Como fazer Marketing de Conteúdo para E-commerce?

O marketing de conteúdo para e-commerce é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o tráfego qualificado orgânico e, consequentemente, as vendas.

Uma prova disso é que marcas renomadas como a Growth Supplements, a Drogaria Araújo, o Magazine Luiza e a Track&Field, por exemplo, já investem fortemente na produção de conteúdos para seus Blogs, visando atrair mais pessoas para a loja virtual.

E não são apenas os Blogs que funcionam bem para executar uma estratégia de conteúdo.

Varejistas como a FARM (Grupo Soma), por meio de diversas vendedoras digitais, tem explorado o TikTok para angariar mais consumidoras para o e-commerce.

Inclusive, o brasileiro passa, em média, 3,7 horas por dia nas redes sociais. Destas, podem ficar até 2,8 horas no TikTok (Fonte: Relatório Transformação Digital na América Latina), logo, essa mídia é um excelente canal para aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce.

Feita essa introdução, na sequência, nós vamos explicar melhor o que é marketing de conteúdo (ou content marketing) e quais são os primeiros passos para executar essa estratégias no seu e-commerce.

Vamos lá?

O que é Marketing de Conteúdo para E-commerce?

O marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia onde conteúdos relevantes são distribuídos em canais variados (físicos ou digitais) para atrair a atenção do público e, principalmente, tentar direcioná-lo para a loja virtual.

Para exemplificar, você pode criar um Blog e postar um texto sobre “05 dicas para se vestir melhor” e, ao final deste conteúdo, convidar o leitor para conhecer a nova coleção que chegou ao e-commerce.

Ou ainda, publicar um vídeo no TikTok sobre “as joias mais usadas pelas celebridades em 2023” e, da mesma maneira, ao final, disponibilizar um link para que os internautas conheçam a categoria de colares de ouro da sua loja virtual.

E para concluir os exemplos, um vendedor de loja física, após mostrar um catálogo com as tendências do verão, pode disponibilizar um QR Code para o cliente comprar no e-commerce com um cupom de desconto especial.

Em suma, após a pessoa ver conteúdos relevantes da marca, ela se sentirá atraída e motivada a comprar online.

Uma dica importante aqui é sempre configurar formulários de captura de dados no e-commerce, afinal, o usuário entrar na loja virtual, mas não comprar imediatamente, então, é crucial pegar os dados dele para, no “futuro”, enviar campanhas de marketing por meio de um CRM Omnichannel.

Só tome cuidado com as regras da LGPD, afinal, hoje em dia, há uma série de premissas quanto à captura, armazenamento e tratamento de informações pessoais dos clientes.

Benefícios do Marketing de Conteúdo para E-commerce

Quando um varejista investe no marketing de conteúdo para e-commerce, ele irá obter uma série de benefícios, sendo que os principais são os descritos logo abaixo:

    • Maior indexação de palavras-chave; 
    • Maximização da captação de leads; 
    • Elevação da autoridade da marca; 
    • Redução do investimento em mídia paga; 
    • Crescimento das vendas;

Além destas vantagens, o marketing de conteúdo para e-commerce tem se tornado fundamental devido a um fenômeno chamado “Banner Blindness” ou “Cegueira dos Banners”.

Para clarear o conceito de Banner Blindness, vamos usar uma situação rotineira.

Imagine que você acabou de receber uma geladeira nova na sua casa.

Quando ligá-la, provavelmente, ficará atento aos sons que ela emite, entretanto, à medida que o tempo passar, por costume, o seu cérebro irá ignorá-los, fazendo parecer até que eles não existem.

Na cegueira dos banners acontece o mesmo, porém, adaptado ao contexto dos e-commerces e outras plataformas onde há muitos banners de propaganda.

No início da navegação, o internauta pode até notar os anúncios “piscando” na tela, todavia, quando for clicando em outras páginas, automaticamente, passará a não dar atenção para eles, “se cegando” para a publicidade.

Assim sendo, uma vez que os anúncios de produtos perderam parte do seu poder, o segredo é apostar na produção de conteúdos ricos para atrair, engajar, converter e vender para a audiência que acompanha a sua marca.

Inclusive, segundo a Rock Content, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes.

Como iniciar a estratégia de marketing de conteúdo?

A base de uma estratégia de conteúdo não é diferente do que você já ouviu por aí quando o tema é marketing digital.

Diante disso, criar as data-driven personas, estabelecer SMART Goals, selecionar as palavras-chaves a serem atacadas, definir pautas e, de fato, criar conteúdos relevantes são passos obrigatórios.

No nosso ponto de vista, o sucesso do marketing de conteúdo para e-commerce está mais relacionado ao “on going” do projeto.

A sua capacidade de mensurar resultados e de adaptar a estratégia com base nos movimentos de marketing e do mercado é o que vai determinar o seu sucesso ou fracasso.

Perante tal conclusão, ter acesso à ferramentas como o SEMRUSH, Google Analytics, Search Console, dentre outras, é primordial.

Marketing de conteúdo no varejo

Por meio da experiência que adquirimos junto aos varejistas que atendemos, cada vez mais, temos percebido a força do marketing de conteúdo.

Quando uma campanha de e-mail, por exemplo, apresenta conteúdos relevantes para o público impactado, sempre contabilizamos melhores taxas de abertura e de clique.

Numa ação via WhatsApp, ao evidenciarmos por meio de materiais ricos, que o foco é relacionamento e não somente vender, observamos notas mais altas de CSAT e NPS.

Em suma, o marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia muito eficaz para os varejistas que precisam vender mais.

O que mais é tendência para e-commerces?

Agora que você viu que o marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para e-commerces, te convidamos a conhecer mais algumas.

Nós publicamos recentemente um e-book muito detalhado que descreve como será o futuro do e-commerce aqui no Brasil nos próximos 5 anos. Esse material é gratuito e, para baixá-lo, basta clicar neste link. Quando finalizar a leitura, conte pra gente o que achou.

Esperamos te reencontrar em breve! Até logo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *