Se você deseja compreender como um CRM com Inteligência Artificial pode apoiar a sua estratégia, siga a leitura, pois este artigo vai esclarecer as suas dúvidas.

Este guia está bem completo, afinal, explicamos conceitos relevantes e apresentamos, na prática, como uma ferramenta de CRM com IA está ajudando diversos varejistas.

Ao final do texto, deixe a sua opinião nos comentários ou registre quaisquer perguntas para respondermos.

Vem com a gente?

Quando a Inteligência Artificial foi criada?

Ao contrário do que alguns acreditam, a IA não é uma tecnologia “jovem”. E para se ter a dimensão da sua “idade”, podemos citar um fato histórico.

Alan Turing, conhecido como o pai da computação, foi um dos primeiros cientistas a criar, podemos dizer, o protótipo da inteligência artificial, ainda durante a 2ª guerra mundial.

Na época, os alemães se comunicavam por meio de grandes quantidades de mensagens criptografadas para obter vantagem no conflito.

Porém, através do “supercomputador” desenvolvido por Turing e da “inteligência artificial” existente nele (ainda que “humilde” se comparada aos dias atuais), os Aliados conseguiram decifrar as comunicações germânicas e igualar a disputa.

Observação: sugerimos que assista o filme “O jogo da imitação”, disponível na Netflix, para conhecer a fundo essa história. Só nos desculpe pelo spoiler acima.

O jogo da imitação

O que é Inteligência Artificial?

Com o exemplo real citado no tópico anterior, o conceito de IA já deve estar se desenhando na sua mente, todavia, para não restar dúvidas, veja essa definição de inteligência artificial redigida pela Rock Content.

A inteligência artificial é “a  viabilidade de as máquinas pensarem como os seres humanos, desenvolvendo a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos”.

Se adaptarmos essa conceituação à história de Turing, a IA criada por ele “aprendeu” sobre os códigos, “raciocinou” sobre como quebrá-los, “percebeu” como fazer isso e “decidiu” como realizar essa tarefa.

Agora traga toda essa argumentação para o momento presente.

Se Turing precisou de uma inteligência especial para interpretar os “inúmeros” diálogos germânicos, o que as marcas varejistas, hoje em dia, precisam para analisar todos os dados que têm em mãos e obter sucesso?

Se você acredita que a resposta é de um CRM com Inteligência Artificial, sim, está correto.

O que é CRM?

CRM é a abreviação para “Customer Relationship Management” ou “Gestão do Relacionamento com os Clientes”.

Gerir a relação com os consumidores já conquistados é fundamental, visto que, como é sabido, “obter um novo cliente pode custar 5 vezes mais do que manter um já existente”.

Assim sendo, o CRM pode ser compreendido como um conjunto de estratégias que objetivam aprimorar o contato com os clientes da base, a fim de aumentar a retenção (fidelização).

E para executar essas estratégias, o ideal é contar com uma ferramenta de CRM, pois assim, você poderá configurar e automatizar diversas rotinas, tarefas e campanhas.

Quais são as funcionalidades de um CRM?

Primeiramente, vale esclarecer que um software de CRM pode ser utilizado em diversas áreas (atendimento, vendas, marketing, dentre outras).

No entanto, daqui adiante, nós vamos direcionar a nossa argumentação para o setor de marketing, especialmente no contexto do varejo, ok?

Posto isso, um CRM que tem como foco criar estratégias de marketing, tem várias funcionalidades.

Confira as principais nos tópicos a seguir:

  • Integração total entre lojas físicas, e-commerce e APP por meio do CDP;
  • Unificação da base de clientes e da jornada de compra;
  • Segmentação dos clientes por características e/ou por comportamentos;
  • Automação de E-mails, SMS, Mobile Push e campanhas via WhatsApp;
  • Visão completa de indicadores financeiros e de marketing;
  • Configuração de pesquisas CSAT e NPS;
  • Sistema de Cashback;

E a mais importante de todas:

  • IA (Inteligência Artificial) para determinar os clientes com maior propensão de compra;

CRM com IA

Não é segredo que uma plataforma de CRM torna mais simples o processo de unificação e centralização de dados.

