Em um passado não muito distante, diversos mitos sobre o e-mail marketing circulavam na internet.
Haviam diversas “regras” quanto a melhores horários fixos para envio, sobre como escrever o assunto e o conteúdo da mensagem, dentre outras.
Mas no mundo digital, a realidade muda rapidamente e o que era “lei” ontem pode não valer mais hoje.
A escolha do melhor horário para disparo do e-mail, por exemplo, deve considerar todas as características e comportamentos da base presente no CRM, e muitos outros fatores.
Também é importante compreender com detalhes os diferentes tipos de campanhas (newsletters, anúncios de promoções, campanhas de aniversário etc.).
Descobrir o momento exato de mandar o e-mail é uma tarefa que exige a combinação perfeita desses pontos.
Algumas regras para envio de campanhas caíram por terra.
Uma delas estabelecia que o horário do almoço apresentava excelente retorno. Uma pesquisa da Informz com empresas do Reino Unido, dos Estados Unidos e Canadá analisou 600 milhões de e-mails.
O open rate desse horário foi de 33,9% – muito próxima dos 32% registrados no período compreendido entre o fim da tarde e o início da noite.
De acordo com o estudo, o horário ideal para envio de mensagens era a parte da manhã. A taxa de abertura de emails chegou a 39%.
Uma das explicações para o índice se baseava no fato de a pessoa ter maior disponibilidade para checar a caixa de entrada do correio eletrônico ao chegar ao trabalho.
Mesmo o parâmetro tido como clássico – envio entre terça e quinta-feira pela manhã – pode não funcionar com tanta eficiência em determinados casos.
Hoje já há registros que apontam uma crescente taxa de abertura de e-mails nos fins de semana. O que teria provocado a mudança? Há algumas teorias que buscam explicar o fenômeno.
A primeira aponta o menor número de mensagens recebidas nos sábados e domingos, o que daria destaque às mensagens de campanhas.
Outra tese indica a massificação dos smartphones, que permite ao usuário acessar com mais facilidade e a qualquer momento sua caixa de correio eletrônico.
O sonho de todo analista de CRM é encontrar a fórmula que indique qual o melhor momento para enviar o e-mail de sua campanha. Só que ela não existe.
Apenas a análise detalhada do perfil do usuário e a realização de sucessivos testes permitirão escolher o horário adequado.
O perfil do usuário pode ser traçado com o auxílio de ferramentas de inteligência analítica, que conjugam dados demográficos, sociais e de comportamento online para direcionar mensagens automáticas, inteligentes e personalizadas.
Informações como histórico de compras, hábitos de navegação, produtos pesquisados no site, idade, sexo, profissão e localização geográfica permitem segmentar a base de clientes.
Tal análise ajuda a definir o momento ideal de envio de e-mail marketing.
Os dispositivos móveis alteraram radicalmente a forma de utilizar a internet.
Segundo estudo do Ibope Ratings, o número de acessos à web por meio de smartphones e tablets já supera o registrado com desktops e laptops. Hoje, qualquer tempo disponível é utilizado para navegação.
O novo cenário ajuda a tornar ainda mais complexa a definição da estratégia de envio de mensagens.
Assim, o profissional de marketing precisa estar atento às oportunidades que surgem. Eis 3 exemplos simples sobre aproveitar as chances de fechar novos negócios.
Mesmo não havendo “fórmula mágica” para definir de forma geral o melhor momento de envio de campanhas de e-mail marketing, é possível detectar em cada caso o horário mais adequado.
O importante é conhecer a sua data-driven persona e se adequar às peculiaridades dos segmentos.
Como você planeja o envio de e-mail marketing? Sua empresa segue alguma estratégia? Conte-nos sobre os resultados obtidos no campo de comentários abaixo.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Entregabilidade é quando a maior parte dos e-mails enviados chegam até a caixa de entrada dos destinatários. Uma taxa de entrega saudável está sempre acima…
Ao contrário do que afirmam alguns “especialistas”, o e-mail marketing ainda é uma das principais ferramentas para empresas que trabalham retenção de clientes e geração…
O conteúdo dos seus e-mails é sempre muito importante. Mas como chamar a atenção do seu cliente no meio da “chuva” de e-mails de outras…
Se você trabalha constantemente com e-mail marketing, provavelmente, já precisou enviar uma mensagem de errata. A arte ficou maravilhosa, o assunto está atraente, o call…
Qual é a melhor estratégia para se investir: e-mail marketing ou redes sociais? Se essa é a sua dúvida, siga a leitura, pois vamos buscar…
O analista de CRM que planeja e automatiza as estratégias de marketing para varejistas, sabe o quanto esse trabalho é minucioso e demanda, por exemplo,…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.