Você já ouviu falar da metodologia de Cliente Oculto? Com esse método é possível transformar a experiência do consumidor e impulsionar os resultados do seu negócio.
Sumário
Com o Varejo cada vez mais competitivo, oferecer experiências memoráveis é fundamental para conquistar o que as empresas mais buscam atualmente: a fidelização com a marca.
Mas como saber o que seus consumidores realmente pensam sobre o atendimento e os serviços que você oferece? É aqui que entra a estratégia de Cliente Oculto.
Com certeza você já se perguntou o que acontece quando não está presente na sua empresa. Ou até mesmo, se o cliente ou seus colaboradores, estão sendo honestos ao contarem o que aconteceu em um determinado atendimento.
Com o método de cliente oculto, você consegue esclarecer tudo isso!
Essa técnica desenvolvida nos EUA é uma estratégia de pesquisa em que pessoas treinadas se passam por clientes comuns para verificar diferentes aspectos do atendimento, produto e serviço de uma empresa.
Esses “consumidores” analisam toda a jornada de compra, desde o momento inicial até, em alguns casos, ao fechamento de um pedido.
Com uma avaliação de Cliente Oculto, você consegue obter uma visão mais realista e concisa do que está acontecendo na sua empresa. Com isso, é possível identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias.
Quando essa metodologia é combinada com ferramentas como o CRM da Dito, os dados coletados podem potencializar um processo mais personalizado e promover uma experiência inesquecível para os seus clientes.
Além disso, você conta com vantagens como:
Se o CRM é uma ferramenta poderosa que te permite reunir dados sobre seus clientes e potencializar o atendimento de qualidade, quando integrada a uma metodologia como a de Cliente Oculto, você pode revolucionar como sua empresa gerencia a experiência do cliente.
Por exemplo, se o cliente oculto identifica que o tempo de espera é um problema recorrente, o CRM pode ajudar a monitorar esses dados e criar alerta para agilizar o atendimento.
Para aplicar a metodologia de Cliente Oculto pode parecer simplesmente encontrar uma pessoa, às vezes até mesmo um conhecido, que esteja disposto a se passar por consumidor e então te contar o que achou. Porém, não é assim tão simples!
Aqui estão alguns problemas que podem ocorrer:
Você pode até decidir internalizar o movimento de Cliente Oculto, porém isso vai lhe custar um tempo precioso que poderia ser direcionado a outra necessidade da empresa.
Quando você chama um conhecido ou um amigo para fazer as avaliações da sua empresa, você pode até pedir que ele seja honesto e não pegue leve, mas a verdade é que as pessoas podem sentir resistências a falar a verdade quando conhecem os envolvidos.
Por isso, o mais correto é contar com alguma pessoa que não tem nenhuma ligação com a empresa ou com colaboradores para fazer a avaliação de forma imparcial.
Montar um script de perguntas para a avaliação de Cliente Oculto pode parecer fácil, porém pode se mostrar um verdadeiro desafio quando não se sabe qual a melhor forma de captar os dados necessários.
Com um time especializado na metodologia, você consegue aproveitar mais do potencial das perguntas e também da perspectiva do Cliente Oculto.
Assim como elaborar toda a parte inicial para a implementação de Cliente Oculto gasta bastante tempo, além disso, a metodologia ainda exige um tempo para avaliar os feedbacks recebidos e transformar isso em dados para que a empresa possa utilizar na tomada de decisões.
Investir em cliente oculto é mais do que uma simples avaliação de atendimento: é uma oportunidade de transformar a experiência do cliente, fidelizar consumidores e impulsionar os resultados do seu negócio.
A integração com ferramentas de CRM, como o da Dito, potencializa ainda mais essa estratégia, trazendo insights valiosos para a tomada de decisões. Principalmente quando você investe em uma empresa expert no mercado como a Seu Cliente Oculto.
E você, está pronto para dar esse passo em direção a um atendimento de excelência?
Bruno Vasconcelos é especialista em Customer Success, experiência do cliente e pesquisa de mercado. CEO da Seu Cliente Oculto, já liderou mais de 2.500 projetos na América Latina e analisou 5 milhões de interações. Professor na PUC Minas, mentor no Ibmec-MG e palestrante, seu foco é aprimorar o atendimento e a lucratividade no varejo.
A Jornada do Cliente é um termo muito comum em marketing e trata principalmente do caminho percorrido pelo cliente em contato com sua marca até…
O comportamento de consumo pós-pandemia mudou bastante. O fortalecimento do digital, com toda certeza, foi um dos fatores que mais acelerou a “queda” e a…
Entender a diferença entre clientes detratores e promotores é crucial para criar estratégias eficazes de pós-venda e personalizar o atendimento. Para descobrir quem são os…
Esse dado chamou a atenção na pesquisa Digital Marketing Readiness da McKinsey & Company, que estudou o estágio de maturidade em empresas líderes de 10…
O ditado “informação é poder” nunca foi tão verdadeiro quanto no atual cenário do Big Data. Muitas empresas, porém, já percebem que o poder, de…
Muito se fala em investir em estratégias de fidelização. Porém, é correto utilizar esse termo? Afinal, existe diferença entre cliente fiel e cliente leal? Cada…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.