Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp?

Se você tem pouca experiência com vendas através das redes sociais e quer descobrir como ser um bom vendedor pelo WhatsApp, fique tranquilo, pois nós estamos aqui para te apoiar.

No atual cenário do varejo, especialmente no segmento de moda, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para se relacionar com os clientes, retê-los e aumentar as vendas.

Para você ter ideia da relevância desse canal, o WhatsApp é a mídia social mais utilizada no Brasil com 169 milhões de usuários e, segundo texto da SEMRUSH, mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias.

O WhatsApp é tão importante para os varejistas que, marcas famosas como a Chilli Beans e a Dress To, já geram 20% e 48% de receita influenciada, respectivamente, somente por meio desta plataforma.

Para saber mais sobre esses cases de sucesso, assista neste link a história da Chilli Beans e, neste outro, o relato sobre a Dress To.

Diante dessas evidências, nós decidimos preparar esse material para te ajudar a vender mais pelo WhatsApp, sem descumprir regras de uso e, proporcionando sempre, boas experiências para os seus clientes.

Vamos lá?

Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp?

Customização das mensagens

O primeiro passo para ser um bom vendedor pelo WhatsApp é compreender que nenhum cliente é igual ao outro, logo, se você não personalizar a sua comunicação e atendimento, não terá êxito.

Isso é muito importante nos dias de hoje, afinal, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box & Dito CRM, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.

Assim sendo, veja as dicas a seguir para customizar as suas mensagens:

  • Entenda se o seu cliente prefere receber textos ou áudios. Há pessoas que vivem no “modo silencioso”, então, textos criativos chamam mais atenção. Mas há outras que adoram conversar, então, um diálogo iniciado por meio de um áudio, desperta a curiosidade e pode gerar respostas mais rápidas;
  • Quando iniciar a conversa, seja por áudio ou por texto, chame o seu cliente pelo primeiro nome. Isso ajuda a formar laços mais estreitos, criando proximidade com quem está recebendo a mensagem. Cuidado com apelidos; alguns gostam, outros não;
  • Seja espontâneo, natural, mas sem perder a formalidade e a sua autoridade, então, atue como um verdadeiro Personal Shopper;
  • Junto à sua mensagem, envie materiais complementares, como catálogos ilustrados. Parte dos consumidores se sentem mais à vontade para comprar quando enxergam a oferta que está sendo apresentada;
  • Compreenda que nem toda mensagem deve ter o objetivo de vender, portanto, esporadicamente, chame o cliente somente para saber como ele está, cumprimentá-lo pelo aniversário e/ou para verificar se ele está gostando das últimas compras feitas (pós-venda);
  • Se o cliente não responder, não “force” a comunicação. Após algum tempo, vale a pena perguntar se ele viu a última mensagem enviada, mas tenha cautela, afinal, ele pode acabar te bloqueando;
  • Antes de enviar uma mensagem para o cliente, investigue se outro vendedor da equipe já não o abordou recentemente. Mensagens excessivas são encaradas como SPAM e tendem a gerar descadastros. Para que você possa aplicar todas essas boas práticas, de forma mais automatizada, sugira ao seu Gerente a contratação de um CRM omnichannel;
  • Assista o webinar abaixo para aprender mais sobre o tema;

Aplique a técnica do espelho

Se o cliente responder a sua primeira mensagem, passe a aplicar, imediatamente, a famosa “técnica do espelho”; muito utilizada pelos melhores vendedores do mercado.

Essa técnica consiste em “imitar”, sutilmente, o comportamento e a linguagem do consumidor. Isso ajuda a criar empatia e conexão entre vocês.

Para exemplificar, se o cliente usar muitas abreviações na escrita, faça o mesmo nas suas mensagens.

Se ele enviar um áudio, responda com outro áudio. Se o consumidor for de “poucas palavras”, deixe os seus textos o mais objetivos possível. Se a comunicação do cliente for mais informal, não seja formal demais e etc.

Como não ser bloqueado no WhatsApp?

Provavelmente você já ouviu histórias de vendedores que descumpriram alguma política de uso do WhatsApp e, por isso, acabaram sendo bloqueados.

