Como vender mais no natal? Veja!

Se você está em busca de sugestões para vender mais no Natal, siga a leitura, pois este artigo vai te apoiar bastante.

Na sequência, nós vamos apresentar as estratégias de CRM que geraram as maiores taxas de conversão entre os mais de 300 clientes que atendemos.

Vem conferir?

Como aumentar as vendas no Natal

Segmentação dos clientes

O sucesso das estratégias de CRM se inicia pela segmentação dos clientes, especialmente, quando o objetivo é impactá-los com campanhas natalinas.

É crucial ter esse cuidado, afinal, graças às compras feitas na Black Friday e Cyber Monday, provavelmente, boa parte da sua base não estará “apta” para comprar novamente no final de dezembro.

E assim sendo, é fundamental agrupar os consumidores, separando quem “pode” ser impactado por ações de incentivo à recompra de quem deve receber “apenas” campanhas de relacionamento.

Lembre-se: querer “empurrar” produtos em consumidores que não estão no momento de compra, pode gerar frustração ao invés de novos pedidos.

Perante esse fato, para você não errar na clusterização da sua base, veja a seguir algumas ideias.

Abriu ou clicou, mas não comprou

No começo de dezembro, segmente no CRM todas as pessoas que abriram ou clicaram nas suas campanhas nos últimos 30 dias, mas não compraram e não se descadastraram.

No resultado deste segmento, surgirá o público que engajou e demonstrou interesse pelas suas ações da Black e da Cyber Monday, porém, por motivos diversos, não fechou um pedido.

Essa demonstração de interesse é um indício que faltou apenas o incentivo certo para a conclusão de uma compra.

Então, colocar os vendedores para abordar esses clientes, diretamente pelo WhatsApp, é uma boa ideia para customizar a conversa e oferecer o necessário para que uma conversão aconteça.

Navegação confusa no e-commerce

Essa segmentação é similar à do tópico anterior, porém aqui, você irá criar no seu CRM um segmento das pessoas que navegaram nas páginas do e-commerce nos últimos 30 dias, mas também não compraram.

Esse público pode não ter fechado um pedido devido à simples indecisão de não saber o que comprar ou porque não encontrou o que queria.

Assim sendo, para eles, é legal enviar uma campanha de e-mail marketing, usando o gatilho mental da “novidade”, apresentando, por exemplo, os 05 presentes de natal mais comprados na loja virtual.

Ou ainda, caso você tenha um histórico de compras mais completo desse grupo, faça uma lista de 05 produtos que são lançamentos para o Natal, porém, que tenham relação com itens similares comprados no passado.

Descadastrou do e-mail, mas tem telefone ativo

Graças ao excesso de SPAM que chega durante a Black Friday e Cyber Monday, muitos consumidores acabam se descadastrando do canal de e-mail.

Contudo, não necessariamente, o mesmo comportamento se repete no canal de SMS.

Por essa razão, especialmente quando se fala em SMS para e-commerce, essa mídia é muito eficaz para aumentar a receita através das compras por impulso.

Perante isso, crie no seu CRM uma segmentação de pessoas que descadastraram o e-mail nos últimos 30 dias, que têm telefone ativo e não compraram.

Dispare para elas um SMS aplicando o gatilho mental da “urgência” e deixe claro que elas serão direcionadas para a página da loja virtual que contém as melhores ofertas para o Natal deste ano.

Comprou pela última vez há 12 meses

Outra possibilidade que a sua marca deve explorar é a comunicação com quem está inativo há 12 meses, ou seja, com os clientes que compraram pela última vez no Natal do ano anterior.

Já que esse público manifestou interesse pelas suas ofertas natalinas no passado, o mesmo comportamento pode acontecer novamente, desde que o incentivo correto seja oferecido.

Portanto, após configurar esse segmento na sua plataforma de CRM, envie para esses consumidores algumas campanhas com descontos mais agressivos e/ou reforce benefícios que a sua marca disponibiliza, como o Cashback, por exemplo.

Pós-venda consultivo

No relacionamento entre empresas e clientes, nem sempre o objetivo de um contato deve ser a venda.

Claro que se a recompra ocorrer, excelente! Entretanto, o diálogo para ouvir feedbacks também é essencial.

Diante disso, em dezembro, segmente na sua ferramenta de CRM os consumidores que compraram em novembro e envie para eles uma Pesquisa CSAT.

Essas pesquisas vão te ajudar a compreender como o cliente avalia a experiência recente de compra, tal como, qual é a percepção geral dele no que diz respeito à sua marca.

E o melhor! 

