Se você tem pouca experiência com vendas através das redes sociais e quer descobrir como ser um bom vendedor pelo WhatsApp, fique tranquilo, pois nós estamos aqui para te apoiar.
Sumário
No atual cenário do varejo, especialmente no segmento de moda, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para se relacionar com os clientes, retê-los e aumentar as vendas.
Para você ter ideia da relevância desse canal, o WhatsApp é a mídia social mais utilizada no Brasil com 169 milhões de usuários e, segundo texto da SEMRUSH, mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias.
O WhatsApp é tão importante para os varejistas que, marcas famosas como a Chilli Beans e a Dress To, já geram 20% e 48% de receita influenciada, respectivamente, somente por meio desta plataforma.
Diante dessas evidências, nós decidimos preparar esse material para te ajudar a vender mais pelo WhatsApp, sem descumprir regras de uso e, proporcionando sempre, boas experiências para os seus clientes.
Vamos lá?
O primeiro passo para ser um bom vendedor pelo WhatsApp é compreender que nenhum cliente é igual ao outro, logo, se você não personalizar a sua comunicação e atendimento, não terá êxito.
Isso é muito importante nos dias de hoje, afinal, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box & Dito, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.
Assim sendo, veja as dicas a seguir para customizar as suas mensagens:
Se o cliente responder a sua primeira mensagem, passe a aplicar, imediatamente, a famosa “técnica do espelho”; muito utilizada pelos melhores vendedores do mercado.
Essa técnica consiste em “imitar”, sutilmente, o comportamento e a linguagem do consumidor. Isso ajuda a criar empatia e conexão entre vocês.
Para exemplificar, se o cliente usar muitas abreviações na escrita, faça o mesmo nas suas mensagens.
Se ele enviar um áudio, responda com outro áudio. Se o consumidor for de “poucas palavras”, deixe os seus textos o mais objetivos possível. Se a comunicação do cliente for mais informal, não seja formal demais e etc.
Provavelmente você já ouviu histórias de vendedores que descumpriram alguma política de uso do WhatsApp e, por isso, acabaram sendo bloqueados.
Para evitar que isso aconteça com você, siga as boas práticas abaixo, sugeridas pelo próprio WhatsApp:
Para desbloquear o seu número de WhatsApp é preciso entrar em contato com eles através de algum dos canais presentes neste link.
Entretanto, pela nossa experiência, funciona bem enviar um e-mail para support@whatsapp.com.
Conte o que aconteceu e informe que, infelizmente, você não conhecia a regra que gerou o bloqueio. Se posicione afirmando que não voltará a repetir o mesmo erro.
Aproveite a oportunidade e peça materiais com outras boas práticas para utilização da ferramenta.
Sabendo que o varejo se transformou bastante nos últimos anos, te sugerimos também ler outro artigo aqui do Blog sobre o WhatsApp Omnichannel.
Entender como a jornada de consumo das novas gerações ocorre, é fundamental para ser um bom vendedor pelo WhatsApp.
E então, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você?
Deixe a sua opinião nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Se você está na dúvida sobre qual ferramenta de WhatsApp Omnichannel contratar, siga a leitura para conhecer a melhor opção disponível para o varejo. Além…
Segundo matéria do Canaltech, citando dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp, junto ao Instagram, foram os aplicativos mais usados pelos brasileiros em…
Se você deseja saber como aumentar as vendas no WhatsApp, siga a leitura, pois este conteúdo vai te apoiar bastante. Nesse artigo, nós vamos apresentar…
A relação entre a LGPD e o WhatsApp está sendo bastante discutida, afinal, se de um lado essa rede social é uma das mais usadas,…
Os dois últimos anos comprovaram como o varejo brasileiro pode ser resiliente. Já falava-se sobre transformação digital há mais tempo. Contudo, marcas que não se…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.
Eu gostei muito das dicas.
Não sou uma internauta,mais trabalho diretamente com vendas presencial, esse conteúdo vai me ajudar bastante.
Recente o aplicativo do whatsapp da loja foi banido e eu não conseguia entender o por que.
Com essas dicas me ajuda a entender
Gratidao🧡
Oi, Anejose! Tudo bem? Em nome da Dito, agradeço muito pelo seu feedback! Ficamos felizes em saber que o conteúdo foi útil.