Descubra 4 estratégias para aumentar o ticket médio no varejo!
O objetivo deste artigo é propor 04 estratégias de CRM que você pode começar a aplicar para aumentar o ticket médio no varejo. As táticas…
O público feminino vem aumentando ano a ano o volume de pedidos feitos no e-commerce, então, criar estratégias de CRM para o Dia da Mulher é uma forma interessante de aumentar a receita.
Segundo o Correio Braziliense, de janeiro a junho de 2021, as mulheres representavam 56,4% dos consumidores em plataformas digitais, e, no mesmo período de 2022, essa presença teve uma leve ascensão (56,9%).
Assim sendo, o objetivo deste artigo é propor algumas campanhas de marketing, visando o Dia da Mulher, para que a sua marca fature mais.
Vamos a elas?
Apesar do Dia da Mulher ser uma data celebrativa, com base em dados do Governo Federal, fica claro que ainda não há muito o que comemorar.
Portanto, criar campanhas para apoiar ONGs que, por exemplo, combatem à violência contra elas, pode aumentar o reconhecimento positivo da sua marca.
Na pesquisa da Akatu, intitulada “Rumo à Sociedade do Bem-Estar”, foi mencionado que “50% dos brasileiros já valorizam a participação social das empresas na hora de consumir”.
Neste sentido, podem ser enviadas para a sua base, campanhas onde, por exemplo, a cada peça comprada, uma outra será doada para a “Instituição XPTO”.
Ou ainda, se couber no seu orçamento, do total de compras faturadas, “X%” será destinado para a “ONG Y”.
No Dia da Mulher é comum vermos namorados, maridos e, até amigos, presenteando as mulheres que amam, então, segmente estes públicos no seu CRM para Varejo e converse com eles.
Para essas bases é legal enviar conteúdos que ensinam a escolher o presente ideal ou, se você preferir, já apresente um catálogo de sugestões, considerando perfis diversificados de mulheres.
Para apoiar o público masculino na decisão, uma boa estratégia é encaminhar esses tipos de materiais por meio do WhatsApp, disponibilizando um Personal Shopper que pode dar dicas complementares.
E não deixe de facilitar o caminho para possíveis trocas, afinal, mesmo escolhendo com zelo, pode ser que elas decidam trocar o presente por algum outro produto.
Um hábito comum entre parte dos profissionais de CRM é focar as campanhas de marketing somente nas bases engajadas, porém, deixar as inativas de lado pode ser um grande “tiro no pé”.
Com a nossa experiência, já notamos que buscar no CRM por quem comprou no mesmo período do ano anterior, ou ainda, por quem fez o último pedido há 2 anos e, direcionar para essas pessoas algum brinde / cupom agressivo, é uma excelente maneira de reativá-las.
As réguas de cross-selling, onde são apresentados novos produtos para combinar com aqueles comprados no passado, também podem funcionar muito bem para capturar a atenção deste público que andou meio sumido.
Vender é importante, entretanto, é essencial aproveitar o dia da mulher para fortalecer o relacionamento com a sua base de consumidoras.
Diante disso, dedique parte das suas campanhas de marketing (E-mail, SMS, WhatsApp), simplesmente, para mostrar combinações de looks, felicitá-las por essa data especial ou, quem sabe, contar histórias de mulheres inspiradoras.
E para concluir, não espere o dia 8 de março se aproximar demais para começar a agir.
Já inicie o seu planejamento, pois, o mês de fevereiro sempre passa num “piscar de olhos” e, provavelmente, os seus concorrentes já estão trabalhando.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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