O que é uma plataforma de CRM? Confira!

Escrito por:
Pedro Ivo Martins
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Uma plataforma de CRM é uma ferramenta que ajuda as empresas de todos os segmentos e portes a fazer a gestão do relacionamento com os clientes.

Existem várias diferenças entre as plataformas disponíveis no mercado. Para exemplificar, há softwares que são mais adequados para o B2B, enquanto existem outros que são melhores para o B2C.

Algumas ferramentas são generalistas, ou seja, atendem a diversos setores. E há plataformas como a da Dito CRM, que são especializadas para o varejo.

Ter atenção na hora de escolher é fundamental para não errar. Investigue as marcas que usam a plataforma, os cases de sucesso, as avaliações em sites como o Capterra, entre outros.

Mas, feita a introdução, avance na leitura para entender tudo sobre as plataformas de CRM, quais são as melhores, etc.

Para que serve uma plataforma CRM?

A plataforma de CRM serve para fazer a gestão do relacionamento com os consumidores, além de contribuir para o aumento da retenção de clientes e elevação de KPIs como o ticket médio, taxa de recompra, receita, etc.

No entanto, é também por meio deste software que os negócios podem segmentar a base, criar campanhas de marketing e mensurar os resultados em tempo real.

Como a plataforma de CRM funciona? 

Para funcionar perfeitamente, a plataforma de CRM precisa estar devidamente integrada a outras fontes de dados como ERPs de lojas físicas, apps mobile, e-commerce, e etc.

Um CRM completo íntegra com as principais tecnologias do mercado, como VTEX, TOTVS, Linx, Microvix, Shopify, dentre outras.

É importante destacar ainda que para a ferramenta de CRM operar corretamente, é fundamental haver uma equipe disponível, geralmente composta por um analista e um coordenador.

Quais são os tipos de plataformas de CRM?

Existem vários tipos de plataformas de CRM, sendo as mais tradicionais voltadas para Vendas, Marketing e Atendimento ao Cliente.

Algumas ferramentas podem até reunir mais de uma dessas finalidades. No entanto, devido às especificidades de cada área, o mais comum é encontrar softwares especializados em um desses objetivos.

Para ilustrar, em um CRM para Vendas, você conseguirá captar leads, transformá-los em negócios, monitorar o funil, fazer follow-up, registrar dados e informações manualmente etc.

No CRM para Marketing, será possível integrar os sistemas de gestão das lojas, concentrar os dados dos consumidores automaticamente, segmentar os clientes e enviar campanhas por e-mail, SMS e WhatsApp.

Já no CRM para Atendimento ao Cliente, geralmente é possível responder ao cliente em tempo real por diversos canais (redes sociais, chat, entre outros), especialmente com a finalidade de oferecer suporte.

Essa breve explicação já demonstra a necessidade de avaliar bem antes de contratar. E olha que fui sucinto! Há outras peculiaridades das plataformas que podem pesar na sua decisão.

Portanto, para não cometer equívocos, solicite demonstrações gratuitas, analise todas as funcionalidades e veja se, realmente, elas podem sanar as “dores” do seu negócio.

Qual a melhor plataforma para CRM?

Não existe um ranking oficial que aponte qual é a melhor plataforma de CRM. O segredo é verificar qual atende melhor às demandas da sua empresa.

Mas, claro, não deixe de ler as avaliações das plataformas disponíveis em sites como o Reclame Aqui e o Capterra. De toda forma, veja abaixo uma lista com algumas ferramentas que são mais usadas no Brasil:

  • Dito CRM;

  • Agendor;

  • Pipedrive;

  • Salesforce;

  • Zendesk;

  • CRMBônus;

  • Sellbie;

  • OTO CRM;

  • Bitrix;

Qual o melhor app de CRM?

O melhor app de CRM é o Dito Agenda, afinal, foi a primeira ferramenta brasileira a integrar o CRM ao WhatsApp, com o objetivo de hiperpersonalizar o contato entre vendedores e clientes.

