Como o CRM pode aumentar as vendas no setor de Móveis e Eletro?

Banner Clienting Index

Com avanço tecnológico, as pessoas estão se deparando com inúmeras oportunidades e experiências, principalmente em ambientes digitais. Essas transformações tecnológicas geram grandes impactos no comportamento de consumo das pessoas.

Hoje o consumidor omnichannel realiza pesquisas para encontrar produtos e serviços com o melhor custo x benefício. No mercado de Móveis e Eletro os clientes já chegam às lojas decididos.

É um consumidor que, considerando o funil de vendas, já está na etapa de decisão, logo, já sabe o que quer adquirir, a marca, a média de preço, entre outras variáveis.

Além da mudança no comportamento do consumidor, um outro desafio para o setor é a grande concorrência, e para se destacar é preciso que as marcas apresentem alguns diferenciais. 

Neste post, mostraremos por que abraçar a inovação tecnológica, como o uso do CRM, e apostar no aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente podem garantir diferenciais competitivos e aumento do faturamento para marcas de móveis e eletrodomésticos.

O CRM como diferencial competitivo

Entre as principais estratégias a serem implementadas como diferencial competitivo por uma marca de móveis e eletro é necessário apostar no aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente e atendê-lo da melhor forma possível.

Para oferecer o melhor relacionamento, é necessário identificar os principais perfis, hábitos, necessidades e expectativas dos consumidores e assim oferecer a eles a comunicação, os produtos, o atendimento e a experiência que desejam e que podem gerar valor para eles.

Neste contexto, o CRM (Customer Relationship Management), que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, se destaca. Ele é o conjunto de práticas com a finalidade de gerenciar e analisar as interações com os clientes.

Com o uso de uma plataforma de CRM, as marcas podem realizar a gestão das informações da base de clientes e criar comunicações personalizadas de acordo com as características e comportamentos dos seus consumidores em diversos canais.

A influencia do CRM na retenção e na fidelização

Os varejistas que conseguem se adaptar bem às mudanças do mercado, são aqueles que conhecem bastante os seus consumidores e conseguem atender às necessidades deles em velocidade recorde.

Isso porque as marcas investem em tecnologia para identificar as preferências dos clientes, otimizar processos e se manterem próximas aos seus consumidores, como é o caso do CRM. 

Entre as principais tendências do segmento de móveis e eletrodomésticos está a digitalização, com a implementação de e-commerces e também a venda ativa.

Existe uma transição rápida de consumo moderno, ou seja, antes um cliente comprava itens para casa pensando na qualidade do produto para 10 anos ou mais, e hoje tem muita preocupação estética. Os clientes trocam de móveis com mais agilidade para acompanhar as tendências de decoração e pela facilidade de compra dos canais digitais integrados ao físico. 

A venda ativa é a grande aliada neste cenário, pois a marca se dirige até o cliente para vender e desenvolver o relacionamento com ele, oferecendo um atendimento consultivo e personalizado.

Imagine, por exemplo, uma loja de móveis que acabou de vender um berço para uma cliente que teve o seu primeiro bebê. Depois de uns 2 anos desta compra, é bem provável que essa cliente já comece a pesquisar sobre a transição do berço para a caminha.

A inteligência artificial do CRM pode fomentar o vendedor de uma marca sobre essa possível necessidade do cliente para que ele consiga, através de uma venda ativa e consultiva, ajudar o cliente em suas necessidades. O resultado é ainda mais positivo se a marca tiver um bom pós-venda e construir um verdadeiro relacionamento com o cliente. 

Com o CRM, as lojas de móveis e eletro podem entender as necessidade dos clientes, diversificar os canais de comunicação para manter o contato com o público e gerar engajamento. Inclusive, potencializar o pós-vendas para melhorar a experiência de compra, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

A importância do CRM para o setor de Móveis e Eletro

Como já mencionado neste artigo, com a centralização dos dados de características e comportamentos dos consumidores no CRM, as marcas de móveis e eletro conseguem entender a jornada de compra dos seus clientes e atender as necessidades e expectativas deles. O que se torna um diferencial competitivo e favorece na retenção e fidelização dos clientes.

Além destes benefícios já citados, o uso do CRM para o setor de Móveis e Eletro também é importante para: 

  • Integração dos canais de vendas e comunicação da marca;
     
  • Visão mais ampla do negócio: Por meio dos relatórios, o gestor consegue ter uma visão ampliada da marca que é essencial para tomar decisões mais ágeis e corretas;

  • Mais produtividade: O CRM otimiza a comunicação e torna os processos mais eficientes, visto que centraliza todas as informações sobre os clientes;

  • Planejamento estratégico mais eficiente: É uma central de informações, com dados relevantes, imprescindíveis para o planejamento;

  • Aumento das vendas: Como o CRM coloca o cliente no centro da estratégia, consegue identificar seu perfil, potencializando o relacionamento da marca com ele e estimulando a sua retenção, além de favorecer a aquisição de novos clientes;

Se a sua marca ainda não tem uma plataforma de CRM, confira este artigo que orientamos como escolher a melhor opção para a sua empresa: Ferramentas de CRM: como escolher a melhor para sua marca.

Conheça também a Dito. Estamos há mais de 14 anos no mercado e já impactamos mais de 120 milhões de consumidores de grandes marcas do varejo.

Por meio da nossa plataforma, é possível integrar todos canais de vendas on e offline. Desse modo, você terá uma visão única e completa da jornada de compra dos seus clientes. Isso porque nosso sistema possibilita:

  • Integração de todos os canais de vendas do varejo;

  • Centralização dos dados;

  • Segmentação de consumidores;

  • Escolha do melhor canal de comunicação para fazer o disparo de notificação;

  • Agenda digital do vendedor, com a criação de listas de contatos;

  • Gerenciamento da performance das lojas físicas e dos vendedores;

  • Venda reativa pelo WhatsApp;

  • Envio de pesquisas de satisfação;

  • Segmentação de público para o Google Adwords e Facebook Ads;

  • Mensuração de resultados no varejo;

  • E muito mais;

Observe os resultados de alguns de nossos clientes do segmento de Home & Others:

  • Schumann — atingiu 68,5 de taxa de recompra;

  • Lojas Zema — mais de 2 mil vendedores conseguiram acionar clientes;

  • Supermercado Now — conseguiu reter 86% dos clientes ativos em apenas 3 meses;

Agora que você tem mais clareza sobre como o CRM pode estimular as suas vendas de móveis e eletro e que é indispensável para o crescimento de sua empresa. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e entenda como a Dito pode transformar o seu negócio.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *