Demonstração Gratuita do CRM para Varejo da Dito

Você sabe o que são notificações push? Tratam-se de mensagens disparadas por sites ou aplicativos que aparecem na tela principal do seu smartphone ou do seu desktop. 

O objetivo dessa estratégia digital é atrair cliques e engajamento por meio de comunicações sucintas e precisas.

Contudo, sabemos que desenvolver mensagens em poucos caracteres pode ser uma tarefa bem desafiadora. Neste artigo, conheça dicas e melhores práticas para criar notificações push através de uma plataforma de CRM.

Mobile push e browser push

Primeiramente, é importante reforçar que as notificações push não são exclusividade do ambiente mobile. 

Sim, estamos habituados a receber notificações de vários aplicativos ao longo do dia em nossos celulares: novos e-mails, mensagens no WhatsApp, atualização de apps são alguns exemplos.

No entanto, esse recurso também está disponível nos navegadores quando acessamos a internet.

Notificações via web não demandam instalação de aplicativos, podendo ser disparadas para quaisquer dispositivos de forma manual ou automática.

Fale com um especialista da Dito

Incluindo notificações push na sua estratégia

O objetivo de utilizar essa ferramenta em sua estratégia gira em torno de gerar engajamento e estreitar o relacionamento com o consumidor. Afinal, trata-se de um canal que permite o envio de mensagens personalizadas para os usuários que permitiram esse contato.

Um visitante que esteja em seu e-commerce, por exemplo, é convidado a uma ação instantânea, que muitas vezes acaba sendo aquele “empurrãozinho” para concluir uma compra que estava “engatilhada”. 

Assim como qualquer outro canal, notificações push devem ser pensadas estrategicamente. Portanto, há de se considerar três importantes pilares para estruturar seu uso: objetivos, ação e frequência.

Melhores práticas

A frequência deve ser adequada. Tenha bom senso ao fazer essa definição. Você pode perder um usuário do seu aplicativo por estar enviando comunicações excessivas. 

Para determinar a periodicidade correta, é importante conhecer o seu público e, inclusive, compreender quais os melhores horários para entrar em contato. Fazer o disparo do push no timing correto pode potencializar (e muito) seus resultados.

Outra dica essencial é disponibilizar os recursos opt-in e opt-out. Afinal, os usuários só devem ser notificados se assim desejarem. 

Lembre-se também que personalizar os conteúdos é algo crucial para gerar engajamento. Sabemos que pode ser desafiador desenvolver uma mensagem customizada em poucos caracteres, mas são as regras deste canal. É uma excelente oportunidade de praticar o contato objetivo com sua base de clientes. 

É comum que o limite de caracteres para notificações push, seja via mobile ou web, seja entre 40 e 120 caracteres. Uma boa forma de fazer bom proveito dessa limitação é utilizar gatilhos mentais de urgência e escassez, como “só hoje até 22h” e “últimas unidades” respectivamente. 

Tenha em mente que quanto mais clareza sua mensagem transmitir, mais atrativa ela pode se tornar. Ao invés de dizer “promoção imperdível”, deixe o benefício mais evidente: “50% de desconto”. Utilizar CTAs também pode ser uma boa alternativa (garanta o seu, compre agora). 

Mensuração de resultados

Já falamos anteriormente da importância de monitorar os indicadores do seu negócio, seja no ambiente físico ou digital.

No caso de notificações push, considere:

  • Taxa de aceitação (quantidade de pessoas que assinaram suas notificações push em relação aos visitantes do seu e-commerce);
  • Taxa de cliques; 
  • Taxa de conversão (quantas pessoas que clicaram na notificação push e de fato realizaram comprar a partir dela).

Não se esqueça que acompanhar métricas é fundamental para entender o desempenho de suas campanhas, ok?

E então, esse artigo esclareceu as suas dúvidas? Se sim, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Até breve!

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Contudo, sabemos que desenvolver mensagens em poucos caracteres pode ser uma tarefa bem desafiadora. Neste artigo, conheça dicas e melhores práticas para criar notificações push através de uma plataforma de CRM.

Mobile push e browser push

Primeiramente, é importante reforçar que as notificações push não são exclusividade do ambiente mobile. 

Sim, estamos habituados a receber notificações de vários aplicativos ao longo do dia em nossos celulares: novos e-mails, mensagens no WhatsApp, atualização de apps são alguns exemplos.

No entanto, esse recurso também está disponível nos navegadores quando acessamos a internet.

Notificações via web não demandam instalação de aplicativos, podendo ser disparadas para quaisquer dispositivos de forma manual ou automática.

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Incluindo notificações push na sua estratégia

O objetivo de utilizar essa ferramenta em sua estratégia gira em torno de gerar engajamento e estreitar o relacionamento com o consumidor. Afinal, trata-se de um canal que permite o envio de mensagens personalizadas para os usuários que permitiram esse contato.

Um visitante que esteja em seu e-commerce, por exemplo, é convidado a uma ação instantânea, que muitas vezes acaba sendo aquele “empurrãozinho” para concluir uma compra que estava “engatilhada”. 

Assim como qualquer outro canal, notificações push devem ser pensadas estrategicamente. Portanto, há de se considerar três importantes pilares para estruturar seu uso: objetivos, ação e frequência.

Melhores práticas

A frequência deve ser adequada. Tenha bom senso ao fazer essa definição. Você pode perder um usuário do seu aplicativo por estar enviando comunicações excessivas. 

Para determinar a periodicidade correta, é importante conhecer o seu público e, inclusive, compreender quais os melhores horários para entrar em contato. Fazer o disparo do push no timing correto pode potencializar (e muito) seus resultados.

Outra dica essencial é disponibilizar os recursos opt-in e opt-out. Afinal, os usuários só devem ser notificados se assim desejarem. 

Lembre-se também que personalizar os conteúdos é algo crucial para gerar engajamento. Sabemos que pode ser desafiador desenvolver uma mensagem customizada em poucos caracteres, mas são as regras deste canal. É uma excelente oportunidade de praticar o contato objetivo com sua base de clientes. 

É comum que o limite de caracteres para notificações push, seja via mobile ou web, seja entre 40 e 120 caracteres. Uma boa forma de fazer bom proveito dessa limitação é utilizar gatilhos mentais de urgência e escassez, como “só hoje até 22h” e “últimas unidades” respectivamente. 

Tenha em mente que quanto mais clareza sua mensagem transmitir, mais atrativa ela pode se tornar. Ao invés de dizer “promoção imperdível”, deixe o benefício mais evidente: “50% de desconto”. Utilizar CTAs também pode ser uma boa alternativa (garanta o seu, compre agora). 

Mensuração de resultados

Já falamos anteriormente da importância de monitorar os indicadores do seu negócio, seja no ambiente físico ou digital.

No caso de notificações push, considere:

  • Taxa de aceitação (quantidade de pessoas que assinaram suas notificações push em relação aos visitantes do seu e-commerce);
  • Taxa de cliques; 
  • Taxa de conversão (quantas pessoas que clicaram na notificação push e de fato realizaram comprar a partir dela).

Não se esqueça que acompanhar métricas é fundamental para entender o desempenho de suas campanhas, ok?

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