Bate-papo: setor de Móveis e Eletro cresce 47% durante a pandemia
O segmento de Móveis e Eletrodomésticos obteve um crescimento de 47% durante a pandemia – a segunda maior alta do período
Em Julho, durante a Customer Intelligence Week, a Dito hospedou um bate-papo sobre o cenário de vendas de eletrodomésticos, com Bruno Ferreira – Gerente de Marketing e E-Commerce do Grupo Zema e Cleber Regonha – Coordenador de E-Commerce da Cybelar, com participação especial de João Teixeira – VP Sales & Business da VTEX.
Contextualizando o público, Pedro Ivo Martins, Diretor da Dito e mediador na conversa, comentou que, segundo a mais recente Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (referente ao mês de Maio deste ano), após quedas em Março e Abril, houve um crescimento geral do setor varejista de 14% no volume de vendas, o que corresponde a um aumento de 10% em receita.
O segmento de Móveis e Eletrodomésticos obteve a segunda maior alta no período em questão, um crescimento de 47%, ficando atrás somente do setor de Vestuário e Calçados.
Bruno Ferreira contou como tem sido esse período para o Grupo Zema: o impacto no mês de Abril foi muito grande, devido ao fechamento praticamente integral do comércio físico. Assim, houve uma migração para o e-commerce. Com uma loja online ainda jovem, o grupo saiu de um faturamento total de 2% em Março para 10% em Abril.
Após a reabertura das lojas da marca em Maio, em Junho o grupo vendeu no comércio físico mais do que vendeu no último mês de Dezembro, que é um mês referência em volume de compras. Enquanto isso, as operações no e-commerce continuaram surpreendendo. Bruno vê como explicação a liberação do auxílio emergencial, que substituiu e/ou potencializou a renda das famílias. “Foi uma injeção do dinheiro público no mercado”, ele analisa.
“Existe muita similaridade”, refletiu Cleber Regonha sobre a Cybelar. Devido ao fechamento das lojas em Março, ele descreveu o mês de Abril como impactante negativamente. Porém, os meses de Maio e Junho foram de retomada e o fator “conveniência” foi determinante. “A pessoa que vai à loja já está decidida. É um consumidor mais fundo de funil, ele já sabe o que quer adquirir, já sabe o valor, já conhece a marca e quer voltar com o produto para casa.”
Sem dúvidas houve uma penetração do e-commerce nas operações das lojas físicas. A jornada do consumidor, mais do que nunca, não é apenas no comércio convencional, mas também no meio online. João Teixeira fala sobre essa relação a partir da pandemia e do distanciamento social, “o planeta Terra dormiu analógico e acordou digital”.
Se antes costumávamos celebrar a Black Friday como a principal data em aumento significativo de vendas, correspondente a mais de 10 vezes em comparação a um dia comum; durante a pandemia, João Teixeira observa um aumento médio dos lojistas associados à VTEX de 226% em relação ao ano anterior. Ele entende que a empresa tem lidado com marcas que se depararam com a necessidade urgente de um e-commerce e esse movimento migratório acelerado é o que justifica o crescimento incomum.
Com um e-commerce recente, de menos de um ano, Bruno contou que as vendas online do Grupo Zema em 3 meses representaram uma evolução que a empresa esperava ter em 3 ou 5 anos. “Tivemos que acelerar o carro e trabalhar a mudança de mindset de quem trabalha na loja física. O vendedor não conseguia enxergar, até então, que um dia precisaria ter essa integração ao mundo digital, essa multicanalidade”, ele revelou.
“Essa situação acabou ‘forçando’ as pessoas a entenderem que o físico vai depender do online e o online vai depender do físico. O grande sucesso do varejo é saber fazer essa integração. Um dos projetos que tivemos que tirar da gaveta foi utilizar o vendedor como uma espécie de influencer digital do e-commerce: o vendedor da loja potencializando uma venda no site e sendo comissionado por isso. Acredito que esse vai ser um dos grandes ganhos para o nosso negócio.” – Bruno Ferreira sobre os novos processos de vendas do Grupo Zema desencadeados pela pandemia.
“A nossa primeira preocupação foi ter um inventário dos nossos produtos, então hoje temos o Gestor de Catálogo Interno. Outro fator importante é a nossa estratégia de Marketing e como estamos trabalhando isso, junto ao Google e ao Facebook, porque são nossas principais fontes de aquisição tanto para as lojas físicas quanto para o e-commerce. A gente quer entender a jornada do cliente que é impactado no digital e acaba indo à loja.” – Cleber Regonha sobre a Cybelar.
Ele também conta sobre a regionalização da comunicação com seu consumidor. Um dos meios de viabilizar isso foi a criação de páginas locais no Facebook para as lojas. Dessa forma, o vendedor pode criar conteúdo especificamente para seu público consumidor naquela localidade. Isso, para Cleber, gera uma flexibilidade ao vendedor e ao gerente, de maneira que podem trabalhar em conjunto ao e-commerce, quebrando o paradigma de que lojas físicas e online são concorrentes.
Falando de agora em diante, João Teixeira acredita que as compras online, mesmo para consumidores que não tinham esse hábito, devem se manter. “Same-hour delivery é algo que veio para ficar. Cada vez mais essas soluções contactless [sem contato físico], de entrega rápida e de pagamento digital farão parte do dia-a-dia.” – João reflete sobre o futuro do comportamento de consumo e os novos processos de compra.
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A Dito vem realizando eventos online desde o início da quarentena decorrente da COVID-19, com o intuito de manter grandes varejistas dialogando sobre as melhores estratégias para driblar os efeitos do fechamento das lojas físicas e das mudanças no comportamento de consumo.
Após 7 edições do Customer Intelligence Webinar, intensificamos o compartilhamento de pesquisas, informações e insights, a fim de aprofundar a conversa entre profissionais do mercado sobre o contexto atual do Varejo. Assim, nasceu a Customer Intelligence Week.
Durante 5 dias no mês de Julho, recebemos ao vivo 18 convidados de grandes marcas do país e do mundo, como Arezzo, L’Oréal, Imaginarium, Telhanorte, Depyl Action, VTEX, Ri Happy, Adcos e diversas outras, com mediação de Pedro Ivo Martins, Diretor da Dito.
Quer assistir a todos os vídeos da Customer Intelligence Week na íntegra?