Sumário
ToggleNós já publicamos aqui no Blog um texto falando sobre o gerenciamento remoto de equipes, entretanto, esse tema é tão amplo que decidimos postar mais este outro sobre gestão à distancia do time comercial.
Esse setor, tradicionalmente, foi acostumado (e obrigado) a trabalhar presencialmente, afinal, o famoso “olho no olho” sempre fez a diferença para conduzir negociações.
Porém, com o sucesso do modelo de trabalho remoto, seja total ou parcial, surgiu a necessidade das empresas se adequarem e buscarem novas estratégias para realizar a gestão à distancia.
Assim sendo, o objetivo deste artigo é apresentar boas práticas para auxiliar os Gestores Comerciais a motivar seus liderados e maximizar os resultados.
Gestão à distância: 5 boas práticas
Alinhamento de processos
Em equipes com mais de três ou quatro colaboradores, é comum haver “ruídos” sobre quais tarefas e rotinas são obrigatórias e quais não são.
Nesse sentido, alinhe com o seu time quais reuniões eles devem estar presentes (e porque), quais sistemas precisarão acessar diariamente, quais documentos necessitam preencher e etc.
Em diversas empresas, o processo falha porque “o óbvio não foi dito”, então, tenha a certeza que todo os seus liderados estão cientes de todas as informações necessárias para desenvolver um bom trabalho.
Definição de metas
Estabelecer objetivos é importante para saber onde chegar. As metas devem ser instituídas de forma objetiva e transparente, de forma que todo o time esteja devidamente ciente.
Acompanhamento de resultados
Manter a clareza dos resultados para toda a equipe é muito recomendado.
O objetivo não é fomentar uma competitividade tóxica entre os colegas. É importante ser transparente em relação às entregas que o time, como um todo, está conseguindo realizar.
Nesse acompanhamento também é possível identificar pontos positivos e a melhorar em diversas etapas do processo de vendas. Essa troca é importante e pode gerar melhorias para todos os envolvidos.
Forneça ferramentas adequadas
Os vendedores de lojas físicas precisaram reinventar sua forma de trabalhar. O próprio WhatsApp é um exemplo de ferramenta que tornou-se um canal de vendas essencial.
O papel do gestor aqui é investigar ferramentas e processos que auxiliem o trabalho remoto desses profissionais.
Além de ferramentas, é importante disponibilizar treinamentos periódicos que sirvam para atualizar seus vendedores em relação à comunicação, gestão, abordagem comercial e planejamento.
Motivação e clima
A exaustão emocional em que nos encontramos é uma realidade para todas as pessoas, em maior ou menor grau.
Isso significa que o gestor, na posição de líder do time de vendas, precisa estimular um clima positivo entre a equipe.
Entenda o perfil de seus liderados para criar momentos de interação e descontração que façam sentido.
Mostre, de forma prática, que você se importa com o bem-estar físico e mental de seus liderados. A humanização das marcas passa, inclusive, pelo cuidado com seus colaboradores.
Sugestões extras
No papel de gestor, esteja atento a alguns cuidados que farão toda a diferença no acompanhamento remoto de seu time de vendedores.
Seja organizado
Em tempos de gestão à distância, o cuidado com documentos, relatórios e e-mails deve ser redobrado. Concentre todos os arquivos importantes em um mesmo lugar para evitar que alguma informação se perca.
Melhor pecar pelo excesso
Ao escrever orientações ou instruir o time em alguma chamada de vídeo, seja bastante detalhista.
O objetivo é evitar ruídos na comunicação com o time e deixar as diretrizes sempre bem claras, sem margens para interpretações incorretas.
Mantenha o foco
Trabalhar de casa implica estar em contato constante com muitas distrações, principalmente se o espaço é compartilhado com outras pessoas.
Organize seu ambiente de trabalho, opte por um local mais tranquilo e identifique suas tarefas prioritárias para aquela semana ou dia. Incentive a mesma rotina por parte dos seus liderados.
E então, o que achou destas sugestões? Deixe a sua opinião nos comentários.