Na semana passada, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico abriu as inscrições para empresas que queiram ter o selo Black Friday Legal 2015.

A Black Friday movimentou mais de R$ 497 milhões de reais em 2014, de acordo com a ClearSale, empresa especializada na prevenção e detecção de fraudes do comércio eletrônico.

A sexta-feira de descontos no e-commerce, que costuma acontecer no final de novembro, importada dos Estados Unidos, já se fixou no calendário brasileiro.

Porém, um bom lojista virtual sabe que não é preciso chegar novembro para movimentar as vendas com campanhas promocionais de descontos.

Obviamente, o giro de mercadorias e as vendas não podem estar baseadas apenas em liquidações.

Contudo, as promoções com desconto são uma estratégia muito importante para o aumento de vendas por vários motivos.

Por isso, preparamos uma lista com 6 motivos para o seu e-commerce fazer campanhas promocionais com descontos e, assim, movimentar as vendas, fidelizar e conquistar novos clientes. Veja:

Descontos reengajam clientes inativos

Sabe aqueles clientes que não compram há um determinado tempo?

Que tal atraí-los com descontos imperdíveis nos produtos relacionados ao seu histórico de compra ou aqueles que eles consultaram e até colocaram no carrinho mas desistiram de finalizar a transação?

Os descontos têm poder de atração para clientes que já conhecem o seu negócio, os seus produtos, a qualidade da sua entrega e atendimento.

Descontos incentivam a primeira compra

Todos sabemos os custos para a conquista de novos clientes.

Muitas vezes, todo o dinheiro investido em ações de marketing, anúncios online etc. pode não ser tão efetivo como a criação de promoções com grandes descontos para a primeira compra.

“Vou comprar para ver como é, já que está com um bom desconto”.

Basicamente é isso que o consumidor que ainda não conhece o seu e-commerce pensa quando se depara com uma oferta imperdível.

Descontos fidelizam

Se o desconto tem poder de atração de novos clientes e clientes inativos, de quando em quando também servem para reforçar a fidelização dos consumidores ativos.

Quem não gosta de abrir o e-mail e se deparar com ofertas imperdíveis de uma loja que costuma comprar?

Contudo, é preciso ter cuidado para não enviar descontos muito grandes em produtos que o cliente acabou de adquirir pele preço “normal”.

Por isso, é importante trabalhar a segmentação dos clientes e criar ações específicas para os diferentes públicos.

Descontos fazem os estoques girarem

Mercadoria parada também é prejuízo. Se você tem mercadoria parada, tente negociar uma nova remessa com preços melhores e, assim, balancear a margem de lucro entre o que está estocado e o que vai chegar.

Com isso, poderá conceder bons descontos para esvaziar estoques e abrir espaço para novos produtos.

Descontos são recompensa

Sabe aquele seleto grupo de clientes com ticket médio alto e com número de compras regular e satisfatório? Uma das maneiras de recompensá-los é criar ofertas especiais para eles.

Você pode por exemplo, criar um cupom com desconto para uma próxima compra ou surpreendê-lo na hora do fechamento do pedido.

Aproveite para demonstrar que os descontos são por conta do relacionamento e da fidelidade.

Descontos atraem tráfego

As pessoas gostam de repassar aos seus amigos as ofertas que consideram realmente vantajosas.

Um bom exemplo disso são as companhias aéreas.

Além de conseguir muito engajamento nas redes sociais, elas, muitas vezes, acabam virando notícia (mídia espontânea).

Use o poder das redes sociais para propagar as promoções com descontos. Isso atrairá muitos novos internautas que passarão a conhecer a marca e, potencialmente, comprar.

É preciso balancear entre os períodos com mais ou menos ações promocionais com desconto.

O consumidor não pode ficar mal acostumado a só comprar quando há promoções, por isso, é interessante montar um calendário e trabalhar para conseguir cumpri-lo por meio de negociações com fornecedores, redução de custos fixos e variáveis etc.

Além disso, mandar sempre os mesmos descontos para toda sua base pode ser um grande tiro no pé.

Isso suja a base de e-mails e também vai banalizar os esforços.

Pode parecer aos clientes que sua empresa está sempre fazendo promoções, portanto, para comprar é só esperar a próxima.

E o mais importante: quando seu e-commerce anunciar uma promoção com desconto, estes descontos têm que ser realmente reais; têm que impressionar o consumidor!

Como as campanhas promocionais com descontos são utilizadas no seu e-commerce?

