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ToggleAumentar as vendas no Dia das Mães não é uma tarefa fácil. No entanto, para te ajudar, nós vamos apresentar neste artigo as estratégias de CRM que performam melhor.
É fundamental conhecê-las, afinal, em datas comerciais como o Dia das Mães é mais fácil (e barato) estimular pedidos entre os consumidores já cadastrados do que atrair novos compradores.
Assim sendo, avance a leitura para descobrir com detalhes quais campanhas de marketing executar, antes, durante e depois do dia 11 de maio de 2025.
A importância do Dia das Mães para o Varejo
Essa data comemorativa é uma das mais relevantes para as marcas varejistas, especialmente, quando se trata das lojas virtuais.
Para exemplificar, segundo gráficos da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento e o ticket médio do e-commerce vem crescendo ano a ano, então, esse é um ótimo período para aumentar as vendas.
Além disso, com base no Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em 2024, as vendas no Dia das Mães – apuradas entre os dias 6 e 12 de maio – cresceram 6,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Portanto, validada a relevância desta época do ano, siga em frente para conhecer algumas ações que a sua marca precisa colocar em prática.
Estratégias para vender mais no Dia das Mães
Confira as estratégias de CRM que apresentam a melhor performance entre os mais de 350 clientes varejistas que atendemos.
E-mail marketing para clientes inativos
A primeira sugestão é buscar no seu Software de CRM os clientes que compraram pela última no período do Dia das Mães do ano anterior e personalizar uma campanha especial para esse público.
Uma vez que esses consumidores tiveram contato com a sua marca e com os produtos específicos desta época, as chances deles comprarem novamente são maiores em relação às pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa.
Portanto, você pode, por exemplo, enviar um e-mail marketing com alguns lançamentos da nova coleção e sugerir 3 ou 4 itens para presentear as mães.
Para não ter erro, capriche no copy do assunto e ofereça algum benefício imperdível para reativar essa base. Cupons de desconto, Cashback e/ou frete grátis costumam funcionar bem.
Pode ser interessante agregar outras regras ao segmento, como gênero e idade, para realmente impactar filhos que estejam pesquisando por presentes.
Presentes para os “Clientes Champion”
Você já ouviu falar na Matriz RFV (ou RFM)?
A sigla R.F.V representa a Recência que seus clientes compram, a Frequência e, por último, o Valor Monetário.
A soma desses dados ajuda a compreender quem são os melhores consumidores da marca (Champions), assim como os “piores”.
De posse dessas informações, a nossa segunda proposta é, justamente, elaborar uma ação hiperpersonalizada de marketing para os clientes champion.
Como eles têm alta recência, frequência e valores gastos ao longo dos últimos 12 meses, fortalecer o relacionamento com esse público VIP da sua base é essencial. Mas para eles é preciso fazer algo realmente memorável.
Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, que tal selecionar os TOP 10 champions do seu cadastro e presenteá-los com uma uma peça exclusiva da sua coleção?
Se concordar com essa ideia, filme a entrega dos presentes, edite um vídeo bacana e poste nas suas redes sociais.
Lembre-se que nem tudo se trata de vender, mas sim, de branding. Embora vale ressaltar que muitas campanhas de awareness acabam resultando na maximização das vendas.
Aprofunde o seu conhecimento lendo outro artigo aqui do Blog sobre “Estratégias essenciais para atender clientes vips”.
WhatsApp com condição exclusiva
Apesar das mães, geralmente, receberem os presentes de outras pessoas, muitas delas gostam de aproveitar essa época do ano para se auto-presentear.
Nesse sentido, vale a pena segmentá-las no CRM e fazer contato pelo WhatsApp para ceder uma condição exclusiva que pode ser aplicada no e-commerce.
Essa condição pode ser, por exemplo, frete grátis durante todo o mês de maio, “X%” OFF na primeira compra, compre 1 peça e ganhe a segunda, dentre várias outras possibilidades.
SMS para compras por impulso
O SMS para e-commerce é uma mídia poderosa para gerar compras por impulso, recuperar carrinhos abandonados e, por exemplo, retomar o contato com quem se descadastrou do e-mail.
Segundo a Revista Veja, citando dados da CNDL, quase 60% dos consumidores realizam compras por impulso, logo, enviar SMSs com “ofertas relâmpago” de Dia da Mães, é uma excelente forma de “fisgar” a audiência e maximizar o last click.
Como aplicar essas estratégias?
Para conseguir aplicar algumas das estratégias que mencionamos neste artigo, você precisará dispor de um Software de CRM.
Nessa ferramenta, além de concentrar e unificar suas fichas de clientes, você poderá segmentar a base por características e comportamentos e disparar as campanhas de E-mail, WhatsApp e SMS.
Para concluir, se você quiser saber mais sobre a plataforma de CRM da Dito, basta clicar no banner abaixo e agendar uma consultoria gratuita com a gente.

Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.