CRM com Inteligência Artificial: entenda o conceito e como funciona!

Escrito por:
Pedro Ivo Martins
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Um CRM com inteligência artificial é uma ferramenta que as empresas usam para hiperpersonalizar o relacionamento com os clientes de forma automatizada e com tecnologias avançadas.

Esse tipo de plataforma ajuda a aumentar as vendas, melhorar a retenção de clientes e a criar campanhas customizadas de marketing.

Visto a importância do CRM com IA, neste artigo, vou explicar tudo sobre esse assunto, esclarecer os conceitos mais importantes e ajudar você a decidir qual é a melhor ferramenta para o seu negócio.

Vem comigo conferir?

O que é CRM com IA?

Um CRM com IA é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para cruzar grandes volumes de dados e, em segundos, gerar informações estratégicas que ajudam as empresas a se relacionar com os clientes de forma hiperpersonalizada.

O que faz um CRM com Inteligência Artificial

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial, por sua vez, engloba métodos e algoritmos que permitem às máquinas executarem tarefas de forma autônoma, aprenderem com experiências passadas e realizarem previsões.

Dentro das plataformas de CRM, a IA faz a diferença ao processar grandes volumes de informações e fornecer insights sobre tendências de consumo e comportamento de cada indivíduo de maneira escalável.

Para que você entenda, na prática, como o CRM e a inteligência artificial se complementam, sugiro que assista o podcast abaixo que gravamos para o canal da Dito no YouTube.

Quais são os CRMs mais usados?

Não existe uma pesquisa que aponte com exatidão quais são os CRMs mais usados no Brasil. No entanto, veja abaixo uma lista com as plataformas que estão entre as mais populares:

  • Dito CRM;
  • Pipedrive;
  • Monday;
  • SalesForce;
  • Zoho;
  • Zendesk;
  • Agendor;
  • HubSpot;

É importante destacar que, para escolher um CRM com inteligência artificial, você deve pesquisar bastante e solicitar demonstrações de todas as ferramentas com as quais tiver contato.

Na maioria das vezes, os fornecedores de CRM são especializados em mercados específicos, apresentam diferentes propostas de valor e o preço dos softwares varia bastante, portanto, é crucial avaliar bem antes de fechar a contratação.

Como sugestão extra, verifique as avaliações da ferramenta em sites como o Capterra. As informações presentes neste site vão nortear a sua tomada de decisão.

Avaliações da Ferramenta de CRM no Capterra

Como o CRM com inteligência artificial funciona?

Esse tipo de CRM funciona integrado a outras bases de dados, como ERPs, plataformas de e-commerce, aplicativos mobile etc.

Nesse sentido, o CRM com IA integra os dados de todos esses canais em fichas unificadas de clientes e permite a segmentação, em segundos, para identificar, por exemplo, quais são os grupos com maior propensão de compra.

As segmentações estratégicas dos consumidores, por consequência, possibilitam a hiperpersonalização das campanhas de marketing (e-mail, SMS, WhatsApp) e o contato mais humanizado entre vendedores e clientes.

A soma desse processo impacta positivamente KPIs de CRM, como a taxa de recompra, o ticket médio, o gasto anual médio dos clientes, a quantidade de clientes ativos e inativos, entre outros.

Benefícios do CRM com IA

Veja as principais vantagens de agregar um CRM com inteligência artificial à sua operação:

  • Hiperpersonalização das campanhas de marketing: a IA permite criar campanhas direcionadas com base no comportamento e nas características dos clientes;
  • Aumento da taxa de recompra;
  • Elevação do ticket médio;
  • Maior fidelização da base de clientes;
  • Segmentação avançada de clientes para identificar grupos com maior ou menor propensão de compra;
  • Marketing menos massificado e mais direcionado: economia de tempo, campanhas nada generalistas e maior precisão na comunicação com o público certo.

Benefícios do CRM com Inteligência Artificial

Conheça a Inteligência Artificial da Dito (Dito IA)

A Dito IA utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.

Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e “Sem Propensão”.

Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.

Quando a Inteligência Artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas  para cada público.

Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.

A inteligência artificial analisa o histórico dos clientes

Já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, a Dito IA, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.

Nas campanhas em que a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.

Portanto, a união entre CRM e Inteligência Artificial não é apenas uma tendência passageira.

Pensando no futuro do seu negócio, entender como cada uma dessas tecnologias funcionam é o primeiro passo para obter resultados, mas é essencial desenvolver uma estratégia para otimizar sua operação.

Para isso, é fundamental contar com o parceiro certo. Entre em contato com a Dito e descubra como uma plataforma de CRM integrada com IA pode revolucionar a maneira como você gerencia sua loja ou e-commerce!

Mãos de robô usando um notebook que apresenta na tela a palavra CRM.

CRM com Inteligência Artificial: entenda o conceito e como funciona!

