Sumário
ToggleSe você está na dúvida sobre qual é o melhor CRM hoje e como escolher a ferramenta mais adequada para a sua marca, siga a leitura, pois vamos te ajudar a decidir.
Para te auxiliar nessas questões, nós apresentaremos na sequência um comparativo entre as principais plataformas do mercado:
- OTO CRM;
- Salesforce;
- HubSpot;
- RD Station;
- Insider CRM;
- Wake;
- CRM&Bônus;
- Zoho;
- Bitrix24;
Vale esclarecer que o objetivo deste texto não é falar bem ou mal de qualquer um desses softwares.
Mas sim, elencar diferenças e semelhanças para te ajudar a entender qual é o melhor CRM para a sua empresa.
Vem com a gente conferir?
CRM ou plataforma de automação de marketing?
Estas duas ferramentas possuem muitas features similares e elas até se complementam.
Entretanto, o objetivo delas é diferente, então, é fundamental ter isso em mente antes de definir o fornecedor.
Uma plataforma de automação de marketing tem como foco primário fazer a gestão de leads, desde a captação até o instante onde a primeira compra é efetuada.
Já o CRM objetiva, principalmente, fortalecer o relacionamento com os clientes da base, a fim de retê-los por mais tempo e estimular a recompra recorrente.
Tentando resumir, a plataforma de automação de marketing tem mais valor para quem precisa solidificar a estratégia de aquisição.
Enquanto o CRM para aqueles que necessitam, prioritariamente, melhorar a retenção e o relacionamento.
Vale destacar que diante do atual cenário político-econômico do Brasil e, claro, considerando também as bases do marketing, os varejistas têm optado pelas estratégias de retenção, afinal, como já disse o PhD, Philip Kotler:
“Atrair um novo cliente pode custar 5 vezes mais do que manter um já existente”.
E sem falar que o foco em reter contribui para o aumento do LTV, da taxa de recompra e do ticket médio.
Posicionamento dos fornecedores
Abaixo nós mostraremos, de maneira sucinta, como cada uma das empresas citadas na introdução se posicionam no mercado, ou seja, como “plataforma de automação de marketing”, como “CRM” ou outro modelo de negócio.
Este posicionamento foi extraído diretamente do site de cada uma delas, neste ano de 2024:
- Dito: “CRM para o Varejo Omnichannel”;
- OTO CRM: “O CRM da loja física”;
- Salesforce: “Empresa de softwares que foca na solução de gerenciamento de relacionamento”;
- HubSpot: “Software empresarial para marketing, vendas, serviço ao cliente, gestão de conteúdo, operações e comércio”;
- RD Station: “Ferramenta de automação de marketing nº 1 do Brasil”;
- Insider CRM: “A plataforma nº 1 para experiências de clientes individualizadas e cross-channel”;
- Wake: “Ecossistema de soluções integradas com atuação em toda a jornada do cliente”;
- CRM&Bônus: “Plataforma que utiliza dados e inteligência artificial para maximizar as relações de empresas com seus cliente”;
- Zoho: “O software de CRM de vendas”;
- Bitrix24: “software de gerenciamento de clientes”;
Apesar da informação acima parecer simplória, ela não é!
A forma como uma instituição se posiciona, geralmente, indica em qual tipo de tecnologia e segmento de mercado ela é especialista.
Contratar, por exemplo, um CRM de um fornecedor especializado em automação de marketing ou outros serviços, pode não ser o melhor caminho.
Tal como pode ser uma decisão errada optar por um CRM forte no mercado B2B, quando a sua marca atua, exclusivamente, no B2C.
