Plataforma de CRM: o que é, como funciona e por que adotar.

Escrito por:
Pedro Ivo Martins
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Uma plataforma de CRM ajuda as empresas a fazer a gestão do relacionamento com os clientes.

Essa ferramenta, quando bem implementada e associada a estratégias eficazes de marketing, contribui para melhorar os seguintes indicadores:

  • Receita influenciada;
  • Taxa de recompra;
  • Quantidade de consumidores ativos;
  • Ticket médio;
  • Gasto médio anual dos clientes;
  • Dentre outras.

Assim sendo, aprofunde o seu conhecimento sobre essa tecnologia lendo este guia completo que eu preparei sobre o assunto.

Vem comigo conferir?

O que é uma plataforma de CRM?

Uma plataforma CRM é um software em nuvem que centraliza os dados de clientes de uma empresa e possibilita utilizá-los de forma estratégica para personalizar as interações.

Além disso, essa ferramenta permite a segmentação estratégica da base com IA, o disparo de campanhas de marketing, a liberação de cashback, a criação de pesquisas de opinião, etc.

Caso queira conhecer todas as funcionalidades com mais detalhes, fale conosco e solicite uma demonstração gratuita.

Para que serve uma plataforma CRM?

A plataforma de CRM serve para fazer a gestão do relacionamento com os consumidores

No entanto, é também por meio deste software que os negócios podem segmentar a base, criar campanhas de marketing e mensurar os resultados em tempo real.

Como funciona?

Para funcionar perfeitamente, a plataforma de CRM precisa estar devidamente integrada a outras fontes de dados como ERPs de lojas físicas, apps mobile, e-commerce, e etc.

Um CRM completo íntegra com as principais tecnologias do mercado, como VTEX, TOTVS, Linx, Microvix, Shopify, dentre outras.

É importante destacar ainda que para o software de CRM operar corretamente, é fundamental haver uma equipe disponível, geralmente composta por um analista e um coordenador.

Diferença entre CRM e ferramenta de automação de marketing

Essas ferramentas, apesar de serem parecidas, têm funcionalidades e finalidades diferentes.

Enquanto o CRM é mais focado em trabalhar com os clientes da base, a ferramenta de automação de marketing serve para capturar leads qualificados e fazê-los avançar no funil de vendas.

Para enxergar com mais clareza as disparidades, veja a tabela abaixo:

Aspecto Plataforma de CRM Ferramenta de automação de marketing
Objetivo principal Gestão de consumidores já existentes Captura e nutrição de leads
Objetivo Fidelizar, aumentar retenção e LTV Gerar demanda e preparar leads para vendas
Principais funcionalidades Histórico de interações, segmentação, campanhas personalizadas, pós-venda Fluxos automatizados de e-mail, lead scoring, landing pages, formulários, nutrição de leads
Benefícios diretos Melhora do relacionamento, aumento de recompra e ticket médio Aceleração da geração de oportunidades e redução do ciclo de vendas
Exemplos práticos Recuperação de clientes inativos, campanhas de fidelização, cashback Capturar leads, nutri-los, metrificar o funil e etc.


Vale ressaltar que há diferenças adicionais entre plataformas de CRM especializadas em B2B e em B2C

Portanto, antes de contratar, considere o seu mercado de atuação, levante as reais necessidades e compare os fornecedores antes de efetuar a contratação.

Qual a melhor plataforma de CRM?

A melhor plataforma de CRM para varejo é a da Dito, afinal, já acumula diversos cases de sucesso entre marcas renomadas.

Contudo, como foi mencionado anteriormente, se a sua empresa não é varejista, considere avaliar outras ferramentas, como:

  • HubSpot;
  • Pipedrive;
  • Monday;
  • Agendor;
  • Piperun;
  • E-goi;
  • Salesforce;

Qual é o CRM mais usado no Brasil?

No varejo, o CRM mais usado no  Brasil é o da Dito. Entretanto, essa resposta irá variar de acordo com o segmento e o porte da empresa interessada na solução.

Quanto custa uma plataforma de CRM?