Entretanto, quando essa ferramenta é apoiada por soluções de Inteligência Artificial, a capacidade analítica e de cruzamento de dados é mais que quintuplicada.

Para ilustrar, um CRM tradicional torna possível a segmentação de dados de clientes por características (sexo, idade, localização e etc) e por comportamentos (clicou, comprou, converteu e etc).

Contudo, um software de CRM com IA, além de permitir a criação destes segmentos, “soma” diversos atributos e dados de clientes para identificar quais deles estão mais propensos para a compra em um exato momento.

Esse somatório de informações, em segundos, traz inúmeros benefícios como a hiperpersonalização das campanhas de marketing, o aumento da taxa de recompra, do ticket médio e da fidelização da base.

Para entender melhor os benefícios de um CRM com IA, sugerimos assistir o nosso podcast abaixo com o tema “Muito além do ChatGPT. Como a IA deve afetar nossas vidas e o varejo”.

IA e CRM na prática

Para tornar mais fácil o entendimento do processo descrito acima, nós vamos apresentar agora a “DitoIA”, um produto inovador que já ajudou alguns varejistas a aumentar a taxa de conversão em até 275%.

Segmentações da base de clientes com Inteligência Artificial

A “DitoIA” utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.

Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa  Propensão” e “Sem Propensão”.

Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.

Quando a Inteligência artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa  Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas (E-mails, SMS, WhatsApp) para cada público.

Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.

A DitoIA, já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.

Uma prova disso é a taxa de conversão citada no início deste intertítulo. Nas aferições realizadas sem a DitoIA, ela não passou de 1,2%.

Enquanto nas campanhas onde a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.

 Outros benefícios da integração entre IA e CRM

Os números mencionados até aqui, por si só, já evidenciam o quanto é vantajoso integrar CRM e Inteligência Artificial.

Mas, apesar disso, nós acreditamos que um dos principais benefícios desta integração é o marketing menos massificado e mais direcionado.

O varejo, historicamente, cultivou a cultura de que quanto mais pessoas forem impactadas por uma ação de marketing, melhor.

Contudo, nos dias atuais, essa “verdade” está se transformando em uma mentira.

Segundo a pesquisa “Tendências do Varejo”, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses, logo, menos massificação e mais personalização estão virando sinônimo de mais qualidade.

Outros dados do mesmo estudo que também ratificam essa ótica, mostram que 73% dos clientes preferem comprar de marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas e 75% indicam essas marcas.

Diante do exposto, a integração entre CRM e inteligência artificial deixa de ser somente uma tendência para se transformar numa necessidade real do varejo, capaz de gerar muitas vantagens competitivas.

Que tal conhecer a DitoIA?

Agora que você chegou até aqui, pode estar pensando: como eu posso implementar na minha empresa um CRM integrado à inteligência artificial?

Se essa é a sua dúvida, fique tranquilo, pois nós podemos ajudar.

A Dito é uma empresa de tecnologia com mais de 16 anos de mercado e nós já ajudamos +300 clientes a implementar o projeto de CRM integrado à inteligência artificial.

No primeiro momento, nós vamos realizar uma consultoria gratuita para entender qual é o momento atual do seu negócio e levantar as tecnologias já utilizadas (ERP, Plataforma de E-commerce) e etc.

Na sequência, nós vamos te apresentar o nosso CRM e todas as possibilidades que ele pode agregar na sua empresa.

Se fizer sentido para você, nós avançamos para a apresentação da projeção esperada de crescimento e da proposta comercial.

E então, o que achou deste roteiro?

Caso tenha gostado, clique no banner logo abaixo e preencha o formulário de contato no nosso site para agendar esse primeiro bate-papo sem compromisso.

Te aguardamos! Até breve.

