No Fórum E-commerce Brasil, uma das tendências que mais foram citadas por vários palestrantes foi a integração dos ambientes online com o offline.
Isso está intimamente ligado a uma outra ideia que é a tão falada jornada de compra.
O seu cliente que caminha pelos universos on e offline é o mesmo, no entanto, não é assim que é tratado quando se relaciona com as marcas com atuação em ambos ambientes.
Se conseguimos entender e monitorar o comportamento do cliente nesses dois ambientes, o conhecimento sobre ele aumenta muito.
E quanto mais conhecermos sobre nosso cliente, sobre suas características e sobre seu comportamento, mais conseguimos antecipar seus movimentos e atuar proativamente em cima de sua jornada, provocando conversões e gerando vendas.
Portanto, listamos abaixo alguns benefícios que são possíveis graças a essa unificação.
Veja quais questões poderão ser respondidas por meio do CRM.
Perguntas relevantes sobre o universo offline também serão esclarecidas.
Juntando os dois mundos:
Geralmente as empresas possuem fornecedores diferentes para cada canal.
Dessa forma é necessário entender como cada fornecedor irá disponibilizar seus dados, qual o formato deles e quais dados estarão disponíveis.
E aqui, além da diferença na forma de tratar dados estamos também falando na utilização de tecnologias diferentes que nem sempre conversam muito bem umas com as outras.
Depois é preciso que cada fornecedor comece a disponibilizar seus dados para que a Dito possa criar os clientes que serão únicos.
Tornando a nossa plataforma a centralizadora e tratadora de todos estes dados que estão sendo compilados.
Embora seja mais desafiador analisar os dois mundos, essa unificação só traz benefícios para os clientes e para as empresas.
E como nosso objetivo é sempre trazer mais resultados, o trabalho é muito árduo, mas no final do dia temos certeza que os clientes que se beneficiam desta integração vão revolucionar a maneira como trabalham o marketing.
Os consumidores que se relacionam com os nossos clientes terão experiências cada vez mais personalizadas e únicas.
Fazendo com que o marketing não seja mais visto como aquela ferramenta de ludibriar e bombardear consumidores com mensagens que eles não pediram para receber.
Aproximar empresas e consumidores por meio de soluções tecnológicas e transformar o marketing tradicional em um marketing de resultados é o que estamos fazendo.
E como resultado disso as empresas terão condições de ter métricas para poder analisar e se comunicar com seus clientes e com isso tentar fidelizá-los.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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