No atual contexto do varejo, demandas como a integração de canais de venda e a criação de estratégias focadas no consumidor omnichannel, são mais facilmente atendidas quando o varejista adota o marketing holístico.
Para tornar essa proposta mais clara, nós precisamos, em uma fase inicial, analisar como as empresas estão, geralmente, organizadas nos dias atuais.
O departamento de marketing, por exemplo, em boa parte das marcas, ainda trabalha de forma “isolada” ou, no máximo, mais próximo de algumas áreas específicas como CRM, Comercial e/ou Diretoria.
E quando olhamos para o negócio como um todo, há setores totalmente distantes uns dos outros, ou seja, sem o menor “diálogo” entre eles.
Nesse sentido, a recomendação do marketing holístico é reformular essa estrutura e cultura, fazendo com que todos os departamentos passem a estar conectados, unidos por uma missão e rumo ao mesmo objetivo.
Quando o varejista aplica essa metodologia, diversos benefícios são percebidos. Confira abaixo alguns deles!
Se considerarmos marcas que têm uma estrutura robusta (loja física, virtual, franquias e etc.), é comum haver “ruídos” nos processos e/ou atores caminhando em sentidos opostos.
Na nossa experiência de 15 anos no varejo, nós já vimos de tudo:
E no fim, quem mais “sofre” com isso são os clientes, afinal, graças a essas divergências entre áreas, pessoas e processos, são eles que se deparam com atendimento de baixa qualidade, ofertas nada customizadas, SPAM nos seus canais de comunicação, dentre outros.
Por essa razão, a ideologia do marketing holístico traz como um dos principais benefícios a resolução de todos os problemas citados acima, além da redução (ou eliminação) de custos, burocracias e desentendimentos.
O primeiro passo é a alta gestão “educar” todas as áreas da empresa sobre o que é marketing holístico e quais são os pilares desta estratégia.
Na sequência é interessante estipular um calendário de ritos fixos que devem ser promovidos para unir, integrar e colocar todas as áreas na mesma página. Esses ritos podem ser, por exemplo:
É importante também estabelecer OKRs e KPIs que vão ajudar a direcionar e mensurar o sucesso das ações de marketing holístico. Aqui vale aquela famosa máxima “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.
E, concluindo, é fundamental contar tecnologias que vão suportar essa estratégia. O marketing holístico deve estar apoiado por plataformas de CRM, de gestão de pessoas, de rotinas comerciais, dentre outras.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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