Tendo posse de um software de CRM, você poderá segmentar os detratores e promotores, assim como planejar tratativas personalizadas para cada um desses grupos.

Dica Bônus

E para você que chegou até aqui, nós reservamos uma sugestão especial.

Nós publicamos um e-book com dicas de especialistas em varejo para vender mais no Natal.

Esse material é gratuito e pode ser acessado clicando neste link

Quando finalizar a leitura, o compartilhe com os seus pares de trabalho e no Linkedin. 

Até breve!

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Na sequência, nós vamos apresentar as estratégias de CRM que geraram as maiores taxas de conversão entre os mais de 300 clientes que atendemos.

Vem conferir?

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O sucesso das estratégias de CRM se inicia pela segmentação dos clientes, especialmente, quando o objetivo é impactá-los com campanhas natalinas.

É crucial ter esse cuidado, afinal, graças às compras feitas na Black Friday e Cyber Monday, provavelmente, boa parte da sua base não estará “apta” para comprar novamente no final de dezembro.

E assim sendo, é fundamental agrupar os consumidores, separando quem “pode” ser impactado por ações de incentivo à recompra de quem deve receber “apenas” campanhas de relacionamento.

Lembre-se: querer “empurrar” produtos em consumidores que não estão no momento de compra, pode gerar frustração ao invés de novos pedidos.

Perante esse fato, para você não errar na clusterização da sua base, veja a seguir algumas ideias.

Abriu ou clicou, mas não comprou

No começo de dezembro, segmente no CRM todas as pessoas que abriram ou clicaram nas suas campanhas nos últimos 30 dias, mas não compraram e não se descadastraram.

No resultado deste segmento, surgirá o público que engajou e demonstrou interesse pelas suas ações da Black e da Cyber Monday, porém, por motivos diversos, não fechou um pedido.

Essa demonstração de interesse é um indício que faltou apenas o incentivo certo para a conclusão de uma compra.

Então, colocar os vendedores para abordar esses clientes, diretamente pelo WhatsApp, é uma boa ideia para customizar a conversa e oferecer o necessário para que uma conversão aconteça.

Navegação confusa no e-commerce

Essa segmentação é similar à do tópico anterior, porém aqui, você irá criar no seu CRM um segmento das pessoas que navegaram nas páginas do e-commerce nos últimos 30 dias, mas também não compraram.

Esse público pode não ter fechado um pedido devido à simples indecisão de não saber o que comprar ou porque não encontrou o que queria.

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Ou ainda, caso você tenha um histórico de compras mais completo desse grupo, faça uma lista de 05 produtos que são lançamentos para o Natal, porém, que tenham relação com itens similares comprados no passado.

Descadastrou do e-mail, mas tem telefone ativo

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Contudo, não necessariamente, o mesmo comportamento se repete no canal de SMS.

Por essa razão, especialmente quando se fala em SMS para e-commerce, essa mídia é muito eficaz para aumentar a receita através das compras por impulso.

Perante isso, crie no seu CRM uma segmentação de pessoas que descadastraram o e-mail nos últimos 30 dias, que têm telefone ativo e não compraram.

Dispare para elas um SMS aplicando o gatilho mental da “urgência” e deixe claro que elas serão direcionadas para a página da loja virtual que contém as melhores ofertas para o Natal deste ano.

Comprou pela última vez há 12 meses

Outra possibilidade que a sua marca deve explorar é a comunicação com quem está inativo há 12 meses, ou seja, com os clientes que compraram pela última vez no Natal do ano anterior.

Já que esse público manifestou interesse pelas suas ofertas natalinas no passado, o mesmo comportamento pode acontecer novamente, desde que o incentivo correto seja oferecido.

Portanto, após configurar esse segmento na sua plataforma de CRM, envie para esses consumidores algumas campanhas com descontos mais agressivos e/ou reforce benefícios que a sua marca disponibiliza, como o Cashback, por exemplo.

Pós-venda consultivo

No relacionamento entre empresas e clientes, nem sempre o objetivo de um contato deve ser a venda.

Claro que se a recompra ocorrer, excelente! Entretanto, o diálogo para ouvir feedbacks também é essencial.

Diante disso, em dezembro, segmente na sua ferramenta de CRM os consumidores que compraram em novembro e envie para eles uma Pesquisa CSAT.

Essas pesquisas vão te ajudar a compreender como o cliente avalia a experiência recente de compra, tal como, qual é a percepção geral dele no que diz respeito à sua marca.

E o melhor! 

Tendo posse de um software de CRM, você poderá segmentar os detratores e promotores, assim como planejar tratativas personalizadas para cada um desses grupos.

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