CRM para Varejo

O tema SEO para Instagram voltou a ganhar holofotes nos últimos dias, pois alguns perfis começaram a receber a seguinte notificação:

SEO para Instagram
Até então, conteúdos postados no Instagram não eram exibidos no resultado da pesquisa em Buscadores como o Google e o Bing, por exemplo. No entanto, a partir de agosto, isso vai mudar.

Aparentemente o objetivo principal da rede social é aumentar o tráfego dentro do APP, porém isso também será benéfico para as marcas que poderão ser descobertas por novos seguidores em canais diversificados.

Mas diante disso, surge a pergunta: quais boas práticas de SEO devem ser aplicadas dentro do perfil para que as publicações sejam vistas na SERP?

De imediato, devemos esclarecer que não há uma “receita de bolo”, visto que os próprios Buscadores não deixam claras as regras que influenciam no ranqueamento orgânico.

Contudo, pela vivência prática de especialistas da área, há algumas ações essenciais que todo produtor de conteúdo deve executar; seja para aparecer no Google ou na lupa de busca do próprio Instagram.

Vamos a elas?

Data-driven Persona

O óbvio precisa ser dito!

A primeira ação que deve ser aplicada pelas empresas que desejam ranquear no Google com o perfil da rede social, é construir a data-driven persona.

Ela será fundamental para fazer a seleção das palavras-chave que vão compor a BIO e a legenda dos posts, logo, é um passo que não pode ser negligenciado.

Além disso, ter clareza sobre as principais características e comportamentos da audiência, ajudará a determinar as pautas, a selecionar as imagens, a construir roteiros para os Reels, dentre outros.

Aqui na Dito, nós criamos as nossas data-driven personas a partir de entrevistas com os melhores clientes e analisando dados do CRM. Esse caminho pode fazer sentido para você também.

Seleção das palavras-chave

Para selecionar as palavras-chave que estarão presentes no perfil da sua marca e nas publicações, você pode usar ferramentas gratuitas como o Keyword Planner.

Essa plataforma mostra se a palavra pensada tem volume de buscas mensais e qual é o nível de concorrência para ela.

Utilize esses indicadores para elaborar a sua estratégia, mas não os tome como verdade absoluta.

Apenas reflita: quais termos, curtos ou longos, o público usa para pesquisar sobre os assuntos que a sua empresa trata? 

Se eles tiverem volume de buscas, ótimo. Mas se não, teste usá-los também. Podem vir boas surpresas de onde não esperamos.

Para exemplificar, imagine que você é um varejista de moda que atende, prioritariamente, mulheres com idade aproximada de 40 anos, que trabalham no escritório durante a semana e que gostam de viajar.

Para essa Persona, é possível produzir um post explorando a palavra-chave “looks para viagens” que tem entre 100 e 1 mil buscas mensais.

Pesquisa de KW no Google Keyword Planner

Uma postagem assim poderia iniciar com a seguinte legenda: “Looks para viagens: olha essas sugestões”. E um vídeo ou um carrossel de imagens seriam formatos interessantes para ilustrá-la.

Com base neste exemplo, construa uma lista grande com “todas” as palavras-chave que você pode explorar, seja de topo, meio ou fundo de funil e passe aplicá-las nos seus textos.

Resumindo esse tópico, não crie descrições para o Instagram de forma aleatória e sem critério. Entenda como o seu público pesquisa e, com base nisso, adeque a sua redação nas publicações e na BIO.

Isso é o mínimo para trabalhar o SEO.

Hashtags

As hashtags ajudam o algoritmo a compreender qual é seu segmento de atuação e quais tópicos a sua marca aborda, então, nunca deixe de usá-las nas suas publicações.

A central de ajuda do Instagram diz que até 30 hashtags podem ser escritas no post, todavia, cuidado para não “poluir” o conteúdo.

A própria pesquisa de palavras-chave é um norte de quais hashtags usar.

Alterne entre tags abrangentes (sua cidade, estado) e outras mais afuniladas (os produtos que você vende, seu mercado de atuação).

Legendas e Texto Alternativo

Legendar 100% dos Reels e, dentro das “configurações avançadas” da publicação, escrever um texto alternativo, mostra que a sua marca está preocupada com a acessibilidade.

Lembre-se que técnicas de SEO no Instagram não são somente para alguns, mas para todos os públicos.

Interação e respostas rápidas

A sugestão aqui é simples: busque responder 100% das pessoas que comentam nas suas publicações e que te enviam mensagens pelo Direct.

Também interaja com outros perfis, preferencialmente, do seu segmento de atuação. Faça comentários relevantes nos posts deles.

Quanto mais interações, maior será o alcance do seu perfil. Isso pode “mostrar” para um Buscador que o seu conteúdo é mais relevante do que o dos concorrentes e te ranquear na frente.

Sugestões finais

Para concluir este artigo, seguem algumas sugestões finais de SEO para Instagram:

  • Verifique a sua conta (selo azul): é pago, mas para marcas que querem se destacar, é importante passar credibilidade por meio dessa ferramenta;
  • Mantenha o perfil sempre aberto para o público;
  • Mude a conta para o perfil profissional;
  • Mantenha a regularidade de postar semanalmente;
  • Dê preferência para a publicação de Reels, mas não ignore o feed e stories;
  • Use palavras-chave na BIO para “traduzir” onde a sua empresa está e o que ela comercializa;
  • É essencial que o logotipo de perfil esteja visível e de fácil compreensão;

Assim que o Instagram clarear melhor esse tema, voltamos aqui para atualizar esse texto, ok?

Mas por hora, o que achou destas dicas?

Deixe a sua opinião nos comentários e também conta pra gente o que você já testou e deu certo. Até breve!

