Saiba mais sobre Marketing Holístico no varejo

No atual contexto do varejo, demandas como a integração de canais de venda e a criação de estratégias focadas no consumidor omnichannel, são mais facilmente atendidas quando o varejista adota o marketing holístico.

Para tornar essa proposta mais clara, nós precisamos, em uma fase inicial, analisar como as empresas estão, geralmente, organizadas nos dias atuais.

O departamento de marketing, por exemplo, em boa parte das marcas, ainda trabalha de forma “isolada” ou, no máximo, mais próximo de algumas áreas específicas como CRM, Comercial e/ou Diretoria.

E quando olhamos para o negócio como um todo, há setores totalmente distantes uns dos outros, ou seja, sem o menor “diálogo” entre eles.

Nesse sentido, a recomendação do marketing holístico é reformular essa estrutura e cultura, fazendo com que todos os departamentos passem a estar conectados, unidos por uma missão e rumo ao mesmo objetivo.

Quando o varejista aplica essa metodologia, diversos benefícios são percebidos. Confira abaixo alguns deles!

Principais benefícios do marketing holístico

Se considerarmos marcas que têm uma estrutura robusta (loja física, virtual, franquias e etc.), é comum haver “ruídos” nos processos e/ou atores caminhando em sentidos opostos.

Na nossa experiência de 15 anos no varejo, nós já vimos de tudo:

  • Franqueados de um mesmo grupo utilizando diferentes plataformas de CRM;
  • Times de e-commerce criando estratégias apartadas das equipes focadas em lojas físicas;
  • Vendedores de lojas físicas conflitando com pares da loja virtual;
  • Coordenadores de CRM e de Marketing que mal se olham;

E no fim, quem mais “sofre” com isso são os clientes, afinal, graças a essas divergências entre áreas, pessoas e processos, são eles que se deparam com atendimento de baixa qualidade, ofertas nada customizadas, SPAM nos seus canais de comunicação, dentre outros.

Por essa razão, a ideologia do marketing holístico traz como um dos principais benefícios a resolução de todos os problemas citados acima, além da redução (ou eliminação) de custos, burocracias e desentendimentos.

Como aplicar o marketing holístico

O primeiro passo é a alta gestão “educar” todas as áreas da empresa sobre o que é marketing holístico e quais são os pilares desta estratégia.

Na sequência é interessante estipular um calendário de ritos fixos que devem ser promovidos para unir, integrar e colocar todas as áreas na mesma página. Esses ritos podem ser, por exemplo:

É importante também estabelecer OKRs e KPIs que vão ajudar a direcionar e mensurar o sucesso das ações de marketing holístico. Aqui vale aquela famosa máxima “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.

E, concluindo, é fundamental contar tecnologias que vão suportar essa estratégia. O marketing holístico deve estar apoiado por plataformas de CRM, de gestão de pessoas, de rotinas comerciais, dentre outras.

Gostou deste artigo? Se quiser continuar aprendendo com os nossos conteúdos, te sugerimos visitar a página de materiais gratuitos do nosso blog. Lá publicamos pesquisas, tendências para o varejo, estudos de caso, e-books e muito mais.

Postagens similares

Saiba mais sobre Marketing Holístico no varejo

No atual contexto do varejo, demandas como a integração de canais de venda e a criação de estratégias focadas no consumidor omnichannel, são mais facilmente atendidas quando o varejista adota o marketing holístico.

Para tornar essa proposta mais clara, nós precisamos, em uma fase inicial, analisar como as empresas estão, geralmente, organizadas nos dias atuais.

O departamento de marketing, por exemplo, em boa parte das marcas, ainda trabalha de forma “isolada” ou, no máximo, mais próximo de algumas áreas específicas como CRM, Comercial e/ou Diretoria.

E quando olhamos para o negócio como um todo, há setores totalmente distantes uns dos outros, ou seja, sem o menor “diálogo” entre eles.

Nesse sentido, a recomendação do marketing holístico é reformular essa estrutura e cultura, fazendo com que todos os departamentos passem a estar conectados, unidos por uma missão e rumo ao mesmo objetivo.

Quando o varejista aplica essa metodologia, diversos benefícios são percebidos. Confira abaixo alguns deles!

Principais benefícios do marketing holístico

Se considerarmos marcas que têm uma estrutura robusta (loja física, virtual, franquias e etc.), é comum haver “ruídos” nos processos e/ou atores caminhando em sentidos opostos.

Na nossa experiência de 15 anos no varejo, nós já vimos de tudo:

  • Franqueados de um mesmo grupo utilizando diferentes plataformas de CRM;
  • Times de e-commerce criando estratégias apartadas das equipes focadas em lojas físicas;
  • Vendedores de lojas físicas conflitando com pares da loja virtual;
  • Coordenadores de CRM e de Marketing que mal se olham;

E no fim, quem mais “sofre” com isso são os clientes, afinal, graças a essas divergências entre áreas, pessoas e processos, são eles que se deparam com atendimento de baixa qualidade, ofertas nada customizadas, SPAM nos seus canais de comunicação, dentre outros.

Por essa razão, a ideologia do marketing holístico traz como um dos principais benefícios a resolução de todos os problemas citados acima, além da redução (ou eliminação) de custos, burocracias e desentendimentos.

Como aplicar o marketing holístico

O primeiro passo é a alta gestão “educar” todas as áreas da empresa sobre o que é marketing holístico e quais são os pilares desta estratégia.

Na sequência é interessante estipular um calendário de ritos fixos que devem ser promovidos para unir, integrar e colocar todas as áreas na mesma página. Esses ritos podem ser, por exemplo:

É importante também estabelecer OKRs e KPIs que vão ajudar a direcionar e mensurar o sucesso das ações de marketing holístico. Aqui vale aquela famosa máxima “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.

E, concluindo, é fundamental contar tecnologias que vão suportar essa estratégia. O marketing holístico deve estar apoiado por plataformas de CRM, de gestão de pessoas, de rotinas comerciais, dentre outras.

Gostou deste artigo? Se quiser continuar aprendendo com os nossos conteúdos, te sugerimos visitar a página de materiais gratuitos do nosso blog. Lá publicamos pesquisas, tendências para o varejo, estudos de caso, e-books e muito mais.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *