abr
7, 2021
5 dicas básicas para melhorar os resultados do seu E-commerce
Lojas virtuais vêm apresentando um crescimento considerável nos últimos anos. Separamos abaixo três importantes dados que comprovam esse impulsionamento.
Crescimento histórico
Segundo a pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit/Nielsen em parceria com o Banco Bexs, em 2020, o e-commerce bateu um recorde histórico: 41% de crescimento, equivalente a 87 bilhões de reais.
Novos consumidores
Também no ano passado, aproximadamente 13,2 milhões de pessoas aderiram ao comércio eletrônico. Muito desse crescimento se deve à impossibilidade de comprar em lojas físicas devido à pandemia.
Recorrência
Por último mas não menos importante, um dado sobre a recorrência: 83% desses novos consumidores disseram que voltariam a realizar novas compras online.
Diante desses indicadores que evidenciam o destaque que o e-commerce vem ganhando, separamos 5 dicas básicas para aproveitar o momento e aperfeiçoar a sua loja virtual, bem como suas estratégias de marketing e vendas.
1. Experiência do cliente
A sua loja virtual deve oferecer um ambiente tão agradável quanto sua loja física. Preocupe-se em entender o caminho que seu consumidor percorre dentro do seu e-commerce e antever qualquer gargalo. Sua loja oferece uma interface amigável? O processo de pagamento está claro? A navegação é intuitiva e responsiva? Os canais de atendimento disponíveis funcionam e resolvem os problemas que chegam?
A experiência do cliente é um divisor de águas e deve ser uma prioridade.
2. Canais de comunicação
O seu público não é “todo mundo”. O primeiro passo para selecionar os canais corretos é investigar o seu consumidor ideal. Entender em quais redes sociais ele está inserido, se tem o hábito de ler email, quais portais consulta.
A ideia aqui é entender seu comportamento digital para que você possa abordá-lo de forma assertiva e fazer-se presente nos meios mais adequados.
3. Sazonalidade
Datas comerciais são feitas para vender. Planeje-se para essas ocasiões. Crie um cronograma de ações, desenhe qual será a estratégia de preço, selecione os canais de divulgação das campanhas e prepare sua estrutura interna para evitar eventuais problemas técnicos na data.
Clique aqui e confira as principais datas comerciais mapeadas para 2021.
4. Monitoramento dos resultados
Entender os resultados obtidos é fundamental para saber como performa o seu negócio. Faça uma lista dos principais indicadores do seu e-commerce e crie uma rotina para monitorá-los. Defina a frequência de cada um e os critérios a serem considerados.
Alguns indicadores básicos do varejo virtual são: ticket médio, taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, vendas totais e vendas por período, CAC total e CAC por canal, LTV (lifetime value), custo por pedido, ROI, índices de devoluções e trocas e claro, satisfação.
Acompanhar os resultados ajuda a entender a evolução do seu negócio e em quais pontos devem ser implementadas melhorias.
5. Segmentar para vender mais
Estude o seu CRM para conhecer o perfil dos clientes que realizaram mais de uma compra em seu e-commerce nos últimos doze meses para criar campanhas direcionadas.
Entenda o comportamento de compra, quais produtos se destacaram, quanto tempo levou de uma compra para a outra, qual foi o ticket médio, qual foi a forma de pagamento mais utilizada, em qual região ou Estado se concentra a maior parte dos compradores.
Os dados que um CRM oferece sobre o consumidor são muito ricos e devem ser analisados e transformados em inteligência.
É hora de aproveitar a crescente do varejo digital para impulsionar seus negócios. Mas não se esqueça: foque em crescer, mas sem abrir mão da qualidade. Boas vendas!