Uma das dúvidas recorrentes entre os varejistas que já aplicam estratégias de CRM é se o SMS para e-commerce realmente funciona.
Sumário
Diante dessa questão, nós elencamos neste artigo uma série de fatos para confirmar que SIM, ou seja, vale bastante a pena investir nesta mídia.
Isso não é bem verdade!
Com a ascensão de APPs como o WhatsApp, as pessoas passaram a utilizar menos o SMS para enviar mensagens entre si (relacionamento).
Contudo, elas elas ainda se mostram abertas a receber comunicações por meio desta mídia.
Tal afirmação se baseia em 2 pesquisas; uma da Panorama Mobile Time & Opinion Box e a outra da Connect Mogul.
No primeiro estudo foi descoberto que 44% do público analisado recebe SMSs todos os dias ou quase todos os dias.
E no segundo, foi levantado que 90% das pessoas que recebem um SMS, o abrem em, no máximo, até 3 minutos após a sua chegada.
Se olharmos apenas para a taxa de abertura citada, fica evidente a efetividade do SMS, se comparado, por exemplo, ao e-mail marketing. Pela experiência aqui na Dito, descobrimos que em campanhas muito boas, a média de abertura dos e-mails não passa de 20% a 40%.
Bem interessante, não é?
Se gostou desses dados, siga a leitura para aprender mais sobre o tema.
Aqui na Dito uma das maneiras que as marcas varejistas mais usam o SMS é para divulgar ofertas, em especial, aquelas que são “relâmpago”, ou seja, que tem o prazo super curto para acabar.
A nossa vivência prática mostra que este tipo de campanha funciona muito bem.
Todavia, para que você não fique preso(a) somente à nossa ótica, podemos mencionar também esta matéria do Canaltech onde foi relatado que quase “80% dos consumidores disseram que gostam de receber ofertas por texto; em conjunto com 53% que preferem se relacionar com marcas que utilizam o SMS”.
Consideradas essas estatísticas, o SMS se torna muito interessante para aumentar as vendas do e-commerce, afinal, além do fim descrito acima, você também poderá utilizá-lo para recuperar carrinhos abandonados, aquecer bases inativas, retomar o contato com quem se descadastrou no e-mail, informar sobre o status de pedidos, fazer pós-venda e muitas outras estratégias.
Para corroborar esse ponto de vista, veja uma série de dados relevantes sobre o SMS:
Créditos dos 5 últimos tópicos citados para o artigo da Techjury.
Se você ainda tiver dúvidas, chame agora um dos nossos especialistas no WhatsApp e agende uma consultoria gratuita.
Até breve!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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