Como descobrir o perfil do cliente? Veja aqui!
No atual contexto do varejo, nunca foi tão importante identificar o perfil do cliente. E para te ajudar nesta tarefa, nós preparamos esse guia com…

A internet já é acessível à 51% da população brasileira segundo o Cetic.br e a quantidade de pessoas conectadas está dando às empresas grandes oportunidades de aproximação com seus consumidores.
Se há algum tempo as organizações tinham dificuldade de conhecer e entender seus clientes, hoje temos o desafio de interpretar um excesso de informações e usá-las de forma eficiente.
Uma pesquisa divulgada pela consultoria IDC apontou que o número de dados gerados na web deve ultrapassar a marca de 44 zetabytes (44 trilhões de gigabytes).
As pessoas estão cada vez mais dispostas a compartilhar suas informações e interesses na rede.
Como, em meio a tanto conteúdo, podemos transformar dados criados e compartilhados espontaneamente pelos clientes em informações de valor?
Já existem, atualmente, tecnologias inovadoras de identificação de visitantes e gerenciamento do relacionamento com consumidores, como os CRMs, por exemplo.
Com essas ferramentas, é possível segmentar a base conforme dados demográficos, sociais e de comportamento, além de automatizar ações de marketing personalizadas para aumento de engajamento e conversões.
A seguir, veja algumas sugestões para transformar os dados dos clientes em informações para melhorar os relacionamentos, gerar mais negócios e potencializar resultados.
Prática cada vez mais comum, as empresas estão dando aos seus visitantes online meios de se logar em seus sites ou aplicativos mobile, permitindo a identificação dessas pessoas.
Para incentivar o cadastro, é preciso oferecer algo em troca, que pode ser um cupom de desconto ou acesso a conteúdo exclusivo.
A dica para facilitar o login é aplicar, pelo menos num primeiro momento, um formulário simples com poucos campos, como nome e e-mail.
Outros dados dos clientes podem ser captados posteriormente por meio de ações de engajamento.
Uma opção ainda melhor é permitir que as pessoas se cadastrem com sua rede social favorita, o que é chamado de social login.
Nos Estados Unidos, 80% dos cadastros já são feitos dessa forma.
Para os internautas, o benefício é a facilidade. Já a vantagem para as empresas está no volume de informações que se pode coletar, incluindo, idade, sexo, local de moradia, interesses, entre outros.
Após a identificação das pessoas e a coleta dos primeiros dados, é preciso estabelecer quais informações serão úteis para cada objetivo. Afinal, o que é relevante saber para melhorar a retenção de clientes e aumentar as taxas de conversão?
O gerenciamento responsável dos dados fornecidos pelos consumidores também é um desafio.
Quando uma pessoa preenche um cadastro, ela quer ter total segurança de que suas informações não serão utilizadas para fins duvidosos.
Plataformas de gerenciamento de consumidores podem ajudar a garantir a confiabilidade dos dados, a atualização automática dos registros e a praticidade no momento de trabalhar com essas informações.
Com esse tipo de ferramenta, fica simples criar filtros para segmentação e produzir notificações personalizadas.
Coletar e armazenar corretamente de nada adianta se não for para gerar valor.
Por isso, é importante contar com ferramentas de automação de marketing que facilitem o trabalho de ativar mensagens que levem o consumidor à conversão.
A tecnologia, aliada à inteligência das equipes de Marketing e Vendas, pode potencializar as ações de retenção, surpreendendo atuais e futuros clientes.
E não se esqueça de sempre mensurar resultados, corrigir a rota e avançar cada vez mais em direção ao aumento das vendas e do engajamento com as pessoas.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
No atual contexto do varejo, nunca foi tão importante identificar o perfil do cliente. E para te ajudar nesta tarefa, nós preparamos esse guia com…
Se imagine passando pela seguinte experiência: você está prestes a embarcar para suas férias e não poderia estar mais ansioso e animado. Assim que chega…
O objetivo deste artigo é esclarecer o que é social listening, tal como mostrar formas de aplicar essa estratégia no varejo e sugerir ferramentas para…
Prestar atenção ao churn rate da sua empresa é muito importante para acompanhar o sucesso do negócio e avaliar eventuais necessidades de revisão de estratégia….
Quando um consumidor entra no seu site, ele só está no começo de uma jornada de compra que ainda terá muitas fases. Antes de se…
A Jornada do Cliente é um termo muito comum em marketing e trata principalmente do caminho percorrido pelo cliente em contato com sua marca até…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.