Expandir a empresa é um desejo de qualquer empreendedor, concorda?

Neste sentido, a retenção de clientes é uma estratégia chave para que a organização cresça e se destaque no seu segmento de atuação.

Como sabemos, a satisfação dos clientes deve estar acima de qualquer coisa, afinal, direta ou indiretamente, são eles que fazem uma empresa ser rentável.

Não podemos esquecer também de que é muito mais fácil para uma marca vender para os contatos que já possui, do que fazer vendas para quem nunca comprou da marca antes.

Nós já falamos aqui no Blog sobre a importância dos varejistas investirem na fidelização dos consumidores, porém, veja a seguir insights complementares que evidenciarão porque a retenção é crucial para a expansão de qualquer negócio.

Receita de clientes recorrentes

Quando se vai oferecer um produto ou um serviço, é preciso pensar no público para o qual se pretende vender.

Dentro do grupo de possíveis interessados pela oferta, há algumas pessoas que realmente estão dispostas a comprar.

Para uma empresa já está estabelecida no mercado, com uma clientela formada, às vezes é melhor focar as vendas para potenciais compradores, mesmo que sejam em pequena quantidade, do que para um grande número de pessoas, mas com pouca chance de fechar a negociação.

Dados do Gartner Group apontam que 80% da receita futura de uma empresa virão de apenas 20% de seus clientes existentes.

Orientação por dados

Para identificar quais são os potenciais compradores de um produto, o varejista deve investir em entender comportamentos, dados demográficos e a jornada de compra do cliente, com o apoio de uma ferramenta de CRM.

Dessa forma, ela não caminhará “no escuro” quando for planejar e executar estratégias de marketing.

Para promover a retenção de clientes, a marca precisa conhecer a sua data-driven persona.

A coleta, a análise e o registro de informações referentes ao perfil do consumidor são, portanto, essenciais para que a empresa possa aumentar a própria taxa de conversão.

Personalização do marketing

Para reter clientes por mais tempo, além de possuir informações sobre eles, é essencial hiperpersonalizar as campanhas de marketing.

Com base na pesquisa “Tendências do Varejo“, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas, então, a customização é primordial para quem deseja expandir a empresa.

Satisfação

Para criar um ciclo virtuoso de vendas e aumentar a retenção de clientes, uma empresa precisa atuar de forma eficaz antes, durante e depois da negociação com o consumidor.

A organização deve possuir uma política de qualidade e manter um moderno e eficiente sistema gestão de relacionamento com consumidores.

Para que consiga se comunicar com periodicidade e o cliente passe a se sentir satisfeito e valorizado pela marca. Com uma percepção positiva do negócio, as chances de o consumidor voltar a comprar são grandes, pois ele tem expectativa de repetir uma boa experiência.

Nesse sentido, de acordo com a Bain and Co., um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade de uma empresa em 75%.

Como podemos perceber, cada vez mais as empresas precisam melhorar a experiência do consumidor com a marca.

Esse trabalho passa pelo conhecimento aprofundado do cliente. Para fazer isso, a empresa não pode abrir mão das inúmeras informações que o uso da web possibilita, como preferências e comportamentos.

E você, o que faz para aumentar a retenção de clientes? Compartilhe sua experiência no campo de comentários abaixo.

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Como expandir a empresa? Confira!

Expandir a empresa é um desejo de qualquer empreendedor, concorda?

Neste sentido, a retenção de clientes é uma estratégia chave para que a organização cresça e se destaque no seu segmento de atuação.

Como sabemos, a satisfação dos clientes deve estar acima de qualquer coisa, afinal, direta ou indiretamente, são eles que fazem uma empresa ser rentável.

Não podemos esquecer também de que é muito mais fácil para uma marca vender para os contatos que já possui, do que fazer vendas para quem nunca comprou da marca antes.

Nós já falamos aqui no Blog sobre a importância dos varejistas investirem na fidelização dos consumidores, porém, veja a seguir insights complementares que evidenciarão porque a retenção é crucial para a expansão de qualquer negócio.

Receita de clientes recorrentes

Quando se vai oferecer um produto ou um serviço, é preciso pensar no público para o qual se pretende vender.

Dentro do grupo de possíveis interessados pela oferta, há algumas pessoas que realmente estão dispostas a comprar.

Para uma empresa já está estabelecida no mercado, com uma clientela formada, às vezes é melhor focar as vendas para potenciais compradores, mesmo que sejam em pequena quantidade, do que para um grande número de pessoas, mas com pouca chance de fechar a negociação.

Dados do Gartner Group apontam que 80% da receita futura de uma empresa virão de apenas 20% de seus clientes existentes.

Orientação por dados

Para identificar quais são os potenciais compradores de um produto, o varejista deve investir em entender comportamentos, dados demográficos e a jornada de compra do cliente, com o apoio de uma ferramenta de CRM.

Dessa forma, ela não caminhará “no escuro” quando for planejar e executar estratégias de marketing.

Para promover a retenção de clientes, a marca precisa conhecer a sua data-driven persona.

A coleta, a análise e o registro de informações referentes ao perfil do consumidor são, portanto, essenciais para que a empresa possa aumentar a própria taxa de conversão.

Personalização do marketing

Para reter clientes por mais tempo, além de possuir informações sobre eles, é essencial hiperpersonalizar as campanhas de marketing.

Com base na pesquisa “Tendências do Varejo“, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas, então, a customização é primordial para quem deseja expandir a empresa.

Satisfação

Para criar um ciclo virtuoso de vendas e aumentar a retenção de clientes, uma empresa precisa atuar de forma eficaz antes, durante e depois da negociação com o consumidor.

A organização deve possuir uma política de qualidade e manter um moderno e eficiente sistema gestão de relacionamento com consumidores.

Para que consiga se comunicar com periodicidade e o cliente passe a se sentir satisfeito e valorizado pela marca. Com uma percepção positiva do negócio, as chances de o consumidor voltar a comprar são grandes, pois ele tem expectativa de repetir uma boa experiência.

Nesse sentido, de acordo com a Bain and Co., um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade de uma empresa em 75%.

Como podemos perceber, cada vez mais as empresas precisam melhorar a experiência do consumidor com a marca.

Esse trabalho passa pelo conhecimento aprofundado do cliente. Para fazer isso, a empresa não pode abrir mão das inúmeras informações que o uso da web possibilita, como preferências e comportamentos.

E você, o que faz para aumentar a retenção de clientes? Compartilhe sua experiência no campo de comentários abaixo.

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