Fale com um especialista da Dito

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Inteligência artificial e CRM

Saiba tudo sobre CRM com Inteligência Artificial

Se você deseja compreender como um CRM com Inteligência Artificial pode apoiar a sua estratégia, siga a leitura, pois este artigo vai esclarecer as suas dúvidas.

Este guia está bem completo, afinal, explicamos conceitos relevantes e apresentamos, na prática, como uma ferramenta de CRM com IA está ajudando diversos varejistas.

Ao final do texto, deixe a sua opinião nos comentários ou registre quaisquer perguntas para respondermos.

Vem com a gente?

Quando a Inteligência Artificial foi criada?

Ao contrário do que alguns acreditam, a IA não é uma tecnologia “jovem”. E para se ter a dimensão da sua “idade”, podemos citar um fato histórico.

Alan Turing, conhecido como o pai da computação, foi um dos primeiros cientistas a criar, podemos dizer, o protótipo da inteligência artificial, ainda durante a 2ª guerra mundial.

Na época, os alemães se comunicavam por meio de grandes quantidades de mensagens criptografadas para obter vantagem no conflito.

Porém, através do “supercomputador” desenvolvido por Turing e da “inteligência artificial” existente nele (ainda que “humilde” se comparada aos dias atuais), os Aliados conseguiram decifrar as comunicações germânicas e igualar a disputa.

Observação: sugerimos que assista o filme “O jogo da imitação”, disponível na Netflix, para conhecer a fundo essa história. Só nos desculpe pelo spoiler acima.

O jogo da imitação

O que é Inteligência Artificial?

Com o exemplo real citado no tópico anterior, o conceito de IA já deve estar se desenhando na sua mente, todavia, para não restar dúvidas, veja essa definição de inteligência artificial redigida pela Rock Content.

A inteligência artificial é “a  viabilidade de as máquinas pensarem como os seres humanos, desenvolvendo a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos”.

Se adaptarmos essa conceituação à história de Turing, a IA criada por ele “aprendeu” sobre os códigos, “raciocinou” sobre como quebrá-los, “percebeu” como fazer isso e “decidiu” como realizar essa tarefa.

Agora traga toda essa argumentação para o momento presente.

Se Turing precisou de uma inteligência especial para interpretar os “inúmeros” diálogos germânicos, o que as marcas varejistas, hoje em dia, precisam para analisar todos os dados que têm em mãos e obter sucesso?

Se você acredita que a resposta é de um CRM com Inteligência Artificial, sim, está correto.

O que é CRM?

CRM é a abreviação para “Customer Relationship Management” ou “Gestão do Relacionamento com os Clientes”.

Gerir a relação com os consumidores já conquistados é fundamental, visto que, como é sabido, “obter um novo cliente pode custar 5 vezes mais do que manter um já existente”.

Assim sendo, o CRM pode ser compreendido como um conjunto de estratégias que objetivam aprimorar o contato com os clientes da base, a fim de aumentar a retenção (fidelização).

E para executar essas estratégias, o ideal é contar com uma ferramenta de CRM, pois assim, você poderá configurar e automatizar diversas rotinas, tarefas e campanhas.

Quais são as funcionalidades de um CRM?

Primeiramente, vale esclarecer que um software de CRM pode ser utilizado em diversas áreas (atendimento, vendas, marketing, dentre outras).

No entanto, daqui adiante, nós vamos direcionar a nossa argumentação para o setor de marketing, especialmente no contexto do varejo, ok?

Posto isso, um CRM que tem como foco criar estratégias de marketing, tem várias funcionalidades.

Confira as principais nos tópicos a seguir:

  • Integração total entre lojas físicas, e-commerce e APP por meio do CDP;
  • Unificação da base de clientes e da jornada de compra;
  • Segmentação dos clientes por características e/ou por comportamentos;
  • Automação de E-mails, SMS, Mobile Push e campanhas via WhatsApp;
  • Visão completa de indicadores financeiros e de marketing;
  • Configuração de pesquisas CSAT e NPS;
  • Sistema de Cashback;

E a mais importante de todas:

  • IA (Inteligência Artificial) para determinar os clientes com maior propensão de compra;

CRM com IA

Não é segredo que uma plataforma de CRM torna mais simples o processo de unificação e centralização de dados.

