Como vender mais no WhatsApp em 2023? Confira 5 sugestões!
As novas tecnologias têm propiciado às empresas novas maneiras de aproximação com o cliente, visando uma abordagem efetiva e, cada vez mais, personalizada, criando relações de confiança e de fidelização.
Nesse contexto, campanhas de e-mails, SMS e redes sociais desempenham um papel crucial. E o WhatsApp se revela uma ferramenta muito eficaz para o aumento de vendas e conquista de novos consumidores.
Levando em consideração essas informações, este artigo falará sobre a importância de contar com este aplicativo nas estratégias de venda do seu negócio, dando algumas dicas de como utilizá-lo. Veja!
Utilize o WhatsApp Business
A primeira ação para aumentar as vendas do seu empreendimento é instalar a versão WhatsApp Business, que foi desenvolvido para empresas, independente do seu porte.
Essa ferramenta possui inúmeras funcionalidades que ajudam não apenas a vender mais, mas também a fazer um controle e acompanhamento de seus números, por meio de métricas.
Esse ponto é fundamental para que seu negócio consiga identificar possíveis falhas, tornando a tomada de decisão mais eficientes, baseada em dados objetivos.
Assim, é possível verificar, por exemplo, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.
Além disso, abrir uma conta no WhatsApp Business oferece mais credibilidade à imagem da sua empresa, que terá um contato apenas para transações comerciais. Podendo estabelecer horário para atendimento e automatização de mensagens.
Mantenha atenção no atendimento
Uma das maiores vantagens em fazer uma conta no WhatsApp para a sua empresa é a prestação de um atendimento personalizado e direto com o cliente.
Logo, as marcas devem estar sempre atentas às notificações para não deixar nenhum consumidor sem resposta. Nesse caso, é ideal atribuir essa função a um colaborador, como vendedores de lojas para a execução desse trabalho.
É importante salientar que um atendimento atencioso é crucial para a construção de uma relação de confiança e fidelização com os clientes, que resultará em um aumento expressivo dos resultados.
Utilize a função catálogo
A função catálogo existe no aplicativo desde 2018 e foi desenvolvida com o objetivo de aumentar as vendas das empresas.
Trata-se da possibilidade de divulgação dos itens disponíveis da sua loja, junto ao valor, diretamente no WhatsApp que torna o processo de venda mais rápido.
Além disso, a funcionalidade traz mais facilidade para as pequenas empresas que ainda não conta com site próprio, ajudando a baratear os custos.
Para utilizar é muito simples, basta acessar as configurações e selecionar a opção “Catálogo”. Em seguida, realize o upload das imagens com a descrição e preço.
Automatize os processos
Com o WhatsApp é possível estabelecer a comunicação com diversos clientes de modo automatizado, com a criação de uma lista de transmissão, que possibilita o envio de uma única mensagens para vários usuários.
Apesar da praticidade. Cuidado! Enviar lista de transmissão não é uma boa prática, por não segmentar os clientes de acordo com as suas necessidades e não personalizar a comunicação.
A possibilidade do contato da marca ser bloqueada com essa ação é grande. É importante mencionar que, é preciso, por uma questão de respeito ao consumidor, enviar mensagens relevantes e personalizadas para ele.
É necessário uma autorização prévia para o recebimento das mensagens, uma vez que, ela poderá ser considerada inconveniente por alguns clientes.
Busque integrar ferramentas de CRM para automatizar processos e conversar de forma personalizada com os clientes da sua base.
Integre seu CRM ao WhatsApp
Para potencializar a utilidade do WhatsApp, você pode integrá-lo a sua ferramenta de CRM — Customer Relationship Management, ou Ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Essa prática fornecerá ao seu negócio um maior controle sobre as negociações. Isso porque, o CRM integrado ao WhatsApp promove a estruturação e a padronização, resultando em otimização de processos e um relacionamento mais sólido com os clientes.
E, caso a sua empresa ainda não conte com uma plataforma de CRM, a Dito pode ajudar você, pois é uma empresa com 14 anos de mercado, especializada em gerenciar melhor o relacionamento das marcas com seus clientes.
Para isso, o CRM da Dito integra todos os canais de venda, sejam eles online ou offline, entregando uma visão única da jornada de compra dos consumidores. Entre em contato e saiba mais!