Além disso, o Dito Agenda é usado por grandes empresas do varejo brasileiro, como FARM, ANIMALE, Swarovski, Grupo Multilaser, Lojas Zema, Zona Sul Supermercados, entre outras.  Para exemplificar, assista abaixo ao case de sucesso do Grupo Lins Ferrão, que utiliza o Dito Agenda há mais de 3 anos.

Quanto custa uma plataforma de CRM?

O preço da plataforma de CRM é personalizado de acordo com os módulos e serviços contratados. Portanto, para saber qual é o melhor plano para a sua empresa, fale conosco e agende com um consultor.

Plataforma de CRM gratuita vale a pena?

Uma plataforma de CRM gratuita não vale muito a pena, pois, com certeza, ela terá muitas limitações e à medida que a sua base de clientes crescer, será preciso contar com um CRM completo e robusto.

Benefícios da plataforma de CRM

Uma plataforma de CRM completa gera inúmeras vantagens para as empresas que passam a utilizá-la. Confira exemplos:

  • Personalização e humanização do relacionamento com os clientes;
  • Aumento da retenção e da fidelização;
  • Redução dos consumidores inativos;
  • Automação de campanhas e economia de tempo;
  • Visão unificada do cliente em todos os canais de contato;
  • Melhor tomada de decisão com base em dados e relatórios;
  • Integração com outros sistemas (ERP, e-commerce, app);
  • Escalabilidade para acompanhar o crescimento da empresa;

  • Elevação do ticket médio, da frequência de compras, receita, vendas.

Conheça a plataforma de CRM da Dito

Para concluir esse texto, agora eu gostaria de te fazer um convite: qual tal conhecer a plataforma de CRM da Dito?

A Dito atende mais 350 empresas do varejo e acumula diversos cases de sucesso. Para receber uma demonstração gratuita e completa, fale com um consultor de CRM. Vamos te aguardar, até breve!

Pedro Ivo Martins

Pedro Ivo Martins é professor na Fundação Dom Cabral e sócio da Dito, referência em CRM para Varejo no Brasil. Com mais de 18 anos de carreira, ele é mentor de scale-ups da Endeavor, investidor anjo e limited partner do SaaSholic, atua no ecossistema de tecnologia e inovação. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.

Notebook apresentando a tela de uma plataforma de CRM

O que é uma plataforma de CRM? Confira!

Uma plataforma de CRM é uma ferramenta que ajuda as empresas de todos os segmentos e portes a fazer a gestão do relacionamento com os clientes.

Existem várias diferenças entre as plataformas disponíveis no mercado. Para exemplificar, há softwares que são mais adequados para o B2B, enquanto existem outros que são melhores para o B2C.

Algumas ferramentas são generalistas, ou seja, atendem a diversos setores. E há plataformas como a da Dito CRM, que são especializadas para o varejo.

Ter atenção na hora de escolher é fundamental para não errar. Investigue as marcas que usam a plataforma, os cases de sucesso, as avaliações em sites como o Capterra, entre outros.

Mas, feita a introdução, avance na leitura para entender tudo sobre as plataformas de CRM, quais são as melhores, etc.

Para que serve uma plataforma CRM?

A plataforma de CRM serve para fazer a gestão do relacionamento com os consumidores, além de contribuir para o aumento da retenção de clientes e elevação de KPIs como o ticket médio, taxa de recompra, receita, etc.

No entanto, é também por meio deste software que os negócios podem segmentar a base, criar campanhas de marketing e mensurar os resultados em tempo real.

Como a plataforma de CRM funciona? 

Para funcionar perfeitamente, a plataforma de CRM precisa estar devidamente integrada a outras fontes de dados como ERPs de lojas físicas, apps mobile, e-commerce, e etc.

Um CRM completo íntegra com as principais tecnologias do mercado, como VTEX, TOTVS, Linx, Microvix, Shopify, dentre outras.

É importante destacar ainda que para a ferramenta de CRM operar corretamente, é fundamental haver uma equipe disponível, geralmente composta por um analista e um coordenador.

Quais são os tipos de plataformas de CRM?

Existem vários tipos de plataformas de CRM, sendo as mais tradicionais voltadas para Vendas, Marketing e Atendimento ao Cliente.

Algumas ferramentas podem até reunir mais de uma dessas finalidades. No entanto, devido às especificidades de cada área, o mais comum é encontrar softwares especializados em um desses objetivos.

