Sumário
ToggleSe você deseja conhecer a plataforma da VTEX e saber mais sobre as possíveis integrações, siga a leitura, pois este guia vai te apoiar.
Além destas respostas, ao final do artigo, nós vamos falar também a respeito da importância de integrar essa ferramenta a um CRM para Varejo.
Vem com a gente conferir?
O que é VTEX?
A VTEX é uma empresa brasileira, fundada no ano de 2000, pelo especialista em comércio eletrônico, Mariano Gomide de Faria, atual co-CEO.
A VTEX disponibiliza uma plataforma moderna de comércio digital, que possibilita às empresas, especialmente varejistas, um Go-To-Market mais célere e, consequentemente, vendas rápidas num curto espaço de tempo.
Veja alguns resultados e conquistas da VTEX:
- Presença em +38 países por meio de 18 escritórios;
- Já contam com + 1.300 funcionários em todo o mundo;
- São idealizadores do VTEX DAY; um dos maiores eventos de digital commerce do globo;
A carteira de clientes da VTEX é extensa e têm varejistas renomados como Carrefour, Walmart, Hering, Rede de Farmácias Pague Menos, Grupo Soma e etc.
Conheça melhor a VTEX, dando o play no vídeo a seguir:
Soluções e serviços da VTEX
A VTEX é uma plataforma SaaS (Software as a Service), baseada em nuvem, que oferece diversas soluções, tanto para o mercado B2C quanto para o B2B.
Na ferramenta, você poderá criar um marketplace, cadastrar produtos, gerenciar pedidos, monitorar a jornada omnichannel dos clientes, integrar o estoque da loja física e virtual (prateleira infinita), dentre muitas outras possibilidades.
Quando as marcas varejistas aderem a essa tecnologia, elas economizam tempo e passam a focar naquilo que realmente importa para o negócio: criar estratégias comerciais e de CRM para maximizar o faturamento.
Diferenciais da VTEX
A plataforma é low code, então, mesmo com pouco conhecimento, você conseguirá operá-la sem problemas.
A interface é intuitiva e possui o famoso sistema de “arrastar e soltar blocos”, com vários templates prontos.
A VTEX permite cadastrar o catálogo da loja em diversos marketplaces, logo, você também poderá vender produtos através de plataformas como a Amazon ou Mercado Livre.
Por meio do Headless Commerce, front-end e back-end podem funcionar independentemente.
Apesar destes pontos, um dos grandes diferenciais da VTEX é a facilidade de integração com os principais ERPs e CRMs.
CRM para VTEX
E já que falamos na integração entre VTEX e CRM, um dos softwares mais buscados é o da Dito CRM.
Quem é a Dito CRM?
A Dito é uma empresa de tecnologia com mais de 16 anos de mercado.
O escritório sede fica em Belo Horizonte (Minas Gerais), porém, há também uma unidade no Cubo Itaú, em São Paulo.
Mais de 15.000 usuários, entre vendedores, gerentes e analistas utilizam o CRM da Dito.
E grandes marcas como Grupo Soma, Lojas Zema, Grupo Lins Ferrão e Polishop compõem a carteira de clientes da empresa.
O CRM da Dito integra canais online (E-commerce, APPs) e offline (Loja Física), proporcionando o desenvolvimento de estratégias omnichannel.
E, claro, uma das integrações mais importantes da plataforma é com a VTEX.
Para entender melhor como a Dito pode te apoiar, assista abaixo o case de sucesso da Dress To:
Integração entre a VTEX e o CRM da Dito
A integração pode ser feita via VTEX CMS ou VTEX IO, sendo que a finalização do processo não ultrapassa 1 semana.
Quando o e-commerce estiver integrado ao CRM, passaremos a traquear, em tempo real, os comportamentos de navegação dos clientes, inclusive, as compras com pagamento aprovado.
Diante disso, vamos captar eventos como os que seguem abaixo (exemplo):
- Acessou página inicial;
- Acessou categoria;
- Acessou produto;
- Adicionou produto carrinho;
- Abandonou produto no carrinho;
- Acessou checkout;
- Fez pedido;
Assim que o monitoramento desses comportamentos tem início, o varejista, de imediato, poderá configurar campanhas automáticas para impactar as pessoas que estão (ou estavam) navegando na loja e acelerar a decisão de compra.
Outro ponto positivo é que, por meio da consulta diária à API da VTEX, os cadastros de clientes são sempre atualizados, independentemente se houve, ou não, um novo pedido fechado pelo consumidor.
E por fim, há também a possibilidade de implementar traqueamentos customizados como, por exemplo, puxar qual foi o código de vendedor de loja física preenchido pelo cliente antes de concluir uma compra.
Bem interessante, não é!?
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Muito obrigado conteúdo muito esclarecedor me ajudou muito.
Bom dia, Thiago! Que bom que ajudamos! Abraços!