratuitas e/ou pagas, busque responder se os objetivos de marketing e de negócios estão sendo atingidos.
Esses objetivos podem ser: aumento do volume de leads (MQLs / SQLs), de clientes, de vendas, de receita influenciada através das campanhas de marketing, da taxa de recompra e de retenção de consumidores e muitos outros.
A partir dos resultados descobertos no QBR, crie um plano de ação para corrigir o que não deu certo e/ou para otimizar aquilo que está funcionando bem.
Como o mercado digital muda o tempo todo, é essencial revisar regularmente a estratégia de inbound marketing para e-commerce, pois, o que deu certo hoje, pode não ter sentido algum em questão de dias ou meses.
Como você deve ter observado, nós escrevemos os tópicos deste artigo de forma resumida, afinal, o tema é extremamente amplo.
Por essa razão, te sugerimos fortemente que, antes de dar os primeiros passos na implementação da estratégia de inbound commerce, você faça cursos complementares como estes que seguem abaixo:
Ambos os conteúdos acima são em formato de vídeos curtos, logo, será possível se capacitar mais e ainda retirar um certificado de especialista ao final das aulas.
Apesar desta estratégia ser ótima, atualmente está mais complexo aplicar o inbound marketing para e-commerce.
Devido às recentes mudanças do algoritmo do Google e o aumento da concorrência pelas primeiras posições, ranquear bem (organicamente) uma loja virtual é uma tarefa árdua.
É preciso contar com uma equipe dedicada e especializada em SEO Técnico e SEO on Page, além de produtores de conteúdo e, no mínimo, um Designer.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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Nossa… quem hoje em dia não pensa em inbound para e-commerce? É indispensável!
Bom dia, Lia! Tudo bem? Infelizmente ainda acontece muito no varejo. Mas, aos pouquinhos, estamos educando o mercado. Obrigado pelo comentário. Abraços!