Artigo escrito pelos autores convidados Eduardo Araújo (Senior Sales Manager) e Rita Lessa (Sales Team Leader) na Infobip.

A transformação digital mudou de status repentinamente: foi de plano para o futuro à tema central em pouco tempo.

Nesse cenário, inúmeras empresas, de diversos segmentos, estão buscando se adaptar por meio do desenvolvimento de APPs, chatbots de atendimento, inteligência artificial, dentre muitos outros.

A lista de mudanças é extensa! Adaptar-se rapidamente tornou-se essencial. Se a internet já era parte importante de nossas vidas, agora ela é praticamente o único caminho viável de todos os negócios.

Mas, por mais relevantes que os aplicativos e conexões 5G sejam, a transformação digital passa por outras ferramentas.

Um home office funcional, por exemplo, precisa de uma estrutura física e um espaço para trabalhar que 5G nenhum é capaz de resolver.

Agora, utilizando-se desta mesma analogia para o cenário dos canais de comunicação, o SMS aparece como o exemplo ideal, afinal, se você precisar enviar determinada notificação para alguém que esteja sem acesso à internet, o que se pode fazer?

Além de não depender de conexão com rede Wi-Fi ou 3G, o SMS é o único tipo de mensagem que atinge qualquer telefone celular da atualidade.

Nem todos os proprietários de celular possuem um smartphone, e nem todos os smartphones possuem os aplicativos de conversa instalados, por exemplo.

Além disso, o SMS é muito melhor aceito para ações promocionais, pois essas mensagens não são necessariamente vistas como spam e não atrapalham a experiência do usuário em seus chat apps, o que não é nada positivo para a imagem da empresa que faz sua divulgação.

Até por essa razão, as políticas dos principais chat apps não toleram comunicações promocionais em suas contas oficiais.

As vantagens do SMS são diversas:

  • Custos mais baixos que chat apps;
  • Maior alcance;
  • Popular em qualquer lugar do mundo;
  • Não depende de rede de dados;
  • Políticas de conteúdo mais brandas:

Claro, não queremos dar a entender que o SMS é superior a outras formas de comunicação. E-mail Marketing, voice commerce, chat apps, notificações push, entre outras ferramentas, possuem grandes vantagens, isso é inegável.

Porém, assim como essas ferramentas, o SMS é fundamental para a transformação digital. É uma ferramenta que, se bem orquestrada em um fluxo rico com outros canais, é capaz obter resultados incríveis.

Além disso, o SMS já está recebendo suas atualizações, como Verified SMS e o RCS, que além de oferecer funcionalidades ainda mais ricas que os chat apps, tem um custo mais baixo. É incrível.

É sempre interessante ressaltar que existem dois lados ao se pensar em criar uma estratégia de comunicação mobile: os usuários querem ser notificados da maneira mais rápida possível e no local de sua preferência e ao mesmo tempo as empresas querem o menor custo possível utilizando o canal mais relevante.

E neste cenário, se o seu processo de comunicação não for capaz de alcançar a todos que precisam ser alcançados, com toda a riqueza que os diversos canais de comunicação podem oferecer e sem extrapolar seu orçamento, é sinal de que sua empresa ainda não conseguiu aplicar uma verdadeira transformação digital.

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Transformação digital: novas estratégias de comunicação

Artigo escrito pelos autores convidados Eduardo Araújo (Senior Sales Manager) e Rita Lessa (Sales Team Leader) na Infobip.

A transformação digital mudou de status repentinamente: foi de plano para o futuro à tema central em pouco tempo.

Nesse cenário, inúmeras empresas, de diversos segmentos, estão buscando se adaptar por meio do desenvolvimento de APPs, chatbots de atendimento, inteligência artificial, dentre muitos outros.

A lista de mudanças é extensa! Adaptar-se rapidamente tornou-se essencial. Se a internet já era parte importante de nossas vidas, agora ela é praticamente o único caminho viável de todos os negócios.

Mas, por mais relevantes que os aplicativos e conexões 5G sejam, a transformação digital passa por outras ferramentas.

Um home office funcional, por exemplo, precisa de uma estrutura física e um espaço para trabalhar que 5G nenhum é capaz de resolver.

Agora, utilizando-se desta mesma analogia para o cenário dos canais de comunicação, o SMS aparece como o exemplo ideal, afinal, se você precisar enviar determinada notificação para alguém que esteja sem acesso à internet, o que se pode fazer?

Além de não depender de conexão com rede Wi-Fi ou 3G, o SMS é o único tipo de mensagem que atinge qualquer telefone celular da atualidade.

Nem todos os proprietários de celular possuem um smartphone, e nem todos os smartphones possuem os aplicativos de conversa instalados, por exemplo.

Além disso, o SMS é muito melhor aceito para ações promocionais, pois essas mensagens não são necessariamente vistas como spam e não atrapalham a experiência do usuário em seus chat apps, o que não é nada positivo para a imagem da empresa que faz sua divulgação.

Até por essa razão, as políticas dos principais chat apps não toleram comunicações promocionais em suas contas oficiais.

As vantagens do SMS são diversas:

  • Custos mais baixos que chat apps;
  • Maior alcance;
  • Popular em qualquer lugar do mundo;
  • Não depende de rede de dados;
  • Políticas de conteúdo mais brandas:

Claro, não queremos dar a entender que o SMS é superior a outras formas de comunicação. E-mail Marketing, voice commerce, chat apps, notificações push, entre outras ferramentas, possuem grandes vantagens, isso é inegável.

Porém, assim como essas ferramentas, o SMS é fundamental para a transformação digital. É uma ferramenta que, se bem orquestrada em um fluxo rico com outros canais, é capaz obter resultados incríveis.

Além disso, o SMS já está recebendo suas atualizações, como Verified SMS e o RCS, que além de oferecer funcionalidades ainda mais ricas que os chat apps, tem um custo mais baixo. É incrível.

É sempre interessante ressaltar que existem dois lados ao se pensar em criar uma estratégia de comunicação mobile: os usuários querem ser notificados da maneira mais rápida possível e no local de sua preferência e ao mesmo tempo as empresas querem o menor custo possível utilizando o canal mais relevante.

E neste cenário, se o seu processo de comunicação não for capaz de alcançar a todos que precisam ser alcançados, com toda a riqueza que os diversos canais de comunicação podem oferecer e sem extrapolar seu orçamento, é sinal de que sua empresa ainda não conseguiu aplicar uma verdadeira transformação digital.

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