Se você deseja fixar a sua marca na mente dos clientes, entender o conceito de consumidor omnichannel vai te ajudar a cumprir esse objetivo.
Sumário
Portanto, o propósito deste texto é esclarecer tudo a respeito deste assunto, retirar dúvidas gerais, dentre outros.
Vem com a gente conferir?
O consumidor omnichannel é aquele que transita por canais físicos e virtuais de vendas de uma empresa e espera que ambos estejam integrados.
Diante dessa demanda, é crucial oferecer uma experiência unificada entre esses canais, garantindo a qualidade dos processos e unindo o “mundo” online (E-commerce e Aplicativos) ao offline (Lojas Físicas).
Quando essa estratégia é executada por meio de um CRM de qualidade, as taxas de retenção de clientes crescem consideravelmente.
Mesmo estando dentro de uma loja física, o cliente pode utilizar livremente o aplicativo da marca para verificar se há disponível o produto que deseja.
Se encontrá-lo online, poderá fazer o pedido com um dos vendedores presentes e ainda optar por receber em casa.
O contrário também é possível. Por exemplo: caso o consumidor esteja procurando por um óculos de sol, ele pode realizar a compra no e-commerce da marca em vez de ir até uma loja física, mantendo a vantagem de receber o produto em casa.
Caso ache que o óculos não combina com seu rosto, ele pode ir até a loja, experimentar outros modelos e trocar o produto.
Viu só como essas opções de compra estão interligadas?
A equipe de e-commerce, ciente do histórico do cliente em loja física, poderá criar campanhas mais customizadas. E, da mesma forma, os vendedores, sabendo qual foi o comportamento de navegação na loja virtual, também poderão personalizar melhor o atendimento.
Logo, um canal ajuda o outro, possibilitando compras cada vez melhores para os consumidores e estreitando ainda mais as relações entre online e offline – fazendo com que estes ambientes “conversem” – tratando o cliente da mesma forma em todos os pontos de contato e favorecendo para que ele se torne um fã da marca.
Para complementar tudo isso, vale ressaltar que o perfil do consumidor mudou.
Dessa forma, está ultrapassado enxergar a loja física como inimiga e concorrente do e-commerce, visto que o objetivo, agora, é disponibilizar multicanais ao cliente e deixá-lo escolher onde, quando e como comprar. A sua marca está preparada?
Já é possível perceber que o omnichannel proporciona uma experiência de compra diferenciada, fácil e sem muitos entraves para os clientes.
Com essa estratégia, sua marca também consegue planejar ações personalizadas e ofertar os serviços e produtos que o consumidor realmente deseja, atraindo-o a todas as suas lojas, sejam elas digitais ou físicas.
Vamos ver outros motivos?
Percebe a interligação que citamos anteriormente?
O omnichannel veio para ficar e é necessário adequar as estratégias da sua marca para oferecer a melhor experiência possível ao seu cliente; caso não queira correr o risco de perdê-lo.
Se a experiência do usuário não está adequada ao novo modelo omnicanal, você pode estar perdendo negócios, vendas e faturamento.
A urgência em implementar uma estratégia que envolva e englobe os canais online e offline da sua marca está aí, batendo na sua porta!
Vale ressaltar apenas que, o omnichannel não significa estar em TODOS os canais possíveis e existentes.
Alguns canais não fazem sentido para o seu perfil de cliente ou para abordar sua solução e vender seu produto.
O ponto chave é: estar em todos os canais que o seu cliente ideal está, para atendê-lo da forma que ele preferir e, assim, conseguir agradar o público.
Se os dados acima não foram suficientes para te convencer da necessidade das marcas varejistas estarem atentas a este “novo perfil” de consumidor e às estratégias de omnichannel, aqui vão mais algumas razões para somar:
Os clientes tendem a usar uma variedade de dispositivos para avaliar preços e serviços, comprar um item, além de rastrear o pedido, recebê-lo e até mesmo devolvê-lo, quando for necessário.
É nesses casos que o omnichannel comprova uma das suas principais vantagens: entregar uma boa experiência para qualquer perfil de cliente, considerando desde a sua navegabilidade, momento de compra, até a necessidade de um atendimento / suporte.
Se um dos canais da sua marca não estiver disponível no momento da compra, por exemplo, o cliente vai buscar o mesmo produto com o concorrente. Sabe por quê? 57% dos consumidores gostam da facilidade de comprar ou reservar um produto pelo seu celular e depois buscá-lo na loja física.
Ou seja, a experiência entregue para o cliente precisa ser completa e excelente em todos os canais. O resultado disso é a fidelização desse consumidor, que já sabe que pode contar com a sua marca, pois ela fornece a melhor experiência dentre todas as outras.
Segundo uma pesquisa feita pela Help Scout, são necessárias 12 novas experiências positivas do cliente para compensar uma experiência negativa que ele teve. Por isso, a ênfase em fornecer o melhor para o público.
A unificação dos canais e, consequentemente, dos dados dos clientes, fornece aos profissionais de marketing, por exemplo, um maior perfil demográfico e comportamental dos consumidores.
Essas informações podem incluir tudo: características de perfil, histórico de compras e informações de cookies.
Estamos falando nada mais nada menos do que da segmentação e personalização de campanhas bem direcionadas para sua base.
Entendendo as preferências do seu cliente, você consegue saber como e por onde abordá-lo da melhor forma.
Caso você tenha chegado até aqui já convencido de que atuar para promover a melhor experiência ao consumidor omnichannel vale a pena, vamos te explicar agora como isso pode ser feito na prática.
Seu cliente precisa conseguir interagir com todos os canais digitais da sua marca, independente do aparelho utilizado (computador, tablet ou celular). Se isso não acontece, cuidado! Você está deixando bastante dinheiro escapar.
Não é mais necessário acessar dezenas de sistemas para identificar uma solicitação ou solucioná-la.
Todas as demandas chegam em um sistema único e podem ser respondidas e também distribuídas por meio dele. Estamos falando de uma plataforma de CRM que vai te ajudar e muito com tudo isso.
Não se esqueça que as campanhas segmentadas e personalizadas atraem o cliente certo, no momento certo, fazendo com que ele se sinta exclusivo, importante e se torne fiel à sua marca.
Após testar as implementações, diminuir os riscos e as falhas da sua estratégia, lançá-la ao mercado permitirá fidelizar e aumentar a sua base de clientes, além de todos os outros benefícios já citados aqui.
Cada empresa pode seguir caminhos diferentes para organizar sua estratégia omnichannel, se adequar a esse consumidor e aplicar o que for necessário para fornecer uma experiência completa à ele. No entanto, todos esses pontos são básicos e devem fazer parte do planejamento.
Bom, você percebeu que esse artigo é completo mesmo para esclarecer o conceito de consumidor omnichannel, concorda?
Para finalizar, tenha sempre em mente que o motivo de existir o omnichannel é proporcionar o melhor atendimento e experiência possível para seus clientes.
Nele, online e offline são uma coisa só e isso faz total sentido para seus usuários.
Se você ainda não integrou seus canais online e offline, é hora de correr! Time is money! Ou sua marca salta na frente nesse mercado competitivo do varejo ou vai ficar para trás da concorrência.
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Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Ana Beatriz tem mais de 7 anos de experiência em Recursos Humanos, com foco em treinamento e desenvolvimento (T&D), gestão de performance e inclusão. Psicóloga e PcD, atua na construção de ambientes corporativos mais acessíveis, promovendo diversidade, engajamento e aprendizado estratégico.
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