Plataforma de CRM: o que é, como funciona e por que adotar.
Uma plataforma de CRM ajuda as empresas a fazer a gestão do relacionamento com os clientes.
Sumário
Essa ferramenta, quando bem implementada e associada a estratégias eficazes de marketing, contribui para melhorar os seguintes indicadores:
- Receita influenciada;
- Taxa de recompra;
- Quantidade de consumidores ativos;
- Ticket médio;
- Gasto médio anual dos clientes;
- Dentre outras.
Assim sendo, aprofunde o seu conhecimento sobre essa tecnologia lendo este guia completo que eu preparei sobre o assunto.
Vem comigo conferir?
O que é uma plataforma de CRM?
Uma plataforma CRM é um software em nuvem que centraliza os dados de clientes de uma empresa e possibilita utilizá-los de forma estratégica para personalizar as interações.
Além disso, essa ferramenta permite a segmentação estratégica da base com IA, o disparo de campanhas de marketing, a liberação de cashback, a criação de pesquisas de opinião, etc.
Caso queira conhecer todas as funcionalidades com mais detalhes, fale conosco e solicite uma demonstração gratuita.
Para que serve uma plataforma CRM?
A plataforma de CRM serve para fazer a gestão do relacionamento com os consumidores.
No entanto, é também por meio deste software que os negócios podem segmentar a base, criar campanhas de marketing e mensurar os resultados em tempo real.
Como funciona?
Para funcionar perfeitamente, a plataforma de CRM precisa estar devidamente integrada a outras fontes de dados como ERPs de lojas físicas, apps mobile, e-commerce, e etc.
Um CRM completo íntegra com as principais tecnologias do mercado, como VTEX, TOTVS, Linx, Microvix, Shopify, dentre outras.
É importante destacar ainda que para o software de CRM operar corretamente, é fundamental haver uma equipe disponível, geralmente composta por um analista e um coordenador.
Diferença entre CRM e ferramenta de automação de marketing
Essas ferramentas, apesar de serem parecidas, têm funcionalidades e finalidades diferentes.
Enquanto o CRM é mais focado em trabalhar com os clientes da base, a ferramenta de automação de marketing serve para capturar leads qualificados e fazê-los avançar no funil de vendas.
Para enxergar com mais clareza as disparidades, veja a tabela abaixo:
Aspecto | Plataforma de CRM | Ferramenta de automação de marketing |
Objetivo principal | Gestão de consumidores já existentes | Captura e nutrição de leads |
Objetivo | Fidelizar, aumentar retenção e LTV | Gerar demanda e preparar leads para vendas |
Principais funcionalidades | Histórico de interações, segmentação, campanhas personalizadas, pós-venda | Fluxos automatizados de e-mail, lead scoring, landing pages, formulários, nutrição de leads |
Benefícios diretos | Melhora do relacionamento, aumento de recompra e ticket médio | Aceleração da geração de oportunidades e redução do ciclo de vendas |
Exemplos práticos | Recuperação de clientes inativos, campanhas de fidelização, cashback | Capturar leads, nutri-los, metrificar o funil e etc. |
Vale ressaltar que há diferenças adicionais entre plataformas de CRM especializadas em B2B e em B2C
Portanto, antes de contratar, considere o seu mercado de atuação, levante as reais necessidades e compare os fornecedores antes de efetuar a contratação.
Qual a melhor plataforma de CRM?
A melhor plataforma de CRM para varejo é a da Dito, afinal, já acumula diversos cases de sucesso entre marcas renomadas.
Contudo, como foi mencionado anteriormente, se a sua empresa não é varejista, considere avaliar outras ferramentas, como:
- HubSpot;
- Pipedrive;
- Monday;
- Agendor;
- Piperun;
- E-goi;
- Salesforce;
Qual é o CRM mais usado no Brasil?
No varejo, o CRM mais usado no Brasil é o da Dito. Entretanto, essa resposta irá variar de acordo com o segmento e o porte da empresa interessada na solução.
Quanto custa uma plataforma de CRM?
O custo das ferramentas de CRM é adequado de acordo com as necessidades do contratante e com as funcionalidades demandadas.
O que avaliar antes de adquirir a plataforma de CRM?
Dentre alguns fatores, analisar o histórico do fornecedor e os cases de sucesso é de suma importância.
Histórico do fornecedor de CRM
Antes de fechar a parceria, verifique a credibilidade do fornecedor no mercado. Veja avaliações em sites como o Capterra e peça feedbacks aos usuários das funcionalidades.
Cases de sucesso
Outro fator importante é conferir os cases de sucesso que a ferramenta tem publicados e a quantidade de marcas que usam a solução. Veja se constam grandes empresas entre as mencionadas.
Benefícios de uma plataforma completa
Uma plataforma de CRM completa gera inúmeras vantagens para as empresas que passam a utilizá-la. Confira exemplos:
- Personalização e humanização do relacionamento com os clientes;
- Aumento da retenção e da fidelização;
- Redução dos consumidores inativos;
- Automação de campanhas e economia de tempo;
- Visão unificada do cliente em todos os canais de contato;
- Melhor tomada de decisão com base em dados e relatórios;
- Integração com outros sistemas (ERP, e-commerce, app);
- Escalabilidade para acompanhar o crescimento da empresa.
Exemplo de uso em empresas de varejo
A Polishop, empresa fundada pelo empresário João Appolinário, implementou o CRM para organizar o cadastro de clientes e, hoje, a plataforma é responsável por 10% do faturamento das lojas físicas.
Para conhecer essa história de sucesso com detalhes, assista o vídeo a seguir:
O que achou deste case? Deixe a sua opinião no campo de comentários ao final deste artigo.
Como integrar uma plataforma de CRM ao seu ecossistema?
Para integrar a plataforma de CRM aos demais sistemas da sua empresa é necessário fazer primeiro um estudo de viabilidade técnica.
Aqui na Dito CRM, nós realizamos este estudo sem nenhum custo para a empresa interessada. Portanto, caso queira, nos chame agora no WhatsApp e agende um horário com um especialista.
Pedro Ivo Martins é professor na Fundação Dom Cabral e sócio da Dito, referência em CRM para Varejo no Brasil. Com mais de 18 anos de carreira, ele é mentor de scale-ups da Endeavor, investidor anjo e limited partner do SaaSholic, atua no ecossistema de tecnologia e inovação. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.