O que é SaaS e por que contratar esse tipo de software?

Nos últimos anos, a indústria de software experimentou um grande crescimento no número de empresas e soluções para o mercado de tecnologia da informação.

Softwares que antes eram restritos às grandes empresas, agora estão ao alcance de todos através da internet e de novas plataformas que oferecem software como serviço, do inglês software as a service (SaaS).

O SaaS é o tipo de software que o cliente acessa através de seu navegador com conexão à internet. Não há necessidade de instalação, nem ao menos contato com a fornecedora da tecnologia.

Em muitos casos, basta poucos cliques para se ter acesso à ferramenta. Além da praticidade, é mais barato e fácil de se manter e treinar os colaboradores da empresa.

Ainda assim, muitas empresas resistem em trocar seus softwares por soluções SaaS, acreditando que é mais viável manter uma equipe de desenvolvimento dentro do negócio.

Dessa forma, abaixo listamos algumas vantagens em contratar um serviço SaaS invés de colocar sua equipe de TI para desenvolver.

Mais rápido, barato e simples

Imagine que você precisa de um novo software para gerenciar seus clientes e contatos. Ou então a sua atual ferramenta de gestão financeira não suporta mais os novos produtos.

O varejista, nesses casos, procura seu time de desenvolvimento para que se crie uma nova ferramenta. O problema é que essa nova ferramenta levará meses para ser planejada e desenvolvida. E, mesmo assim, nada garante que funcionará.

Um bom exemplo é a possibilidade de integrar logins sociais ao seu site ou serviço. O desenvolvimento desta funcionalidade in-house teria um alto custo e levaria meses. Pior: como as APIs e as redes sociais estão em constante mudança, o custo de manutenção seria elevado.

Aumentam ainda os problemas de erros, incompatibilidades entre os diferentes serviços e eventuais falhas de segurança. A contratação de um SaaS de login social coloca todo este peso sob responsabilidade do provedor de serviço, deixando o seu time livre para focar em tarefas mais importantes.

Além do mais, o custo para se contratar esse tipo de serviço é infinitamente inferior em relação a equipes de TI. Isso se deve ao fato de que o modelo de negócios do SaaS permite que as fornecedoras de software repliquem a mesma solução para diversas empresas.

Aliado a isso, ainda há a facilidade de se treinar seus funcionários com a nova ferramenta já que a maioria dos SaaS são desenvolvidos de forma intuitiva e prática.

Suporte, manutenção e dados na nuvem

Muitos empresários temem que empresas de SaaS ofereçam um suporte precário ou deixem a desejar na necessidade de manutenção e atualização do software.

A realidade é que o mercado de TI está tão competitivo que as empresas tem investido pesado em relacionamento com o cliente e upgrades de software.

Aliado a tudo que citamos, ainda há a vantagem de que ferramentas de software as a service permitem que você coloque seus dados na nuvem. Ou seja, você ou qualquer pessoa autorizada na sua empresa pode acessar dados financeiros, de estoque, compra, venda, etc, de qualquer lugar do mundo através de um dispositivo com acesso à internet.

Essa dinamicidade acaba criando um diferencial competitivo no mercado, já que seus colaboradores sempre estarão municiados com as melhores informações.

Contratar serviços de SaaS seguramente é uma das melhores formas de economizar tempo e recursos na sua empresa. Assim como qualquer novo parceiro, basta conhecer as vantagens e desvantagens da nova solução.

E então, qual a sua opinião sobre esse tema? Tem dúvidas? Registre tudo nos comentários deste post.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *