Marketing de conteúdo para e-commerce funciona? Confira!
Sem “firulas”, a resposta é sim! Marketing de conteúdo para e-commerce funciona e nós podemos provar com exemplos reais.
E não é preciso procurar muito para encontrá-los. Com uma breve pesquisa no Google, você irá descobrir várias lojas virtuais que têm estratégias de conteúdo robustas.
Confira algumas marcas de segmentos variados:
Quando um varejista investe no marketing de conteúdo para e-commerce, ele irá obter uma série de benefícios, sendo que os principais são:
-
- Maior indexação de palavras-chave;
-
- Aumento do tráfego qualificado orgânico;
-
- Maximização da captação de leads;
-
- Fortalecimento das estratégias de topo e meio de funil de vendas;
-
- Elevação da autoridade da marca;
-
- Redução do investimento em mídia paga;
-
- Crescimento das vendas;
Além destas vantagens, o marketing de conteúdo para e-commerce tem se tornado fundamental devido a um fenômeno chamado “Banner Blindness” ou “Cegueira dos Banners”.
Para clarear o conceito de Banner Blindness, vamos usar uma situação rotineira.
Imagine que você acabou de receber uma geladeira nova na sua casa.
Quando ligá-la, provavelmente, ficará atento aos sons que ela emite, entretanto, à medida que o tempo passar, por costume, o seu cérebro irá ignorá-los, fazendo parecer até que eles não existem.
Na cegueira dos banners acontece o mesmo, porém, adaptado ao contexto dos e-commerces e outras plataformas onde há muitos banners de propaganda.
No início da navegação, o internauta pode até notar os anúncios “piscando” na tela, todavia, quando for clicando em outras páginas, automaticamente, passará a não dar atenção para eles, “se cegando” para a publicidade.
Assim sendo, uma vez que os anúncios de produtos perderam parte do seu poder, o segredo é apostar na produção de conteúdos ricos para atrair, engajar, converter e vender para a audiência que acompanha a sua marca.
Inclusive, segundo a Rock Content, 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes.
Como iniciar a estratégia de marketing de conteúdo?
A base de uma estratégia de conteúdo não é diferente do que você já ouviu por aí quando o tema é marketing digital.
Diante disso, criar as data-driven personas, estabelecer SMART Goals, selecionar as palavras-chaves a serem atacadas, definir pautas e, de fato, criar conteúdos relevantes são passos obrigatórios.
No nosso ponto de vista, o sucesso do marketing de conteúdo para e-commerce está mais relacionado ao “on going” do projeto.
A sua capacidade de mensurar resultados e de adaptar a estratégia com base nos movimentos de marketing e do mercado é o que vai determinar o seu sucesso ou fracasso.
Perante tal conclusão, ter acesso à ferramentas como o SEMRUSH, Google Analytics, Search Console, dentre outras, é primordial.
Marketing de conteúdo no varejo
Por meio da experiência que adquirimos junto aos varejistas que atendemos, cada vez mais, temos percebido a força do marketing de conteúdo.
Quando uma campanha de e-mail, por exemplo, apresenta conteúdos relevantes para o público impactado, sempre contabilizamos melhores taxas de abertura e de clique.
Numa ação via WhatsApp, ao evidenciarmos por meio de materiais ricos, que o foco é relacionamento e não somente vender, observamos notas mais altas de CSAT e NPS.
Em suma, o marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia muito eficaz para os varejistas que precisam vender mais.
O que mais é tendência para e-commerces?
Agora que você viu que o marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para e-commerces, te convidamos a conhecer mais algumas.
Nós publicamos recentemente um e-book muito detalhado que descreve como será o futuro do e-commerce aqui no Brasil nos próximos 5 anos. Esse material é gratuito e, para baixá-lo, basta clicar neste link. Quando finalizar a leitura, conte pra gente o que achou.
Esperamos te reencontrar em breve! Até logo.