Um CRM com inteligência artificial é uma ferramenta que as empresas usam para hiperpersonalizar o relacionamento com os clientes de forma automatizada e com tecnologias avançadas.

Esse tipo de plataforma ajuda a aumentar as vendas, melhorar a retenção de clientes e a criar campanhas customizadas de marketing.

Visto a importância do CRM com IA, neste artigo, vou explicar tudo sobre esse assunto, esclarecer os conceitos mais importantes e ajudar você a decidir qual é a melhor ferramenta para o seu negócio.

Vem comigo conferir?

O que é CRM com IA?

Um CRM com IA é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para cruzar grandes volumes de dados e, em segundos, gerar informações estratégicas que ajudam as empresas a se relacionar com os clientes de forma hiperpersonalizada.

O que faz um CRM com Inteligência Artificial

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial, por sua vez, engloba métodos e algoritmos que permitem às máquinas executarem tarefas de forma autônoma, aprenderem com experiências passadas e realizarem previsões.

Dentro das plataformas de CRM, a IA faz a diferença ao processar grandes volumes de informações e fornecer insights sobre tendências de consumo e comportamento de cada indivíduo de maneira escalável.

Para que você entenda, na prática, como o CRM e a inteligência artificial se complementam, sugiro que assista o podcast abaixo que gravamos para o canal da Dito no YouTube.

Quais são os CRMs mais usados?

Não existe uma pesquisa que aponte com exatidão quais são os CRMs mais usados no Brasil. No entanto, veja abaixo uma lista com as plataformas que estão entre as mais populares:

  • Dito CRM;
  • Pipedrive;
  • Monday;
  • SalesForce;
  • Zoho;
  • Zendesk;
  • Agendor;
  • HubSpot;

É importante destacar que, para escolher um CRM com inteligência artificial, você deve pesquisar bastante e solicitar demonstrações de todas as ferramentas com as quais tiver contato.

Na maioria das vezes, os fornecedores de CRM são especializados em mercados específicos, apresentam diferentes propostas de valor e o preço dos softwares varia bastante, portanto, é crucial avaliar bem antes de fechar a contratação.

Como sugestão extra, verifique as avaliações da ferramenta em sites como o Capterra. As informações presentes neste site vão nortear a sua tomada de decisão.

Avaliações da Ferramenta de CRM no Capterra

Como o CRM com inteligência artificial funciona?

Esse tipo de CRM funciona integrado a outras bases de dados, como ERPs, plataformas de e-commerce, aplicativos mobile etc.

Nesse sentido, o CRM com IA integra os dados de todos esses canais em fichas unificadas de clientes e permite a segmentação, em segundos, para identificar, por exemplo, quais são os grupos com maior propensão de compra.

As segmentações estratégicas dos consumidores, por consequência, possibilitam a hiperpersonalização das campanhas de marketing (e-mail, SMS, WhatsApp) e o contato mais humanizado entre vendedores e clientes.

A soma desse processo impacta positivamente KPIs de CRM, como a taxa de recompra, o ticket médio, o gasto anual médio dos clientes, a quantidade de clientes ativos e inativos, entre outros.

Benefícios do CRM com IA

Veja as principais vantagens de agregar um CRM com inteligência artificial à sua operação:

  • Hiperpersonalização das campanhas de marketing: a IA permite criar campanhas direcionadas com base no comportamento e nas características dos clientes;
  • Aumento da taxa de recompra;
  • Elevação do ticket médio;
  • Maior fidelização da base de clientes;
  • Segmentação avançada de clientes para identificar grupos com maior ou menor propensão de compra;
  • Marketing menos massificado e mais direcionado: economia de tempo, campanhas nada generalistas e maior precisão na comunicação com o público certo.

Benefícios do CRM com Inteligência Artificial

Conheça a Inteligência Artificial da Dito (Dito IA)

A Dito IA utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.

Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta  Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e “Sem Propensão”.

Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.

Quando a Inteligência Artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão”, você poderá segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas  para cada público.

Além disso, a IA atualiza, automaticamente, os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre renovada para suas comunicações.

A inteligência artificial analisa o histórico dos clientes

Já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda, líder no seu setor, a Dito IA, se mostrou extremamente eficiente, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelo CRM.

Nas campanhas em que a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.

Portanto, a união entre CRM e Inteligência Artificial não é apenas uma tendência passageira.

Pensando no futuro do seu negócio, entender como cada uma dessas tecnologias funcionam é o primeiro passo para obter resultados, mas é essencial desenvolver uma estratégia para otimizar sua operação.

Para isso, é fundamental contar com o parceiro certo. Entre em contato com a Dito e descubra como uma plataforma de CRM integrada com IA pode revolucionar a maneira como você gerencia sua loja ou e-commerce!

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5 Comentários

    1. Boa tarde, Marcio! Muito legal ler o seu feedback. Estamos sempre tentando sair do óbvio e trazer conteúdos que realmente agregam. Continue nos visitando. Forte abraço!

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