Saiba como calcular a quantidade de SMS para a sua campanha de marketing

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Uma estratégia de sucesso é composta por vários canais, mas ser omnichannel não se trata apenas de impactar uma mesma pessoa no maior número possível de canais. É entender onde ela está e desenhar uma experiência baseada em quem ela é, o que usa e o que quer.

Quanto mais bem integrada é a comunicação, mais fluida é a transição do seu público-alvo entre seus diferentes canais e isso contribui para otimizar a experiência de compra, criar uma boa imagem para a marca e aumentar as chances de fidelização.

Você pode, por exemplo, segmentar as pessoas que não abriram os e-mails de uma campanha e enviar um SMS lembrando de checar o e-mail, onde você já mandou mensagens mais longas e criativas.

Assim como este exemplo, existem inúmeras possibilidades de trabalhar uma comunicação integrada que potencializa o engajamento com a sua marca, aumenta as taxas de conversão e fidelização, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência dos clientes.

Neste artigo, vamos explicar como você pode utilizar o SMS marketing para uma comunicação integrada e como calcular o número de envios de SMS em uma campanha de marketing.

Quais as vantagens do SMS

O envio de SMS oferece diversas vantagens e é essencial para estratégias de Marketing Digital como um todo. Esse canal consegue dar urgência às mensagens e conversar com pessoas que de alguma forma ainda não converteram nas notificações de e-mail marketing.

É um excelente canal para impactar seu público de uma forma rápida, eficaz e prática.

O SMS é considerado um dos canais mais fortes de marketing, mas aproveitá-lo como parte de uma estratégia omnichannel o torna ainda mais forte. Estudos recentes mostram que esse é um dos melhores canais em taxas de entrega e engajamento. 

Dicas para potencializar os resultados das suas campanhas de SMS: 

  • O SMS pode ser utilizado em mensagens urgentes e/ou curtas com um simples CTA (conteúdos longos ou visuais funcionam melhor via e-mail).
  • Inclua um link em sua comunicação via SMS para medir o impacto das taxas de conversão.  
  • Utilize o SMS para reativar clientes que não estão abrindo os e-mails da marca e compraram recentemente. 
  • O SMS também é indicado para clientes que não podem ser contactados por e-mail em momentos especiais.
  • O envio de SMS para os melhores clientes pode aumentar a taxa de conversão da marca.

Confira mais estratégias e dicas sobre SMS neste link.

Qual o volume ideal de envios por SMS para a sua marca?

É uma dúvida comum quando se tem uma grande lista de clientes e o envio de SMS será em larga escala, mas vamos te ajudar nesse desafio.

Um dos fatores que vai impactar na sua estratégia é o orçamento para o canal, pois geralmente a cobrança é por número de envios. Você pode adequar a sua estratégia de SMS a um budget limitado ou se adequar ao perfil dos clientes que podem ter mais fit com campanhas por SMS.

Para os dois casos, siga esses passos para identificar o volume de disparos nas suas campanhas de SMS.

1 – Faça uma lista com todos os segmentos que você pretende se comunicar durante a campanha.

Segue sugestões de segmentos que você pode priorizar nas suas campanhas pode SMS:

  • O número de clientes que não engajam nas comunicações por e-mail, mas estão aptos a receberem SMS. 
  • Clientes VIPs da sua base que podem receber SMS (Por exemplo: compram 3x mais que o ticket médio da marca).
  • Base de clientes “quentes” que navegaram recentemente no site e não compraram.

Se puder ampliar o número de SMS, busque também:

  • Disparar e-mails transacionais (compra efetuada, pedido enviado, código de rastreamento);
  • Pesquisas de satisfação por SMS;
  • Mensagens para aniversariantes do dia;
  • Agradecimento pós-venda;
  • Promoções e lançamentos da marca;
  • Entre outros.

2 – Coloque, em uma planilha, o número de pessoas aptas a receberem a comunicação pelo SMS que aparece no segmento escolhido.

3 – Defina o número de notificações que você pretende enviar para cada segmento.

4 – Faça o cálculo por segmento e depois some o volume total de todos os segmentos para chegar ao volume que a marca vai investir em SMS.

Volume de SMS por Segmento = (Pessoas aptas para SMS por Segmento) x (número de notificações para o Segmento).

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Como escolher uma empresa para disparar a sua campanha de SMS?

Você deve ter percebido que para realizar uma campanha integrada e com bons resultados, você precisa conhecer a sua base de clientes. A inteligencia de dados é o maior diferencial na escolha de uma plataforma de envios de SMS.

Saber o público que tem o celular habilitado para SMS, as suas características e comportamentos possibilitará a criação de campanhas mais estratégicas e com maior taxa de conversão para este canal.

Além da criação de segmentos de clientes para aumentar o nível de personalização das campanhas, confira também:

  • Tem Opt Out e respeita a decisão do cliente em não querer receber mais comunicações por este canal;
  • Permite a inclusão de variaveis como Primeiro Nome do Cliente;
  • Possibilita o agendamento de envio de SMS para dias e horários mais cômodos para seus consumidores;
  • Gera um short code exclusivo para o envio das mensagens;
  • Possui uma interface intuitiva para a criação de mensagens e monitoramento da campanha;
  • A plataforma de envio é integrada com outros canais para o envio de forma integrada;
  • Possui relatórios de resultados das campanhas, com a taxa de entregas, cliques, conversão e receita influênciada por este canal em cada campanha;
  • Atendimento e suporte de qualidade para resoluções de problemas ou para tirar dúvidas;
  • Custo x benefício. O preço é importante, mas deve ser analisado junto com os outros fatores citados acima.

Na Dito, você pode configurar as suas campanhas de SMS de forma simples, intuitiva e com alto pode de segmentação para impactar os seus clientes em segundos. 

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