Um dúvida recorrente na mente do varejista é: devo direcionar o orçamento de marketing para estratégias de aquisição ou de retenção de clientes?

E a resposta para essa pergunta é: “depende do momento da empresa”.

Se a sua loja é “jovem”, fará mais sentido focar na atração de novos consumidores, afinal, salvo exceções, você nem terá uma base prévia para trabalhar com estratégias de fidelização.

No entanto, se você é um varejista que está há anos no mercado e que tem um cadastro de clientes robusto, será mais interessante “mirar” na retenção, visto que, atrair é mais caro do que reter.

Inclusive, pegando um “gancho” na afirmação acima, aqui na Dito, nós somos especialistas no marketing de retenção, então, veja a seguir 03 razões que justificam apostar nesta estratégia.

Aumento do ticket médio

Quando a marca se relaciona de forma estratégica, personalizada e recorrente com os clientes da base, um dos primeiros resultados observados é o aumento do ticket médio.

Esse fato está relacionado com a possibilidade de, por meio de uma plataforma de CRM para Varejo, trabalhar campanhas de cross selling, ofertando produtos complementares aos das compras anteriores.

Redução dos clientes inativos

É comum haver dentro do cadastro da empresa clientes ativos e inativos, ou seja, aqueles que seguem comprando de forma recorrente e os demais que pararam de comprar há mais de um ano, por exemplo.

Quando é dado foco para estratégias eficientes de relacionamento e de retenção, a tendência é que o volume de clientes inativos vá reduzindo ao longo do tempo. Já o efeito contrário é percebido quando o varejista “ataca” apenas a aquisição.

Economia do orçamento de marketing

Como sabemos, atrair um novo cliente pode custar até 7x mais do que trabalhar estratégias para aqueles que já estão presentes na base.

Diante disso, quando a marca investe mais na retenção, é natural haver economia do budget de marketing e isso é ótimo, afinal, você poderá usar o que “sobrar” para fortalecer outras áreas da empresa.

Bem interessante, não é!? E ai na sua loja, você já realiza campanhas de fidelização? Conta pra gente nos comentários abaixo.

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Um dúvida recorrente na mente do varejista é: devo direcionar o orçamento de marketing para estratégias de aquisição ou de retenção de clientes?

E a resposta para essa pergunta é: “depende do momento da empresa”.

Se a sua loja é “jovem”, fará mais sentido focar na atração de novos consumidores, afinal, salvo exceções, você nem terá uma base prévia para trabalhar com estratégias de fidelização.

No entanto, se você é um varejista que está há anos no mercado e que tem um cadastro de clientes robusto, será mais interessante “mirar” na retenção, visto que, atrair é mais caro do que reter.

Inclusive, pegando um “gancho” na afirmação acima, aqui na Dito, nós somos especialistas no marketing de retenção, então, veja a seguir 03 razões que justificam apostar nesta estratégia.

Aumento do ticket médio

Quando a marca se relaciona de forma estratégica, personalizada e recorrente com os clientes da base, um dos primeiros resultados observados é o aumento do ticket médio.

Esse fato está relacionado com a possibilidade de, por meio de uma plataforma de CRM para Varejo, trabalhar campanhas de cross selling, ofertando produtos complementares aos das compras anteriores.

Redução dos clientes inativos

É comum haver dentro do cadastro da empresa clientes ativos e inativos, ou seja, aqueles que seguem comprando de forma recorrente e os demais que pararam de comprar há mais de um ano, por exemplo.

Quando é dado foco para estratégias eficientes de relacionamento e de retenção, a tendência é que o volume de clientes inativos vá reduzindo ao longo do tempo. Já o efeito contrário é percebido quando o varejista “ataca” apenas a aquisição.

Economia do orçamento de marketing

Como sabemos, atrair um novo cliente pode custar até 7x mais do que trabalhar estratégias para aqueles que já estão presentes na base.

Diante disso, quando a marca investe mais na retenção, é natural haver economia do budget de marketing e isso é ótimo, afinal, você poderá usar o que “sobrar” para fortalecer outras áreas da empresa.

Bem interessante, não é!? E ai na sua loja, você já realiza campanhas de fidelização? Conta pra gente nos comentários abaixo.

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