Como segmentar campanhas efetivamente para o Natal
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															A segmentação de consumidores é um dos primeiros passos que devem ser dados por empresas que desejam implementar uma estratégia de marketing eficaz.
Sumário
Para realizá-la, é essencial contar com uma plataforma de CRM, afinal, essa tecnologia proporcionará escala e agilidade na execução dessa tarefa.
Neste artigo, vou explicar o conceito de segmentação de consumidores, seu objetivo e mostrar alguns exemplos práticos para o contexto das marcas de varejo.
Vem comigo conferir?
A segmentação de consumidores é o ato de agrupar os clientes da empresa de acordo com suas características, comportamentos, preferências, perfil psicológico, entre outros.
No varejo, especialmente entre as marcas que têm lojas físicas, a segmentação considera produtos comprados, vendedor e estabelecimento de preferência, categorias preferidas, cores e estilos mais procurados, etc.
Já no ambiente online, onde os e-commerces estão presentes, é comum a segmentação de consumidores de acordo com dados demográficos, páginas acessadas, produtos mais clicados, pedidos abandonados no carrinho, dentre muitos outros.
Conhecendo bem a interação de cada pessoa com a sua empresa, é possível entender melhor cada segmento e direcionar campanhas de marketing hiperpersonalizadas a fim de aumentar as vendas e a receita do seu negócio.
Como diria o pai da administração moderna, Peter Drucker:
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”.
O objetivo da segmentação no varejo é conhecer melhor os consumidores e, a partir disso, impactá-los apenas com ofertas e conteúdos que realmente façam sentido, pelo melhor canal, no momento mais adequado.
Mas, para além disso, segmentar clientes ajuda a aumentar a fidelização da base e, principalmente, a elevar indicadores relevantes da empresa, como vendas, receita, taxa de recompra, ticket médio, LTV, frequência de compras etc.
As principais variáveis utilizadas para segmentar os consumidores são dados demográficos, psicográficos, geográficos, comportamentais, entre outras características.
Entretanto, na nossa Plataforma de Dados de Clientes (CDP), utilizamos inteligência artificial para considerar diversos outros atributos na segmentação, o que nos permite ser extremamente precisos e estratégicos nos agrupamentos.
Além disso, disponibilizamos aos nossos clientes a Matriz RFM, que permite segmentar os consumidores considerando a recência e a frequência de compras, assim como os valores financeiros gastos.
Um dos grandes benefícios do nosso software é que ele permite “somar” vários comportamentos e características dentro de um mesmo segmento.
Então, você pode, por exemplo, buscar na sua base mulheres de 35 anos, que moram em SP, que gostam de comprar blusas amarelas apenas no e-commerce, entre os meses de julho e novembro.
Ao coletar informações sobre a identidade dos seus clientes, é fundamental transformá-las em estratégias que gerem resultados.
Integrar esses dados a uma plataforma de CRM e aplicar essa inteligência em campanhas de e-mail marketing, WhatsApp, SMS, entre outros canais, é o caminho mais eficaz para aumentar a retenção da sua base.
Na sua empresa, você já realiza a segmentação de consumidores e personaliza estratégias com base nos agrupamentos de clientes? Conte para a gente nos comentários.

Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
 
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