Para ilustrar, em um CRM para Vendas, você conseguirá captar leads, transformá-los em negócios, monitorar o funil, fazer follow-up, registrar dados e informações manualmente etc.

No CRM para Marketing, será possível integrar os sistemas de gestão das lojas, concentrar os dados dos consumidores automaticamente, segmentar os clientes e enviar campanhas por e-mail, SMS e WhatsApp.

Já no CRM para Atendimento ao Cliente, geralmente é possível responder ao cliente em tempo real por diversos canais (redes sociais, chat, entre outros), especialmente com a finalidade de oferecer suporte.

Essa breve explicação já demonstra a necessidade de avaliar bem antes de contratar. E olha que fui sucinto! Há outras peculiaridades das plataformas que podem pesar na sua decisão.

Portanto, para não cometer equívocos, solicite demonstrações gratuitas, analise todas as funcionalidades e veja se, realmente, elas podem sanar as “dores” do seu negócio.

Qual a melhor plataforma para CRM?

Não existe um ranking oficial que aponte qual é a melhor plataforma de CRM. O segredo é verificar qual atende melhor às demandas da sua empresa.

Mas, claro, não deixe de ler as avaliações das plataformas disponíveis em sites como o Reclame Aqui e o Capterra. De toda forma, veja abaixo uma lista com algumas ferramentas que são mais usadas no Brasil:

  • Dito CRM;

  • Agendor;

  • Pipedrive;

  • Salesforce;

  • Zendesk;

  • CRMBônus;

  • Sellbie;

  • OTO CRM;

  • Bitrix;

Qual o melhor app de CRM?

O melhor app de CRM é o Dito Agenda, afinal, foi a primeira ferramenta brasileira a integrar o CRM ao WhatsApp, com o objetivo de hiperpersonalizar o contato entre vendedores e clientes.

Além disso, o Dito Agenda é usado por grandes empresas do varejo brasileiro, como FARM, ANIMALE, Swarovski, Grupo Multilaser, Lojas Zema, Zona Sul Supermercados, entre outras.  Para exemplificar, assista abaixo ao case de sucesso do Grupo Lins Ferrão, que utiliza o Dito Agenda há mais de 3 anos.

Quanto custa uma plataforma de CRM?

O preço da plataforma de CRM é personalizado de acordo com os módulos e serviços contratados. Portanto, para saber qual é o melhor plano para a sua empresa, fale conosco e agende com um consultor.

Plataforma de CRM gratuita vale a pena?

Uma plataforma de CRM gratuita não vale muito a pena, pois, com certeza, ela terá muitas limitações e à medida que a sua base de clientes crescer, será preciso contar com um CRM completo e robusto.

Benefícios da plataforma de CRM

Uma plataforma de CRM completa gera inúmeras vantagens para as empresas que passam a utilizá-la. Confira exemplos:

  • Personalização e humanização do relacionamento com os clientes;
  • Aumento da retenção e da fidelização;
  • Redução dos consumidores inativos;
  • Automação de campanhas e economia de tempo;
  • Visão unificada do cliente em todos os canais de contato;
  • Melhor tomada de decisão com base em dados e relatórios;
  • Integração com outros sistemas (ERP, e-commerce, app);
  • Escalabilidade para acompanhar o crescimento da empresa;

  • Elevação do ticket médio, da frequência de compras, receita, vendas.

Conheça a plataforma de CRM da Dito

Para concluir esse texto, agora eu gostaria de te fazer um convite: qual tal conhecer a plataforma de CRM da Dito?

A Dito atende mais 350 empresas do varejo e acumula diversos cases de sucesso. Para receber uma demonstração gratuita e completa, fale com um consultor de CRM. Vamos te aguardar, até breve!

Pedro Ivo Martins

Pedro Ivo Martins é professor na Fundação Dom Cabral e sócio da Dito, referência em CRM para Varejo no Brasil. Com mais de 18 anos de carreira, ele é mentor de scale-ups da Endeavor, investidor anjo e limited partner do SaaSholic, atua no ecossistema de tecnologia e inovação. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.

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