Sumário
ToggleNos dias atuais, contar com um sistema de cashback de qualidade é essencial para os varejistas que precisam aumentar a fidelização e a taxa de recompra.
Prova da relevância desta estratégia é que, segundo uma matéria da CNDL, 17,5% dos brasileiros preferem comprar de marcas que já oferecem a vantagem do “dinheiro de volta”.
E de acordo com a Forbes, 82% dos consumidores priorizam programas de recompensas que oferecem promoções especiais, descontos ou cashback.
Benefícios do sistema de cashback
É fato que um sistema de cashback oferece diversos benefícios, porém, dentre eles, destacamos 04 principais:
- Maior frequência, recência e valor das compras realizadas pelos clientes;
- Aumento do volume de vendas e do faturamento;
- Maximização do LTV (Lifetime Value);
- Elevação do ticket médio;
Mas não pense que são “somente” esses! O varejista que adota um programa de cashback, também irá notar o aumento da sua base de consumidores ativos, tal como a chegada de novos compradores.
O segredo para conquistar todos esses resultados é escolher uma plataforma de cashback que integre com o seu CRM.
A integração destas duas ferramentas permitirá que você tenha 100% de controle da operação e enxergue informações estratégicas, como, por exemplo:
- Quais clientes têm (ou não) cashback disponível;
- Quando o saldo de cashback foi ativado;
- Quando o saldo de cashback irá vencer;
- Quanto de saldo há disponível para cada consumidor;
E além de ter acesso a todos estes dados, você poderá explorá-los para segmentar os clientes da sua base de maneira estratégica e customizar as campanhas de marketing (E-mail, SMS, WhatsApp).
Como oferecer cashback para meus clientes?
Conforme ficou explícito no tópico anterior, o primeiro passo é escolher uma plataforma de cashback que integre com o seu CRM.
Outro passo crucial é definir as regras do programa de cashback, ou seja, quanto os clientes vão receber de dinheiro de volta quando realizarem uma compra, como eles poderão gastar o valor disponível em compras futuras, após quanto tempo o cashback irá expirar, dentre outras.
Vale ressaltar que para passar a receber cashback, o seu cliente precisará se cadastrar corretamente e concordar com os termos do programa.
E esses são outros benefícios de um sistema de cashback, afinal, a qualidade dos seus cadastros irá melhorar, sem desrespeitar nenhuma premissa da LGPD.
Exemplos de estratégias com cashback
As estratégias que envolvem o cashback são bem democráticas, afinal, esse é um benefício que pode ser ofertado para todos os públicos.
Apesar disso, é fundamental que o varejista seja “calculista” e segmente bem a sua base de clientes para conseguir aumentar as vendas.
Assim sendo, você pode, por exemplo, avisar aos clientes inativos da sua base que agora a sua marca oferece cashback. Para isso, tente chamar a atenção deles através do e-mail marketing, explorando o gatilho mental da “novidade”.
Outra possibilidade é incentivar a recompra junto aos clientes que tem cashback prestes a vencer. Para estes, pode ser interessante a abordagem direta pelo WhatsApp, usando os gatilhos mentais da “escassez” e “urgência”.
O cashback também é uma estratégia excelente para atrair os consumidores “liquideiros”, ou seja, aqueles mais sensíveis ao preço. Para eles, reforce em “caixa alta”, o montante de saldo de cashback disponível e avise que X% do valor poderá ser usado em novas compras.
E, por fim, o cashback é uma estratégia legal de ser reforçada nas principais datas comemorativas do varejo (Dia das mães, dia dos pais, Black Friday, Cyber Monday, Natal, dentre outras).
O apelo de preço baixo + cashback é a fórmula de sucesso para atrair novos clientes e reativar aqueles que já estão “adormecidos” na sua base.
Portanto, não perca mais tempo e passe a ofertar o cashback nas suas estratégias de CRM. Essa tática já está sendo aplicada por diversos varejistas e, se você demorar muito, acabará sendo ultrapassado pelos concorrentes.
Qual a melhor plataforma de cashback?
Se você é varejista, antes de contratar uma plataforma de cashback, nós te aconselhamos fortemente a agendar uma consultoria gratuita com a gente.
Nós estamos no mercado há mais de 15 anos e, além de sermos especialistas em varejo, temos uma grande bagagem de conhecimento sobre cashback, inclusive, sobre a aplicação desta estratégia em mercados internacionais.
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