Ano e local de fundação dos fornecedores
Confira abaixo onde e quando a Dito CRM, a OTO CRM, a Salesforce, a HubSpot, a RD Station, a Insider CRM, a Wake, a CRM&Bônus, a Zoho e o Bitrix24 foram fundados:
- Dito: Brasil, ano de 2008;
- OTO CRM: Brasil, ano de 2020;
- Salesforce: Estados Unidos, ano de 1999;
- HubSpot: Estados Unidos, ano de 2006;
- RD Station: Brasil, ano de 2011;
- Insider CRM: Turquia, ano de 2012;
- Wake: Brasil, ano de 2006;
- CRM&Bônus: Brasil, ano de 2018;
- Zoho: Austin, Texas, ano de 2005;
- Bitrix24: Alexandria, Virginia, ano de 2012;
É comum considerarmos o tempo de mercado que um fornecedor tem, afinal, muitos anos de experiência, pode ser sinônimo de qualidade.
Embora julgamos ser essencial verificar também quais clientes ele já atendeu (ou atende).
O local de fundação também é muito relevante!
Fornecedores que nasceram em outros países costumam ter mais dificuldade para dar suporte devido às barreiras culturais, estruturais e da própria língua.
Quanto custa um sistema de CRM?
Apesar do preço ser uma informação indispensável, nós te aconselhamos a não guiar a sua escolha baseado unicamente nisso, mas sim, na capacidade da plataforma em gerar ROI e nos cases de sucesso acumulados.
Outro ponto crucial é se atentar bastante aos produtos e features disponíveis em cada um dos planos que o fornecedor irá te apresentar.
Linkando os dois parágrafos anteriores, muitas vezes, você irá encontrar planos gratuitos e/ou com preços extremamente baixos.
No entanto, com poucos recursos e, consequentemente, com limitações para trazer retorno sobre o investimento.
No mais é complexo definir quem tem preços baixos ou altos, pois, neste mercado de automação de marketing e de CRM, existe a rotina de customização da ferramenta com base nas necessidades e estrutura do contratante.
Então, o seu cenário atual irá influenciar no quanto irá pagar.
Quando contratar um CRM ou plataforma de automação?
Segundo a Capterra, 65% das empresas adotam a tecnologia CRM nos primeiros 5 anos de lançamento.
Mas, obviamente, isso irá variar de acordo, por exemplo, com a velocidade de crescimento da sua base de contatos, objetivos de negócio e etc.
Já uma plataforma de automação de marketing, em boa parte das vezes, passa a ser usada desde o momento onde a marca decide investir em marketing digital, afinal, como já foi dito, essa solução ajudará a gerir os novos leads que chegarem.
Um ponto importante a se evidenciar é que por meio de um CRM você conseguirá realizar várias automações disponíveis numa plataforma de marketing, porém, o oposto, nem sempre irá ocorrer.
No CRM da Dito, por exemplo, você pode segmentar clientes utilizando a metodologia de RFV (ou RFM).
Enquanto isso, em algumas plataformas de automação de marketing, essa função não está disponível.
Omnicanalidade
Outro ponto importante para se avaliar é se a solução que você almeja contratar, permite o desenvolvimento de estratégias de marketing omnichannel.
Considerando que, atualmente, mais de 50% das pessoas transitam por canais físicos e virtuais antes de efetuar uma compra, é crucial que a ferramenta escolhida disponibilize a criação de campanhas para ambos os canais, online e offline, de maneira 100% integrada.
Inteligência Artificial
Com certeza você já notou que um dos temas mais debatidos, especialmente neste ano de 2024, é a inteligência artificial.
Essa tecnologia tem ajudado os varejistas de diversas formas, então, antes de contratar um CRM ou plataforma de automação de marketing, busque investigar se há soluções de IA disponíveis e compreenda o que elas podem fazer pela sua empresa.
Conclusão
Em suma, são muitas as diferenças entre cada uma destas soluções e é preciso ser cauteloso para não tomar decisões precipitadas. Porém, para que você se sinta seguro, nós queremos te apoiar mais.
Está disponível neste link um WhatsApp onde é possível conversar com o nosso time de especialistas sobre o tema deste artigo e retirar dúvidas.
Mas fique tranquilo porque essa consultoria é gratuita e sem compromisso.
Aguardamos o seu contato. Até breve!