O custo das ferramentas de CRM é adequado de acordo com as necessidades do contratante e com as funcionalidades demandadas.

O que avaliar antes de adquirir a plataforma de CRM?

Dentre alguns fatores, analisar o histórico do fornecedor e os cases de sucesso é de suma importância.

Histórico do fornecedor de CRM

Antes de fechar a parceria, verifique a credibilidade do fornecedor no mercado. Veja avaliações em sites como o Capterra e peça feedbacks aos usuários das funcionalidades.

Cases de sucesso

Outro fator importante é conferir os cases de sucesso que a ferramenta tem publicados e a quantidade de marcas que usam a solução. Veja se constam grandes empresas entre as mencionadas.

Benefícios de uma plataforma completa

Uma plataforma de CRM completa gera inúmeras vantagens para as empresas que passam a utilizá-la. Confira exemplos:

  • Personalização e humanização do relacionamento com os clientes;
  • Aumento da retenção e da fidelização;
  • Redução dos consumidores inativos;
  • Automação de campanhas e economia de tempo;
  • Visão unificada do cliente em todos os canais de contato;
  • Melhor tomada de decisão com base em dados e relatórios;
  • Integração com outros sistemas (ERP, e-commerce, app);
  • Escalabilidade para acompanhar o crescimento da empresa.

Exemplo de uso em empresas de varejo

A Polishop, empresa fundada pelo empresário João Appolinário, implementou o CRM para organizar o cadastro de clientes e, hoje, a plataforma é responsável por 10% do faturamento das lojas físicas.

Para conhecer essa história de sucesso com detalhes, assista o vídeo a seguir:

O que achou deste case? Deixe a sua opinião no campo de comentários ao final deste artigo.

Como integrar uma plataforma de CRM ao seu ecossistema?

Para integrar a plataforma de CRM aos demais sistemas da sua empresa é necessário fazer primeiro um estudo de viabilidade técnica.

Aqui na Dito CRM, nós realizamos este estudo sem nenhum custo para a empresa interessada. Portanto, caso queira, nos chame agora no WhatsApp e agende um horário com um especialista.

Notebook apresentando a tela de uma plataforma de CRM

Plataforma de CRM: o que é, como funciona e por que adotar.

Uma plataforma de CRM ajuda as empresas a fazer a gestão do relacionamento com os clientes.

Essa ferramenta, quando bem implementada e associada a estratégias eficazes de marketing, contribui para melhorar os seguintes indicadores:

  • Receita influenciada;
  • Taxa de recompra;
  • Quantidade de consumidores ativos;
  • Ticket médio;
  • Gasto médio anual dos clientes;
  • Dentre outras.

Assim sendo, aprofunde o seu conhecimento sobre essa tecnologia lendo este guia completo que eu preparei sobre o assunto.

Vem comigo conferir?

O que é uma plataforma de CRM?

Uma plataforma CRM é um software em nuvem que centraliza os dados de clientes de uma empresa e possibilita utilizá-los de forma estratégica para personalizar as interações.

Além disso, essa ferramenta permite a segmentação estratégica da base com IA, o disparo de campanhas de marketing, a liberação de cashback, a criação de pesquisas de opinião, etc.

Caso queira conhecer todas as funcionalidades com mais detalhes, fale conosco e solicite uma demonstração gratuita.

Para que serve uma plataforma CRM?

A plataforma de CRM serve para fazer a gestão do relacionamento com os consumidores

No entanto, é também por meio deste software que os negócios podem segmentar a base, criar campanhas de marketing e mensurar os resultados em tempo real.

Como funciona?

Para funcionar perfeitamente, a plataforma de CRM precisa estar devidamente integrada a outras fontes de dados como ERPs de lojas físicas, apps mobile, e-commerce, e etc.

Um CRM completo íntegra com as principais tecnologias do mercado, como VTEX, TOTVS, Linx, Microvix, Shopify, dentre outras.

É importante destacar ainda que para o software de CRM operar corretamente, é fundamental haver uma equipe disponível, geralmente composta por um analista e um coordenador.

Diferença entre CRM e ferramenta de automação de marketing

Essas ferramentas, apesar de serem parecidas, têm funcionalidades e finalidades diferentes.