Entretanto, quando essa ferramenta é apoiada por soluções de Inteligência Artificial, a capacidade analítica e de cruzamento de dados é mais que quintuplicada.

Para ilustrar, um CRM tradicional torna possível a segmentação de dados de clientes por características (sexo, idade, localização e etc) e por comportamentos (clicou, comprou, converteu e etc).

Contudo, um software de CRM com IA, além de permitir a criação destes segmentos, “soma” diversos atributos e dados de clientes para identificar quais deles estão mais propensos para a compra em um exato momento.

Esse somatório de informações, em segundos, traz inúmeros benefícios como a hiperpersonalização das campanhas de marketing, o aumento da taxa de recompra, do ticket médio e da fidelização da base.

Para entender melhor os benefícios de um CRM com IA, sugerimos assistir o nosso podcast abaixo com o tema “Muito além do ChatGPT. Como a IA deve afetar nossas vidas e o varejo”.

IA e CRM na prática

Para tornar mais fácil o entendimento do processo descrito acima, nós vamos apresentar agora a “DitoIA”, um produto inovador que já ajudou alguns varejistas a aumentar a taxa de conversão em até 275%.

Segmentações da base de clientes com Inteligência Artificial

A “DitoIA” utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.

Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa  Propensão” e “Sem Propensão”.

Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.

Quando a Inteligência artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa  Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas (E-mails, SMS, WhatsApp) para cada público.

Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.

A DitoIA, já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.

Uma prova disso é a taxa de conversão citada no início deste intertítulo. Nas aferições realizadas sem a DitoIA, ela não passou de 1,2%.

Enquanto nas campanhas onde a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.

 Outros benefícios da integração entre IA e CRM

Os números mencionados até aqui, por si só, já evidenciam o quanto é vantajoso integrar CRM e Inteligência Artificial.

Mas, apesar disso, nós acreditamos que um dos principais benefícios desta integração é o marketing menos massificado e mais direcionado.

O varejo, historicamente, cultivou a cultura de que quanto mais pessoas forem impactadas por uma ação de marketing, melhor.

Contudo, nos dias atuais, essa “verdade” está se transformando em uma mentira.

Segundo a pesquisa “Tendências do Varejo”, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses, logo, menos massificação e mais personalização estão virando sinônimo de mais qualidade.

Outros dados do mesmo estudo que também ratificam essa ótica, mostram que 73% dos clientes preferem comprar de marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas e 75% indicam essas marcas.

Diante do exposto, a integração entre CRM e inteligência artificial deixa de ser somente uma tendência para se transformar numa necessidade real do varejo, capaz de gerar muitas vantagens competitivas.

Que tal conhecer a DitoIA?

Agora que você chegou até aqui, pode estar pensando: como eu posso implementar na minha empresa um CRM integrado à inteligência artificial?

Se essa é a sua dúvida, fique tranquilo, pois nós podemos ajudar.

A Dito é uma empresa de tecnologia com mais de 16 anos de mercado e nós já ajudamos +300 clientes a implementar o projeto de CRM integrado à inteligência artificial.

No primeiro momento, nós vamos realizar uma consultoria gratuita para entender qual é o momento atual do seu negócio e levantar as tecnologias já utilizadas (ERP, Plataforma de E-commerce) e etc.

Na sequência, nós vamos te apresentar o nosso CRM e todas as possibilidades que ele pode agregar na sua empresa.

Se fizer sentido para você, nós avançamos para a apresentação da projeção esperada de crescimento e da proposta comercial.

E então, o que achou deste roteiro?

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5 Comentários

    1. Boa tarde, Marcio! Muito legal ler o seu feedback. Estamos sempre tentando sair do óbvio e trazer conteúdos que realmente agregam. Continue nos visitando. Forte abraço!

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