Para evitar que isso aconteça com você, siga as boas práticas abaixo, sugeridas pelo próprio WhatsApp:

  • Para conversas comerciais ou de relacionamento com os clientes, use sempre o WhatsApp Business;
  • Configure 100% do perfil, ou seja, preencha todas as informações e coloque uma foto de perfil;
  • Quando for cadastrar o telefone de um cliente novo, peça a ele para cadastrar o seu também e, prioritariamente, te enviar um “Oi” antes. Isso mostra para o WhatsApp que foi o consumidor que demonstrou interesse em iniciar o diálogo e que você não está fazendo SPAM;
  • Não envie mensagens para números que não autorizaram previamente o seu contato por meio deste canal;
  • Não adicione clientes em listas de transmissão ou grupos que eles não autorizaram;
  • Se for enviar alguma informação ou dado, tenha certeza de que são verídicos e de fontes confiáveis;
  • Se um cliente avisar que não quer receber mais mensagens, o exclua da sua lista de transmissão;
  • Não compartilhe números de telefone sem autorização, nem use dados obtidos de fontes ilegais;
  • Cuidado com os termos e palavras que você utiliza nos textos. Se algo for encarado como pejorativo ou ofensivo, seu número pode ser bloqueado;
  • Tenha ponderação quanto a quantidade de contatos diários realizados. Sugerimos ir escalando a volumetria. Comece com 10, suba para 20, 30, 40 e assim sucessivamente;

Como desbloquear o número no WhatsApp?

Para desbloquear o seu número de WhatsApp é preciso entrar em contato com eles através de algum dos canais presentes neste link. Entretanto, pela nossa experiência, funciona bem enviar um e-mail para support@whatsapp.com.

Conte o que aconteceu e informe que, infelizmente, você não conhecia a regra que gerou o bloqueio. Se posicione afirmando que não voltará a repetir o mesmo erro. Aproveite a oportunidade e peça materiais com outras boas práticas para utilização da ferramenta.

WhatsApp Omnichannel

Sabendo que o varejo se transformou bastante nos últimos anos, te sugerimos também ler outro artigo aqui do Blog sobre o WhatsApp Omnichannel.

Entender como a jornada de consumo das novas gerações ocorre, é fundamental para ser um bom vendedor pelo WhatsApp.

E então, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários.

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Se você tem pouca experiência com vendas através das redes sociais e quer descobrir como ser um bom vendedor pelo WhatsApp, fique tranquilo, pois nós estamos aqui para te apoiar.

No atual cenário do varejo, especialmente no segmento de moda, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para se relacionar com os clientes, retê-los e aumentar as vendas.

Para você ter ideia da relevância desse canal, o WhatsApp é a mídia social mais utilizada no Brasil com 169 milhões de usuários e, segundo texto da SEMRUSH, mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias.

O WhatsApp é tão importante para os varejistas que, marcas famosas como a Chilli Beans e a Dress To, já geram 20% e 48% de receita influenciada, respectivamente, somente por meio desta plataforma.

Para saber mais sobre esses cases de sucesso, assista neste link a história da Chilli Beans e, neste outro, o relato sobre a Dress To.

Diante dessas evidências, nós decidimos preparar esse material para te ajudar a vender mais pelo WhatsApp, sem descumprir regras de uso e, proporcionando sempre, boas experiências para os seus clientes.

Vamos lá?

Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp?

Customização das mensagens

O primeiro passo para ser um bom vendedor pelo WhatsApp é compreender que nenhum cliente é igual ao outro, logo, se você não personalizar a sua comunicação e atendimento, não terá êxito.

Isso é muito importante nos dias de hoje, afinal, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box & Dito CRM, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.

Assim sendo, veja as dicas a seguir para customizar as suas mensagens:

  • Entenda se o seu cliente prefere receber textos ou áudios. Há pessoas que vivem no “modo silencioso”, então, textos criativos chamam mais atenção. Mas há outras que adoram conversar, então, um diálogo iniciado por meio de um áudio, desperta a curiosidade e pode gerar respostas mais rápidas;
  • Quando iniciar a conversa, seja por áudio ou por texto, chame o seu cliente pelo primeiro nome. Isso ajuda a formar laços mais estreitos, criando proximidade com quem está recebendo a mensagem. Cuidado com apelidos; alguns gostam, outros não;
  • Seja espontâneo, natural, mas sem perder a formalidade e a sua autoridade, então, atue como um verdadeiro Personal Shopper;
  • Junto à sua mensagem, envie materiais complementares, como catálogos ilustrados. Parte dos consumidores se sentem mais à vontade para comprar quando enxergam a oferta que está sendo apresentada;
  • Compreenda que nem toda mensagem deve ter o objetivo de vender, portanto, esporadicamente, chame o cliente somente para saber como ele está, cumprimentá-lo pelo aniversário e/ou para verificar se ele está gostando das últimas compras feitas (pós-venda);
  • Se o cliente não responder, não “force” a comunicação. Após algum tempo, vale a pena perguntar se ele viu a última mensagem enviada, mas tenha cautela, afinal, ele pode acabar te bloqueando;
  • Antes de enviar uma mensagem para o cliente, investigue se outro vendedor da equipe já não o abordou recentemente. Mensagens excessivas são encaradas como SPAM e tendem a gerar descadastros. Para que você possa aplicar todas essas boas práticas, de forma mais automatizada, sugira ao seu Gerente a contratação de um CRM omnichannel;
  • Assista o webinar abaixo para aprender mais sobre o tema;