Conta pra gente a sua experiência no campo de comentários logo abaixo.

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Campanhas para e-commerce: 6 motivos para fazê-las!

Na semana passada, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico abriu as inscrições para empresas que queiram ter o selo Black Friday Legal 2015.

A Black Friday movimentou mais de R$ 497 milhões de reais em 2014, de acordo com a ClearSale, empresa especializada na prevenção e detecção de fraudes do comércio eletrônico.

A sexta-feira de descontos no e-commerce, que costuma acontecer no final de novembro, importada dos Estados Unidos, já se fixou no calendário brasileiro.

Porém, um bom lojista virtual sabe que não é preciso chegar novembro para movimentar as vendas com campanhas promocionais de descontos.

Obviamente, o giro de mercadorias e as vendas não podem estar baseadas apenas em liquidações.

Contudo, as promoções com desconto são uma estratégia muito importante para o aumento de vendas por vários motivos.

Por isso, preparamos uma lista com 6 motivos para o seu e-commerce fazer campanhas promocionais com descontos e, assim, movimentar as vendas, fidelizar e conquistar novos clientes. Veja:

Descontos reengajam clientes inativos

Sabe aqueles clientes que não compram há um determinado tempo?

Que tal atraí-los com descontos imperdíveis nos produtos relacionados ao seu histórico de compra ou aqueles que eles consultaram e até colocaram no carrinho mas desistiram de finalizar a transação?

Os descontos têm poder de atração para clientes que já conhecem o seu negócio, os seus produtos, a qualidade da sua entrega e atendimento.

Descontos incentivam a primeira compra

Todos sabemos os custos para a conquista de novos clientes.

Muitas vezes, todo o dinheiro investido em ações de marketing, anúncios online etc. pode não ser tão efetivo como a criação de promoções com grandes descontos para a primeira compra.

“Vou comprar para ver como é, já que está com um bom desconto”.

Basicamente é isso que o consumidor que ainda não conhece o seu e-commerce pensa quando se depara com uma oferta imperdível.

Descontos fidelizam

Se o desconto tem poder de atração de novos clientes e clientes inativos, de quando em quando também servem para reforçar a fidelização dos consumidores ativos.

Quem não gosta de abrir o e-mail e se deparar com ofertas imperdíveis de uma loja que costuma comprar?

Contudo, é preciso ter cuidado para não enviar descontos muito grandes em produtos que o cliente acabou de adquirir pele preço “normal”.

Por isso, é importante trabalhar a segmentação dos clientes e criar ações específicas para os diferentes públicos.

Descontos fazem os estoques girarem

Mercadoria parada também é prejuízo. Se você tem mercadoria parada, tente negociar uma nova remessa com preços melhores e, assim, balancear a margem de lucro entre o que está estocado e o que vai chegar.

Com isso, poderá conceder bons descontos para esvaziar estoques e abrir espaço para novos produtos.

Descontos são recompensa

Sabe aquele seleto grupo de clientes com ticket médio alto e com número de compras regular e satisfatório? Uma das maneiras de recompensá-los é criar ofertas especiais para eles.

Você pode por exemplo, criar um cupom com desconto para uma próxima compra ou surpreendê-lo na hora do fechamento do pedido.

Aproveite para demonstrar que os descontos são por conta do relacionamento e da fidelidade.

Descontos atraem tráfego

As pessoas gostam de repassar aos seus amigos as ofertas que consideram realmente vantajosas.

Um bom exemplo disso são as companhias aéreas.

Além de conseguir muito engajamento nas redes sociais, elas, muitas vezes, acabam virando notícia (mídia espontânea).

Use o poder das redes sociais para propagar as promoções com descontos. Isso atrairá muitos novos internautas que passarão a conhecer a marca e, potencialmente, comprar.

É preciso balancear entre os períodos com mais ou menos ações promocionais com desconto.

O consumidor não pode ficar mal acostumado a só comprar quando há promoções, por isso, é interessante montar um calendário e trabalhar para conseguir cumpri-lo por meio de negociações com fornecedores, redução de custos fixos e variáveis etc.

Além disso, mandar sempre os mesmos descontos para toda sua base pode ser um grande tiro no pé.

Isso suja a base de e-mails e também vai banalizar os esforços.

Pode parecer aos clientes que sua empresa está sempre fazendo promoções, portanto, para comprar é só esperar a próxima.

E o mais importante: quando seu e-commerce anunciar uma promoção com desconto, estes descontos têm que ser realmente reais; têm que impressionar o consumidor!

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