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SEO para Instagram: quais boas práticas aplicar?

CRM para Varejo

O tema SEO para Instagram voltou a ganhar holofotes nos últimos dias, pois alguns perfis começaram a receber a seguinte notificação:

SEO para Instagram
Até então, conteúdos postados no Instagram não eram exibidos no resultado da pesquisa em Buscadores como o Google e o Bing, por exemplo. No entanto, a partir de agosto, isso vai mudar.

Aparentemente o objetivo principal da rede social é aumentar o tráfego dentro do APP, porém isso também será benéfico para as marcas que poderão ser descobertas por novos seguidores em canais diversificados.

Mas diante disso, surge a pergunta: quais boas práticas de SEO devem ser aplicadas dentro do perfil para que as publicações sejam vistas na SERP?

De imediato, devemos esclarecer que não há uma “receita de bolo”, visto que os próprios Buscadores não deixam claras as regras que influenciam no ranqueamento orgânico.

Contudo, pela vivência prática de especialistas da área, há algumas ações essenciais que todo produtor de conteúdo deve executar; seja para aparecer no Google ou na lupa de busca do próprio Instagram.

Vamos a elas?

Data-driven Persona

O óbvio precisa ser dito!

A primeira ação que deve ser aplicada pelas empresas que desejam ranquear no Google com o perfil da rede social, é construir a data-driven persona.

Ela será fundamental para fazer a seleção das palavras-chave que vão compor a BIO e a legenda dos posts, logo, é um passo que não pode ser negligenciado.

Além disso, ter clareza sobre as principais características e comportamentos da audiência, ajudará a determinar as pautas, a selecionar as imagens, a construir roteiros para os Reels, dentre outros.

Aqui na Dito, nós criamos as nossas data-driven personas a partir de entrevistas com os melhores clientes e analisando dados do CRM. Esse caminho pode fazer sentido para você também.

Seleção das palavras-chave

Para selecionar as palavras-chave que estarão presentes no perfil da sua marca e nas publicações, você pode usar ferramentas gratuitas como o Keyword Planner.

Essa plataforma mostra se a palavra pensada tem volume de buscas mensais e qual é o nível de concorrência para ela.

Utilize esses indicadores para elaborar a sua estratégia, mas não os tome como verdade absoluta.

Apenas reflita: quais termos, curtos ou longos, o público usa para pesquisar sobre os assuntos que a sua empresa trata? 

Se eles tiverem volume de buscas, ótimo. Mas se não, teste usá-los também. Podem vir boas surpresas de onde não esperamos.

Para exemplificar, imagine que você é um varejista de moda que atende, prioritariamente, mulheres com idade aproximada de 40 anos, que trabalham no escritório durante a semana e que gostam de viajar.

Para essa Persona, é possível produzir um post explorando a palavra-chave “looks para viagens” que tem entre 100 e 1 mil buscas mensais.

Pesquisa de KW no Google Keyword Planner

Uma postagem assim poderia iniciar com a seguinte legenda: “Looks para viagens: olha essas sugestões”. E um vídeo ou um carrossel de imagens seriam formatos interessantes para ilustrá-la.

Com base neste exemplo, construa uma lista grande com “todas” as palavras-chave que você pode explorar, seja de topo, meio ou fundo de funil e passe aplicá-las nos seus textos.

Resumindo esse tópico, não crie descrições para o Instagram de forma aleatória e sem critério. Entenda como o seu público pesquisa e, com base nisso, adeque a sua redação nas publicações e na BIO.

Isso é o mínimo para trabalhar o SEO.

Hashtags

As hashtags ajudam o algoritmo a compreender qual é seu segmento de atuação e quais tópicos a sua marca aborda, então, nunca deixe de usá-las nas suas publicações.

A central de ajuda do Instagram diz que até 30 hashtags podem ser escritas no post, todavia, cuidado para não “poluir” o conteúdo.

A própria pesquisa de palavras-chave é um norte de quais hashtags usar.

Alterne entre tags abrangentes (sua cidade, estado) e outras mais afuniladas (os produtos que você vende, seu mercado de atuação).

Legendas e Texto Alternativo

Legendar 100% dos Reels e, dentro das “configurações avançadas” da publicação, escrever um texto alternativo, mostra que a sua marca está preocupada com a acessibilidade.

Lembre-se que técnicas de SEO no Instagram não são somente para alguns, mas para todos os públicos.

Interação e respostas rápidas

A sugestão aqui é simples: busque responder 100% das pessoas que comentam nas suas publicações e que te enviam mensagens pelo Direct.

Também interaja com outros perfis, preferencialmente, do seu segmento de atuação. Faça comentários relevantes nos posts deles.

Quanto mais interações, maior será o alcance do seu perfil. Isso pode “mostrar” para um Buscador que o seu conteúdo é mais relevante do que o dos concorrentes e te ranquear na frente.

Sugestões finais

Para concluir este artigo, seguem algumas sugestões finais de SEO para Instagram:

  • Verifique a sua conta (selo azul): é pago, mas para marcas que querem se destacar, é importante passar credibilidade por meio dessa ferramenta;
  • Mantenha o perfil sempre aberto para o público;
  • Mude a conta para o perfil profissional;
  • Mantenha a regularidade de postar semanalmente;
  • Dê preferência para a publicação de Reels, mas não ignore o feed e stories;
  • Use palavras-chave na BIO para “traduzir” onde a sua empresa está e o que ela comercializa;
  • É essencial que o logotipo de perfil esteja visível e de fácil compreensão;

Assim que o Instagram clarear melhor esse tema, voltamos aqui para atualizar esse texto, ok?

Mas por hora, o que achou destas dicas?

Deixe a sua opinião nos comentários e também conta pra gente o que você já testou e deu certo. Até breve!

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