Descubra estratégias para fidelizar clientes na sua empresa!
Você sabia que, em média, as empresas perdem cerca de 20% dos clientes anualmente apenas por não ter um bom atendimento? Portanto, entender como fidelizar…
Mais do que atender bem, é preciso garantir que o cliente tenha sucesso e isso começa com dados, personalização de campanhas e ação no momento certo.
Sumário
Customer Success é mais do que oferecer um bom atendimento. No varejo, ele representa uma virada de chave: acompanhar o cliente ao longo da jornada, garantir que ele alcance o resultado esperado com a marca e, com isso, gerar valor contínuo.
Com o apoio de um CRM especializado como o da Dito, é possível antecipar necessidades, personalizar interações e transformar dados em ações práticas para uma gestão de relacionamento com consumidores de excelência.
Descubra neste conteúdo, como o CRM para customer success pode diferenciá-lo no mercado e como aplicá-lo!
O Customer Success é uma estratégia de negócios voltada para garantir que os clientes atinjam os resultados esperados ao utilizar um produto ou serviço, gerando mais satisfação, lealdade e valor a longo prazo.
É uma abordagem proativa e focada no relacionamento, auxiliando os clientes a alcançarem seus objetivos, impulsionando o crescimento e a lucratividade.
O atendimento é reativo e se concentra em abordar problemas ou solicitações imediatas, geralmente, durante ou após uma venda.
Já o pós-venda abrange todas as interações após uma compra, incluindo o serviço, mas também atividades proativas como integração e construção de relacionamento para garantir a satisfação e a fidelidade do cliente.
Por outro lado, o Customer Success é uma abordagem estratégica e proativa que busca assegurar que os clientes atinjam os resultados esperados com um produto ou serviço, criando valor sustentável tanto para eles quanto para a empresa.
O papel do CRM para customer success é estratégico. Ele atua como um hub de inteligência relacional, permitindo que as empresas acompanhem e atendam melhor seus clientes em todas as etapas da jornada.
A ferramenta de CRM reúne em um único lugar todas as interações, históricos de compra, solicitações de suporte, preferências e feedbacks do cliente.
Isso traz uma visão 360º do cliente, contribuindo para personalização do atendimento e agilidade na resolução de problemas.
Conheça as principais vantagens de um CRM para varejo!
O CRM omnichannel para varejo conecta dados de compra, comportamento, campanhas e atendimento em uma base única, o que permite:
Mais do que visualizar o NPS no varejo como um score genérico, o CRM para customer success permite acompanhar:
A automação não se limita a datas ou campanhas sazonais:
O CRM da Dito analisa dados históricos de compra, frequência, ticket médio e canais utilizados para identificar padrões de consumo por perfil de cliente.
A partir desses dados, ele cria modelos de propensão de compra, considerando sazonalidade, cluster e histórico individual. É mais simples prever quando aquele cliente deve voltar a comprar e acionar campanhas antecipadamente.
Suponha que um cliente que normalmente recompra a cada 55 dias não voltou em 60, o CRM dispara um incentivo automático personalizado antes dele em inatividade.
Com isso, fica mais fácil ajustar sortimento, promoções e até o mix de canais com base em previsões reais de demanda.
No cenário atual, reter clientes custa menos do que adquirir novos, mas exige timing, relevância e escala e isso só é possível com automação inteligente.
A automação no CRM da Dito vai muito além de agendar e-mails. Ela aciona campanhas em resposta a comportamentos reais e contextuais, como:
O resultado? Ações proativas, personalizadas e escaláveis que mantêm o relacionamento ativo, sem depender de ações manuais.
Nem todo cliente vai se engajar o tempo todo. Mas com modelos preditivos integrados ao CRM, é possível identificar sinais de afastamento antes que o churn aconteça.
Alguns exemplos:
Após uma compra de entrada bem-sucedida, o CRM pode sugerir produtos complementares automaticamente, aproveitando o pico de engajamento para aumentar o ticket e a retenção.
Outros exemplos de automações de retenção é a mensagem de “check-in” que reforça o valor da marca ou oferece conteúdo exclusivo.
