“Estratégias para a retenção de clientes” foi o tema do novo episódio da Dito Retail Week.
As convidadas Thábata Cesário, ex-Head de E-commerce na Mr. Cat e Tatiana Carvalho, ex-Gerente de Marketing na Água de Coco, compartilharam suas visões sobre o valor do cliente conquistado e como manter-se relevante e presente para ele no cenário atual.
Confira os principais destaques deste bate-papo.
A Mr. Cat é uma empresa que está há 40 anos no mercado e conta com 180 unidades físicas.
Iniciou sua introdução ao digital por volta de cinco anos, ao lançar seu e-commerce.
Porém, esse canal ainda era bastante secundário para a marca. Com o impacto da pandemia, o processo de digitalização da Mr. Cat precisou ser priorizado e acelerado.
Thábata explicou que 2020 foi o ano em que entenderam a importância de colocar o cliente no centro para a tomada de decisão.
Em razão disso, toda a companhia precisou rever as estratégias e aplicar as devidas transformações em todos os pontos de contato com o consumidor.
É comum que as pessoas pensem que a transformação digital tem relação apenas com lojas virtuais.
Contudo, trata-se de uma revolução muito mais profunda. “Temos que entender como o consumidor hoje quer comprar”, falou Tatiana.
Com a expansão das frentes de contato com os clientes, também tornou-se prioritário reavaliar as formas de comunicar-se com o consumidor nas diferentes telas em que ele se conecta.
A pandemia não acabou. Infelizmente, o número de infectados e óbitos provenientes da Covid-19 cresce a cada dia no Brasil.
Como forma de controlar a disseminação do vírus, vários Estados do país aderiram ao lockdown, decretando o fechamento temporário de atividades não essenciais.
Diante disso, Thábata fala sobre as restrições de dias e horários e a necessidade de se adaptar regionalmente.
O fluxo nas lojas caiu, mesmo nas reaberturas e em datas comemorativas, como o Natal.
Thábata disse que cada vez mais a marca busca estar próxima dos clientes e que estão constantemente pensando em recursos para mantê-los conectados às lojas.
Estratégias como a malinha das vendedoras e cupons das lojas são utilizadas. “A incerteza não pode passar da porta para fora”, ressaltou Thábata, evidenciando que o cliente também encontra-se em um momento de insegurança.
Nesse sentindo, a venda torna-se consequência do relacionamento que é estabelecido com os consumidores livre de interesses comerciais.
Tatiana citou a preocupação em facilitar a experiência do cliente e transmitir segurança no relacionamento com a Água de Coco.
“É muito importante falarmos sobre retenção de clientes, pois aqueles que amam a marca são os que vão nos segurar neste momento”, destacou.
A estratégia de conteúdo também ganhou notoriedade na Água de Coco.
Manter-se em contato com o cliente sem bombardeá-lo com propagandas e mensagens de apelo comercial faz parte da estratégias de retenção.
Abordar assuntos úteis de modo informativo e humanizado é uma excelente forma de fazer-se relevante, fomentando o contato. Tatiana ainda evidenciou que os conteúdos são pensados de forma alinhada ao lifestyle que a Água de Coco adotou em seu DNA. “A venda começa quando o cliente sai da loja”, frisou.
Thábata complementou dizendo que a Mr. Cat é uma marca que se propõe a estar presente em ocasiões mais especiais da vida do cliente: do aniversário de 15 anos, passando à sapatilha para o primeiro estágio até o sapato para casar.
“Já somos afetivos na vida do cliente. Precisamos reforçar e continuar isso”, disse.
O desafio está em como se adaptar à realidade do cliente, devido à restrição de encontros e eventos sociais.
Thábata explicou que a marca desenvolveu produtos que atendessem a necessidade atual do consumidor, tendo em vista o estilo de vida básico e confortável que o momento pede.
Conhecer o consumidor e tratá-lo de forma individualizada e personalizada é essencial para as marcas.
Trabalhar com dados vem sendo cada vez mais estratégico e bem visto aos olhos do consumidor.
Tratar os dados que o CRM armazena e transformá-los em informação é fundamental para desenvolver comunicações assertivas com alto potencial de conversão. “Régua de relacionamento não é só para aniversariantes”, diz Tatiana.
As possibilidades de diálogo com o cliente após a venda são inúmeras.
“Para conversar com o seu cliente, primeiro você tem que entender quem ele é. Parece óbvio, mas não é. Colocar o cliente no centro de tudo é, antes de qualquer coisa, saber quem ele é”, esclareceu Tatiana, reforçando a importância de contar a história da marca, por mais consolidada que ela seja no mercado.
Tatiana disse que o momento atual da Água de Coco é de digitalizar o humano e humanizar o digital.
“Acredito muito na mudança de cultura”, disse Tatiana.
A marca possui mais de três décadas de mercado e sempre concentrou seus esforços no offline. Por isso, todos os processos internos precisaram ser repensados, desde o cadastro de clientes até o mindset da equipe.
Thábata falou sobre a disrupção que partiu de dentro da companhia, dizendo que a comunicação com o time de vendas e franqueados mudou.
A equipe comercial deve estar preparada e capacitada para atuar de forma ativa e manter-se próxima e solidária aos clientes.
Além disso, a clusterização foi fundamental para entender quais ações direcionar para cada público, uma vez que a Mr. Cat é uma marca que oferece produtos para diversos público (homens, mulheres, jovens, adultos, idosos).
As comunicações foram remodeladas de acordo com a exigência do momento: a mensagem principal passou a ser de acolhimento e as réguas de relacionamento desenvolvidas acompanham o comportamento do cliente.
Thábata falou sobre o Mr. Cat Digital Day, que foi realizado em março deste ano que serviu como chancela de mudança completa da marca.
Desde 2019, a marca investia em ações e parcerias para sua digitalização.
Outras iniciativas foram implementadas, como a criação de um comitê de transformação digital interno para debates sobre tecnologia, inovação e cultura. “Transformação digital não está em tecnologia, está em pessoas.
“Sem pessoas, a gente não transforma nada”, disse Thábata.
O mindset voltado para o digital não se restringe apenas a marketing e vendas. Todos os colaboradores da companhia precisam ter claro esse direcionamento para que os esforços sejam concentrados no mesmo objetivo.
O que achou destas reflexões? Deixe a sua opinião nos comentários.
Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
“As empresas existem para criar e preservar seus clientes, e não para criar produtos, como muita gente imagina. Os produtos são efêmeros, os clientes não”….
Você sabe qual a diferença entre Narrowcasting e Broadcasting? Uma dessas estratégias foi muito efetiva quando o cliente tinha menos opções de produtos e menor acesso…
Um programa de fidelidade, como o próprio nome sugere, elenca uma ou várias ações que tem como objetivo fidelizar os clientes de uma marca pelo…
Identificar as pessoas, levantar suas características, mapear seus comportamentos e, por fim, fazer a segmentação da base de consumidores. Esses são alguns dos desafios vividos…
Prestar atenção ao churn rate da sua empresa é muito importante para acompanhar o sucesso do negócio e avaliar eventuais necessidades de revisão de estratégia….
Saiba como criar estratégias de recompra pós black friday. Chegamos a novembro e as marcas já estão a mil com ações especiais para a Black…
O único CRM para o varejo que realmente integra lojas físicas e e-commerce.
Todos os direitos reservados a DITO.