O comércio eletrônico vêm apresentando um crescimento considerável nos últimos anos, então, buscar formas de melhorar o seu e-commerce é crucial para se manter competitivo.
Para provar essa afirmação, veja a seguir 03 dados importantes que evidenciam esse impulsionamento.
Segundo matéria publicada no site Infomoney, em 2022, o comércio virtual registrou um recorde histórico. O setor faturou incríveis R$ 262 bilhões.
Também no mesmo ano, o e-commerce teve alta de 24% no número de consumidores.
E ainda segundo a fonte acima, a maioria dos clientes digitais brasileiros tem mais de 35 anos.
A representatividade dessa faixa etária cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total.
Diante desses indicadores que evidenciam o destaque que o e-commerce vem ganhando, separamos 05 sugestões para aproveitar o momento e aperfeiçoar a sua loja virtual, bem como suas estratégias de marketing digital.
A sua loja virtual deve oferecer um ambiente tão agradável quanto sua loja física.
Preocupe-se em entender o caminho que seu consumidor percorre dentro do e-commerce e antever qualquer gargalo.
A sua loja oferece uma interface amigável? O processo de pagamento está claro? A navegação é intuitiva e responsiva? Os canais de atendimento disponíveis funcionam e resolvem os problemas que chegam?
A experiência do cliente é um “divisor de águas” e deve ser uma prioridade.
O seu público não é “todo mundo”.
O primeiro passo para selecionar os canais corretos é investigar o seu consumidor ideal. Entender em quais redes sociais ele está inserido, se tem o hábito de ler e-mail, quais portais consulta, dentre outros, é crucial.
A ideia aqui é entender o comportamento digital para que você possa abordá-lo de forma assertiva e fazer-se presente nos meios mais adequados.
Datas comerciais são feitas para vender. Planeje-se para essas ocasiões.
Crie um cronograma de ações, desenhe qual será a estratégia de preço, selecione os canais de divulgação das campanhas e prepare sua estrutura interna para evitar eventuais problemas técnicos na data.
Entender os resultados obtidos é fundamental para saber como performa o seu negócio.
Faça uma lista dos principais indicadores do seu e-commerce e crie uma rotina para monitorá-los. Defina a frequência de cada um e os critérios a serem considerados.
Alguns indicadores básicos do varejo virtual são: ticket médio, taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, vendas totais e vendas por período, CAC total e CAC por canal, LTV, custo por pedido, ROI, índices de devoluções e trocas e claro, satisfação.
Acompanhar os resultados ajuda a entender a evolução do seu negócio e em quais pontos devem ser implementadas melhorias.
Estude o seu CRM para conhecer o perfil dos clientes que realizaram mais de uma compra em seu e-commerce nos últimos doze meses para criar campanhas direcionadas.
Entenda o comportamento de compra, quais produtos se destacaram, quanto tempo levou de uma compra para a outra, qual foi o ticket médio, qual foi a forma de pagamento mais utilizada, em qual região ou Estado se concentra a maior parte dos compradores.
Os dados que um CRM oferece sobre o consumidor são muito ricos e devem ser analisados e transformados em inteligência.
É hora de aproveitar a crescente do varejo digital para impulsionar seus negócios. Mas não se esqueça: foque em crescer, mas sem abrir mão da qualidade.
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Administrador e especialista em CRM para Varejo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO, Carlos Nascimento é pós-graduado em Marketing Digital pelo UniBH e em Gestão Estratégica do Conhecimento pela UFMG. Com experiência em empresas como Dito CRM, Rock Content e E-goi, atua na criação de estratégias que impulsionam a retenção de clientes e otimizam a conversão no varejo.
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