Enquanto o CRM é mais focado em trabalhar com os clientes da base, a ferramenta de automação de marketing serve para capturar leads qualificados e fazê-los avançar no funil de vendas.

Para enxergar com mais clareza as disparidades, veja a tabela abaixo:

Aspecto Plataforma de CRM Ferramenta de automação de marketing
Objetivo principal Gestão de consumidores já existentes Captura e nutrição de leads
Objetivo Fidelizar, aumentar retenção e LTV Gerar demanda e preparar leads para vendas
Principais funcionalidades Histórico de interações, segmentação, campanhas personalizadas, pós-venda Fluxos automatizados de e-mail, lead scoring, landing pages, formulários, nutrição de leads
Benefícios diretos Melhora do relacionamento, aumento de recompra e ticket médio Aceleração da geração de oportunidades e redução do ciclo de vendas
Exemplos práticos Recuperação de clientes inativos, campanhas de fidelização, cashback Capturar leads, nutri-los, metrificar o funil e etc.


Vale ressaltar que há diferenças adicionais entre plataformas de CRM especializadas em B2B e em B2C

Portanto, antes de contratar, considere o seu mercado de atuação, levante as reais necessidades e compare os fornecedores antes de efetuar a contratação.

Qual a melhor plataforma de CRM?

A melhor plataforma de CRM para varejo é a da Dito, afinal, já acumula diversos cases de sucesso entre marcas renomadas.

Contudo, como foi mencionado anteriormente, se a sua empresa não é varejista, considere avaliar outras ferramentas, como:

  • HubSpot;
  • Pipedrive;
  • Monday;
  • Agendor;
  • Piperun;
  • E-goi;
  • Salesforce;

Qual é o CRM mais usado no Brasil?

No varejo, o CRM mais usado no  Brasil é o da Dito. Entretanto, essa resposta irá variar de acordo com o segmento e o porte da empresa interessada na solução.

Quanto custa uma plataforma de CRM?

O custo das ferramentas de CRM é adequado de acordo com as necessidades do contratante e com as funcionalidades demandadas.

O que avaliar antes de adquirir a plataforma de CRM?

Dentre alguns fatores, analisar o histórico do fornecedor e os cases de sucesso é de suma importância.

Histórico do fornecedor de CRM

Antes de fechar a parceria, verifique a credibilidade do fornecedor no mercado. Veja avaliações em sites como o Capterra e peça feedbacks aos usuários das funcionalidades.

Cases de sucesso

Outro fator importante é conferir os cases de sucesso que a ferramenta tem publicados e a quantidade de marcas que usam a solução. Veja se constam grandes empresas entre as mencionadas.

Benefícios de uma plataforma completa

Uma plataforma de CRM completa gera inúmeras vantagens para as empresas que passam a utilizá-la. Confira exemplos:

  • Personalização e humanização do relacionamento com os clientes;
  • Aumento da retenção e da fidelização;
  • Redução dos consumidores inativos;
  • Automação de campanhas e economia de tempo;
  • Visão unificada do cliente em todos os canais de contato;
  • Melhor tomada de decisão com base em dados e relatórios;
  • Integração com outros sistemas (ERP, e-commerce, app);
  • Escalabilidade para acompanhar o crescimento da empresa.

Exemplo de uso em empresas de varejo

A Polishop, empresa fundada pelo empresário João Appolinário, implementou o CRM para organizar o cadastro de clientes e, hoje, a plataforma é responsável por 10% do faturamento das lojas físicas.

Para conhecer essa história de sucesso com detalhes, assista o vídeo a seguir:

O que achou deste case? Deixe a sua opinião no campo de comentários ao final deste artigo.

Como integrar uma plataforma de CRM ao seu ecossistema?

Para integrar a plataforma de CRM aos demais sistemas da sua empresa é necessário fazer primeiro um estudo de viabilidade técnica.

Aqui na Dito CRM, nós realizamos este estudo sem nenhum custo para a empresa interessada. Portanto, caso queira, nos chame agora no WhatsApp e agende um horário com um especialista.

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