Antes de contratar uma ferramenta para a sua empresa, confira neste artigo quais são os tipos de CRM existentes e, após, faça a escolha certa para o seu negócio.

Vem com a gente conferir?

CRM para Vendas

Focado em vendas B2B, o CRM para vendas tem o objetivo de estruturar processos, mapear o funil e controlar as atividades dos SDRs e Closers.

CRM para Suporte

Sua função é otimizar o atendimento dos clientes, acusar falhas e atrasos, problemas recorrentes, histórico de ocorrências, etc. Atua, como próprio nome já diz, como suporte para o time de Atendimento.

CRM para Marketing

Este é o tipo de CRM para quem deseja comunicar com a base de clientes de forma personalizada.

Através de dados demográficos e de comportamento, é possível entender o perfil do cliente para entregar a mensagem certa para a pessoa certa.

É possível também mensurar os resultados das campanhas e fazer testes para melhorar as taxas de entrega, abertura, conversão, entre outras métricas.

Além disso, o CRM para o varejo também é utilizado para:

  • Incentivar a recompra, isto é, vender mais para sua base de clientes;
  • Trabalhar Branding e engajamento com a marca;
  • Conhecer o perfil e jornada de compra dos clientes;
  • Mensuração de resultados com as principais métricas de marketing digital;

CRM Analítico, Colaborativo, Operacional e Estratégico

Além da divisão anterior, também temos essa nova versão mais atualizada dos modelos anteriores, que trazem as seguintes características:

CRM Analítico

Coleta os dados e gera conclusões sobre eles, avaliando as métricas necessárias. Entrega uma visão analítica que facilita as tomadas de decisão e melhorias dos processos.

CRM Colaborativo

Engloba a colaboração entre diversas áreas e promove a integração entre equipes na tratativa com os clientes.

Todas as etapas da jornada de compra e todas as áreas envolvidas nesse processo são gerenciadas por um mesmo CRM, desde o Marketing, Vendas, Pós-Vendas, entre outras.

CRM Operacional

Voltado para vendas consultivas e complexas, é como o CRM de Suporte, dando apoio para o time de Vendas com informações sobre o cliente, que é essencial para o processo de vendas B2B.

CRM Estratégico

É uma junção dos outros 3 tipos “Analítico, Colaborativo e Operacional” sendo possível fazer a gestão de marketing e vendas e analisar seus KPIs em um só lugar.

Qual é o tipo de CRM indicado para o Varejo?

Uma das dores mais latentes do Varejo é entender o perfil de compra dos seus clientes e estimulá-los a comprar novamente com a sua marca, isto é, fidelizá-los.

Com a tecnologia do CRM é possível fazer isso integrando o seu e-commerce, lojas físicas, app mobile entre outros dispositivos que têm interface com o cliente.

Esse tipo de CRM coleta os dados e os transforma em inteligência para segmentar e disparar mensagens personalizadas por e-mail, SMS, push mobile, entre outros canais, além de dar total apoio à gestão nas tomadas de decisão e mensuração das campanhas.

E aí, o que achou do artigo? Deu para esclarecer suas dúvidas sobre CRM ou ainda ficou alguma? Conte pra gente nos comentários!

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Focado em vendas B2B, o CRM para vendas tem o objetivo de estruturar processos, mapear o funil e controlar as atividades dos SDRs e Closers.

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Sua função é otimizar o atendimento dos clientes, acusar falhas e atrasos, problemas recorrentes, histórico de ocorrências, etc. Atua, como próprio nome já diz, como suporte para o time de Atendimento.

CRM para Marketing

Este é o tipo de CRM para quem deseja comunicar com a base de clientes de forma personalizada.

Através de dados demográficos e de comportamento, é possível entender o perfil do cliente para entregar a mensagem certa para a pessoa certa.

É possível também mensurar os resultados das campanhas e fazer testes para melhorar as taxas de entrega, abertura, conversão, entre outras métricas.

Além disso, o CRM para o varejo também é utilizado para:

  • Incentivar a recompra, isto é, vender mais para sua base de clientes;
  • Trabalhar Branding e engajamento com a marca;
  • Conhecer o perfil e jornada de compra dos clientes;
  • Mensuração de resultados com as principais métricas de marketing digital;

CRM Analítico, Colaborativo, Operacional e Estratégico

Além da divisão anterior, também temos essa nova versão mais atualizada dos modelos anteriores, que trazem as seguintes características:

CRM Analítico

Coleta os dados e gera conclusões sobre eles, avaliando as métricas necessárias. Entrega uma visão analítica que facilita as tomadas de decisão e melhorias dos processos.

CRM Colaborativo

Engloba a colaboração entre diversas áreas e promove a integração entre equipes na tratativa com os clientes.

Todas as etapas da jornada de compra e todas as áreas envolvidas nesse processo são gerenciadas por um mesmo CRM, desde o Marketing, Vendas, Pós-Vendas, entre outras.

CRM Operacional

Voltado para vendas consultivas e complexas, é como o CRM de Suporte, dando apoio para o time de Vendas com informações sobre o cliente, que é essencial para o processo de vendas B2B.

CRM Estratégico

É uma junção dos outros 3 tipos “Analítico, Colaborativo e Operacional” sendo possível fazer a gestão de marketing e vendas e analisar seus KPIs em um só lugar.

Qual é o tipo de CRM indicado para o Varejo?

Uma das dores mais latentes do Varejo é entender o perfil de compra dos seus clientes e estimulá-los a comprar novamente com a sua marca, isto é, fidelizá-los.

Com a tecnologia do CRM é possível fazer isso integrando o seu e-commerce, lojas físicas, app mobile entre outros dispositivos que têm interface com o cliente.

Esse tipo de CRM coleta os dados e os transforma em inteligência para segmentar e disparar mensagens personalizadas por e-mail, SMS, push mobile, entre outros canais, além de dar total apoio à gestão nas tomadas de decisão e mensuração das campanhas.

E aí, o que achou do artigo? Deu para esclarecer suas dúvidas sobre CRM ou ainda ficou alguma? Conte pra gente nos comentários!

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