Métricas como same customer sales e frequência de compras mostram se quem já compra está comprando mais, com a mesma frequência ou se está se afastando.
Isso diz muito mais sobre fidelização de clientes com CRM e valor de marca do que o volume bruto de vendas.
Quando o same customer sales cai, mesmo com o faturamento estável ou crescente, é sinal de alerta: pode haver uma dependência excessiva de novos clientes para sustentar o caixa.
Já uma queda na frequência de compras indica perda de relevância no dia a dia do consumidor, muitas vezes, antecedendo o churn.
No varejo de moda, conforme o estudo da E-commerce Brasil, o same customer cales (gasto médio anual por cliente) segue uma tendência de crescimento consistente: +17% em 2023, +2,4% em 2022, e manutenção em 2024, com taxa de recompra chegando a 63% até abril.
Com um CRM especializado como o da Dito, essas métricas deixam de ser apenas relatórios e se tornam gatilhos de ação.
Os clientes que costumavam comprar a cada 45 dias, mas estão há 60 sem interação, entram automaticamente em fluxos de reengajamento de clientes ou retenção.
Dito CX permite monitorar a satisfação dos clientes por meio de pesquisas CSAT e NPS, trazendo insights para ajustar as estratégias.
Ele possibilita analisar rapidamente a percepção do consumidor sobre suas experiências, identificar quedas no engajamento ou no ticket médio e entender possíveis causas, como campanhas pouco assertivas ou falhas no atendimento.
Além disso, os dados das pesquisas podem ser cruzados com outras informações da base, facilitando ações segmentadas e personalizadas que fortalecem a fidelização e melhoram o pós-venda.
Já o Dito IA utiliza inteligência artificial para analisar dados e identificar clientes com maior propensão de compra, permitindo o disparo de ofertas e conteúdos personalizados.
Clientes de alto LTV representam oportunidades críticas de crescimento e, por isso, exigem atenção diferenciada. Com o CRM da Dito, você identifica esse grupo.
A partir daí, cria campanhas hiperpersonalizadas, como ofertas exclusivas, pré-lançamentos ou condições especiais em canais preferenciais.
Depois de integrar o CRM Omnichannel da Dito, a Dress To (moda feminina) para unificar dados e eliminar bases duplicadas das lojas físicas e e-commerce, o grupo alcançou resultados expressivos.
Foi obtida 83% de taxa média de recompra e 48% de receita foi influenciada por automações. Além disso, houve uma taxa de conversão de 35% em fluxos automatizados com o Dito Jornadas.
O sucesso do cliente se constrói com constância, inteligência e timing. E isso só é possível quando dados e tecnologia trabalham a favor da experiência do cliente no B2C.
Com o CRM da Dito, estratégias de retenção, reengajamento, personalização e monitoramento de indicadores-chave, como LTV, NPS, same customer sales e frequência de compra, deixam de ser conceitos e se tornam operações escaláveis e automatizadas.
Fale conosco e entenda como nossas ferramentas de CRM e customer success podem simplificar o trabalho da sua equipe!
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
Você sabia que, em média, as empresas perdem cerca de 20% dos clientes anualmente apenas por não ter um bom atendimento? Portanto, entender como fidelizar…
Numa analogia, se imaginarmos a sua empresa como uma árvore, sua base de clientes atual representa as “frutas baixas”, isto é, aquelas que estão ao…
Usar um CRM para fidelização de clientes no varejo permite criar experiências personalizadas, segmentar com inteligência e ativar campanhas nos canais certos. Isso fortalece o…
O social commerce tornou-se uma tendência crescente no varejo, afinal, essa estratégia, além de ter fortalecido mais um canal de vendas, aproximou ainda mais as…
A era em que se fazia propaganda simplesmente por fazer, sem haver clareza sobre os resultados esperados, chegou ao fim. Nos dias atuais, o que…
O marketing de conteúdo para e-commerce é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o tráfego qualificado orgânico e, consequentemente, as vendas. Uma prova disso…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.