Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp?

Escrito por:
Carlos Nascimento
Compartilhe:
Data da postagem:

Se você tem pouca experiência com vendas através das redes sociais e quer descobrir como ser um bom vendedor pelo WhatsApp, fique tranquilo, pois nós estamos aqui para te apoiar.

No atual cenário do varejo, especialmente no segmento de moda, o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para se relacionar com os clientes, retê-los e aumentar as vendas.

Para você ter ideia da relevância desse canal, o WhatsApp é a mídia social mais utilizada no Brasil com 169 milhões de usuários e, segundo texto da SEMRUSH, mais de 100 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias.

O WhatsApp é tão importante para os varejistas que, marcas famosas como a Chilli Beans e a Dress To, já geram 20% e 48% de receita influenciada, respectivamente, somente por meio desta plataforma.

Diante dessas evidências, nós decidimos preparar esse material para te ajudar a vender mais pelo WhatsApp, sem descumprir regras de uso e, proporcionando sempre, boas experiências para os seus clientes.

Vamos lá?

Como aumentar as vendas pelo WhatsApp?

Customização das mensagens

O primeiro passo para ser um bom vendedor pelo WhatsApp é compreender que nenhum cliente é igual ao outro, logo, se você não personalizar a sua comunicação e atendimento, não terá êxito.

Isso é muito importante nos dias de hoje, afinal, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box & Dito, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas.

Assim sendo, veja as dicas a seguir para customizar as suas mensagens:

Aplique a técnica do espelho

Se o cliente responder a sua primeira mensagem, passe a aplicar, imediatamente, a famosa “técnica do espelho”; muito utilizada pelos melhores vendedores do mercado.

Essa técnica consiste em “imitar”, sutilmente, o comportamento e a linguagem do consumidor. Isso ajuda a criar empatia e conexão entre vocês.

Para exemplificar, se o cliente usar muitas abreviações na escrita, faça o mesmo nas suas mensagens.

Se ele enviar um áudio, responda com outro áudio. Se o consumidor for de “poucas palavras”, deixe os seus textos o mais objetivos possível. Se a comunicação do cliente for mais informal, não seja formal demais e etc.

Como não ser bloqueado no WhatsApp?

Provavelmente você já ouviu histórias de vendedores que descumpriram alguma política de uso do WhatsApp e, por isso, acabaram sendo bloqueados.

Para evitar que isso aconteça com você, siga as boas práticas abaixo, sugeridas pelo próprio WhatsApp:

Como desbloquear o número no WhatsApp?

Para desbloquear o seu número de WhatsApp é preciso entrar em contato com eles através de algum dos canais presentes neste link.

Entretanto, pela nossa experiência, funciona bem enviar um e-mail para support@whatsapp.com.

Conte o que aconteceu e informe que, infelizmente, você não conhecia a regra que gerou o bloqueio. Se posicione afirmando que não voltará a repetir o mesmo erro.

Aproveite a oportunidade e peça materiais com outras boas práticas para utilização da ferramenta.

WhatsApp Omnichannel

Sabendo que o varejo se transformou bastante nos últimos anos, te sugerimos também ler outro artigo aqui do Blog sobre o WhatsApp Omnichannel.

Entender como a jornada de consumo das novas gerações ocorre, é fundamental para ser um bom vendedor pelo WhatsApp.

E então, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você?

Deixe a sua opinião nos comentários.

Como ser um bom vendedor pelo WhatsApp

Posts Similares

2 Comentários

  1. Eu gostei muito das dicas.
    Não sou uma internauta,mais trabalho diretamente com vendas presencial, esse conteúdo vai me ajudar bastante.
    Recente o aplicativo do whatsapp da loja foi banido e eu não conseguia entender o por que.
    Com essas dicas me ajuda a entender
    Gratidao🧡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − um =

Fale conosco

Preencha o formulário para falar com o nosso atendimento

    ×
    Fale conosco

    Que tal realizar um benchmarking com um grande varejista do seu setor?

    O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.

    Todos os direitos reservados a DITO.