Sumário
ToggleO maior ativo de uma empresa é a sua base de clientes. Por isso, os termos clienting, customer centric e customer centricity estão ganhando cada vez mais destaque no varejo.
São expressões que representam estratégias de negócios que põem o cliente no centro de todas as decisões da empresa.
No caso específico da palavra “Clienting”, o foco está mais direcionado ao cuidado da marca com seus clientes, o que influenciará diretamente na lealdade deles.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de Clienting e de Customer Centricity, tal como a importância deles para as empresas varejistas. Vamos lá?
Customer Centricity
Também conhecido como Customer Centric, o Customer Centricity pode ser traduzido como “gestão centrada no cliente” e é um conceito empresarial onde todas as estratégias têm em comum uma finalidade: satisfazer o cliente.
A ideia, portanto, é garantir à clientela uma experiência absolutamente positiva em todas as etapas da jornada de cliente, da descoberta da marca ao pós-venda.
Clienting
Clienting é uma metodologia utilizada para tornar mais eficientes os recursos econômicos que as empresas utilizam para fidelizar o cliente.
O termo ganhou destaque com o livro de Luis M. Huete e Andrés Pérez chamado: Clienting: Márketing y servicios para rentabilizar la lealtad.
Hoje estamos lidando com cenários de grande complexidade econômica e mudanças comportamentais. E as marcas precisam estar cada vez mais “Customer Centricity” e focar as suas estratégias no cliente.
Neste contexto, Clienting reforça a importância da lealdade do cliente e, em vez de considerá-los como meio para atingir as vendas, é melhor considerar que o fim é o cliente e o meio é a venda.
A Economia da Lealdade permite criar uma diferenciação sustentável no mercado e que neste cenário, onde o comportamentos dos clientes mudam frequentemente, há uma rápida adaptação das empresas e menor impacto financeiro.
De acordo com Pedro Ivo, Sócio Diretor da Dito, a cultura do cuidado com o cliente, por incrível que pareça, ainda não se tornou algo natural na grande maioria das marcas brasileiras de varejo.
Há 2 anos este assunto emergiu com mais força e muitas empresas tiveram que se movimentar, finalmente entendendo que seu maior ativo é a base de clientes construída ao longo do tempo.
Lealdade Ativa
Comprovadamente, a retenção de clientes é mais lucrativa que a aquisição de novos. A retenção é uma consequência da experiência positiva do consumidor com a marca.
Uma marca pode oferecer artifícios para tentar encantar o cliente como descontos, pontos ou cashback, mas está promovendo uma fidelidade artificial, conhecida também como fidelidade reativa, pois se o concorrente aumentar a vantagem, o consumidor muda a preferência.
Porém, se investir na experiência do consumidor, a marca pode construir uma lealdade ativa, que é legítima, ajudando o cliente a atingir seu objetivo, reduzindo o esforço dele e criando vínculo.
Leia mais: Existe diferença entre cliente fiel e leal?
Como alcançar a lealdade do cliente?
- Tratar bem o cliente e de forma personalizada;
- Ter bom atendimento omnichannel;
- Ajudar o consumidor a atingir seus objetivos com pouco esforço;
- Manter um vínculo com o cliente;
- Proporcionar experiências e interações positivas com a marca;
- Sempre ouvir o cliente e acompanhá-lo a partir de seus feedbacks;
- Antecipar as necessidades de forma proativa;
- Construir uma política de empatia em todos os processos;
- Respeitar a privacidade do público da marca;
- Compartilhar conhecimento com os clientes;
- Agir para melhorar a experiência do cliente;
- Delegar responsabilidades para melhorar a experiência do cliente;
- Adaptar-se às demandas e necessidades do cliente.
Potencializando uma estratégia centrada no cliente
- Motivar os colaboradores;
- Lideranças que pensam no clientes como o foco do negócio;
- Treinamentos para colaboradores que estão em contato direto com os clientes, como vendedores;
- Utilização de ferramentas internas para otimização de processos, como CRM;
- Relacionamento com clientes através da segmentação e personalização.
Marketing de Relacionamento
O marketing de relacionamento é uma estratégia de médio/longo prazo, cujo objetivo principal é desenvolver e fomentar uma relação progressiva entre empresas e clientes.
O seu diferencial está na compreensão do perfil do cliente ideal do seu negócio para o desenvolvimento de ações personalizadas e segmentadas.
A construção de segmentações é essencial para traçar os padrões de comportamento e consumo dos consumidores e assim desenvolver comunicações personalizadas para cada um de seus públicos.
Pesquisa Clienting Index
Agora que chegamos até aqui, para complementar os seus estudos sobre o assunto, te sugerimos baixar, gratuitamente, a Pesquisa Clienting Index.
Neste estudo da Dito CRM, foram investigados os dados de 140 marcas do segmento de Varejo de Moda, incluindo Vestuário, Calçados e Acessórios, com atuação no Brasil. Foram escolhidos 6 indicadores estratégicos para análise:
- Data Quality Index;
- CRM Influenced Revenue Index;
- People Repurchase Index;
- Revenue Repurchase Index;
- Purchase Frequency Index;
- Customer Spend Index;
Esperamos te ver por aqui novamente em breve! Até a próxima!