Aplique a técnica do espelho

Se o cliente responder a sua primeira mensagem, passe a aplicar, imediatamente, a famosa “técnica do espelho”; muito utilizada pelos melhores vendedores do mercado.

Essa técnica consiste em “imitar”, sutilmente, o comportamento e a linguagem do consumidor. Isso ajuda a criar empatia e conexão entre vocês.

Para exemplificar, se o cliente usar muitas abreviações na escrita, faça o mesmo nas suas mensagens.

Se ele enviar um áudio, responda com outro áudio. Se o consumidor for de “poucas palavras”, deixe os seus textos o mais objetivos possível. Se a comunicação do cliente for mais informal, não seja formal demais e etc.

Como não ser bloqueado no WhatsApp?

Provavelmente você já ouviu histórias de vendedores que descumpriram alguma política de uso do WhatsApp e, por isso, acabaram sendo bloqueados.

Para evitar que isso aconteça com você, siga as boas práticas abaixo, sugeridas pelo próprio WhatsApp:

  • Para conversas comerciais ou de relacionamento com os clientes, use sempre o WhatsApp Business;
  • Configure 100% do perfil, ou seja, preencha todas as informações e coloque uma foto de perfil;
  • Quando for cadastrar o telefone de um cliente novo, peça a ele para cadastrar o seu também e, prioritariamente, te enviar um “Oi” antes. Isso mostra para o WhatsApp que foi o consumidor que demonstrou interesse em iniciar o diálogo e que você não está fazendo SPAM;
  • Não envie mensagens para números que não autorizaram previamente o seu contato por meio deste canal;
  • Não adicione clientes em listas de transmissão ou grupos que eles não autorizaram;
  • Se for enviar alguma informação ou dado, tenha certeza de que são verídicos e de fontes confiáveis;
  • Se um cliente avisar que não quer receber mais mensagens, o exclua da sua lista de transmissão;
  • Não compartilhe números de telefone sem autorização, nem use dados obtidos de fontes ilegais;
  • Cuidado com os termos e palavras que você utiliza nos textos. Se algo for encarado como pejorativo ou ofensivo, seu número pode ser bloqueado;
  • Tenha ponderação quanto a quantidade de contatos diários realizados. Sugerimos ir escalando a volumetria. Comece com 10, suba para 20, 30, 40 e assim sucessivamente;

Como desbloquear o número no WhatsApp?

Para desbloquear o seu número de WhatsApp é preciso entrar em contato com eles através de algum dos canais presentes neste link. Entretanto, pela nossa experiência, funciona bem enviar um e-mail para support@whatsapp.com.

Conte o que aconteceu e informe que, infelizmente, você não conhecia a regra que gerou o bloqueio. Se posicione afirmando que não voltará a repetir o mesmo erro. Aproveite a oportunidade e peça materiais com outras boas práticas para utilização da ferramenta.

WhatsApp Omnichannel

Sabendo que o varejo se transformou bastante nos últimos anos, te sugerimos também ler outro artigo aqui do Blog sobre o WhatsApp Omnichannel.

Entender como a jornada de consumo das novas gerações ocorre, é fundamental para ser um bom vendedor pelo WhatsApp.

E então, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários.

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2 Comentários

  1. Eu gostei muito das dicas.
    Não sou uma internauta,mais trabalho diretamente com vendas presencial, esse conteúdo vai me ajudar bastante.
    Recente o aplicativo do whatsapp da loja foi banido e eu não conseguia entender o por que.
    Com essas dicas me ajuda a entender
    Gratidao🧡

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