Storefront

Storefront: o que é e como criar uma vitrine online atrativa

Storefront é a interface digital de uma loja online, responsável por oferecer uma experiência intuitiva e personalizada ao consumidor. Ele integra design, navegação e funcionalidades para otimizar a jornada de compra, aumentando conversões e fortalecendo o relacionamento no varejo omnichannel.

Existem várias formas de otimizar um e-commerce, sendo que o storefront é uma das principais. Representando a fachada ou a frente de loja, esse ambiente é uma verdadeira vitrine online, que atrai os clientes e favorece a interação dos visitantes com o seu site.

Por isso, ele é fundamental para conquistar vantagem competitiva, especialmente em um mercado tão dinâmico e de alta concorrência quanto o varejo online. Para ratificar essa afirmação, veja a seguir alguns dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), relativos a 2024:

  • O faturamento do setor foi de R$204,3 bilhões;
  • O ticket médio ficou em R$492,40;
  • O total de compradores chegou a 91,3 milhões;
  • A quantidade de pedidos foi de 414,9 milhões;
  • A previsão de crescimento indica que a receita deverá ser R$234,91 bilhões em 2025, com aumento progressivo até 2029, quando deve somar R$343,93 milhões.

Já no varejo de moda, especificamente, a receita projetada no mundo para 2025 é de US$880,91 bilhões. Até 2029, o crescimento anual composto (CAGR) deverá ser de 7,64%, com o alcance de US$1,18 trilhões. Os dados são do Statista.

Então, com isso, queremos elucidar como o storefront pode auxiliar sua loja virtual a atrair mais conversões. Siga no conteúdo e veja como fazer a integração de dados e usar uma ferramenta de CDP (Customer Data Platform) para potencializar suas vendas.

O que é um storefront?

Um storefront é a interface visual de uma loja online, que reúne template e aplicativos auxiliares. Funciona de maneira semelhante a uma vitrine com a possibilidade de interação, seleção dos produtos, finalização de pedidos e mais etapas do processo de compra.

Para entender exatamente o conceito, é válido dividir o e-commerce em duas partes. A primeira é o back-end, isto é, a estrutura de programação, na qual os programadores desenvolvem os recursos necessários. Essa área também pode ser chamada de storeback.

Já o front-end é a interface, isto é, o que o usuário vê ao entrar no site. Ele contém o layout e outros recursos para facilitar a usabilidade, como botões para clicar.

Portanto, essa área é uma espécie de cartão de visitas da sua marca. Quando bem estruturada, melhora a experiência de compra e simplifica a personalização de ofertas. Assim, há uma chance maior de vender.

Por sua vez, se ignorar as boas práticas — como a responsividade, que adapta o site a diferentes dispositivos —, a tendência é ficar para trás e ver a concorrência ganhar espaço. Portanto, é fundamental ter atenção a esses aspectos para melhorar seus resultados.

Quais são os benefícios de usar um storefront?

Um dos benefícios de usar um storefront é oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores. Além disso, o template bem estruturado valoriza a sua marca, passa confiança e credibilidade aos compradores, facilitando o uso do e-commerce.

Veja mais detalhes sobre as vantagens de ter uma vitrine online otimizada no seu negócio:

  • A experiência do cliente melhora, porque o potencial comprador encontra o que procura com rapidez. Assim, existe uma chance maior de retenção e fidelização;
  • A navegação do usuário é mais simples, o que reduz a taxa de rejeição, aumenta o tempo de permanência no site e pode levar ao aumento das vendas;
  • O alcance orgânico da loja virtual tende a melhorar, pois um tempo de permanência elevado é considerado positivamente pelos algoritmos;
  • Você pode criar um catálogo virtual e dispor todos os produtos de uma só vez;
  • A taxa de conversão tende a ser mais alta.

Leia também: Conheça a prateleira infinita e veja como essa estratégia impacta o varejo

Como criar uma storefront atrativa?

Para criar uma storefront atrativa, existem algumas etapas a cumprir. As principais são:

Faça um bom planejamento

Considere os aspectos que deseja destacar na sua vitrine online e pense na arquitetura da informação dentro do e-commerce. Ademais, avalie a experiência de compra do consumidor e a sua identidade visual. Dessa forma, todos os aspectos estarão alinhados no resultado final.

Avalie a usabilidade

Um dos fatores de mais impacto no storefront é a usabilidade, ou seja, a facilidade ou dificuldade de navegação do usuário. Se houver muitos atritos, como tempo de carregamento elevado, a tendência é que o visitante saia do site.

Portanto, deixe as informações disponíveis e analise se é fácil encontrar os caminhos para fechar a compra ou pesquisar um produto. Se encontrar empecilhos, faça as alterações necessárias.

Elabore o mapa de calor do site

Ainda dentro do aspecto da usabilidade, é possível potencializar os resultados a partir de um mapa de calor inserido no site. Dessa forma, você poderá identificar quais são as áreas “quentes”, ou seja, os locais em que os usuários permanecem por mais tempo e clicam mais vezes.

Ao identificar esses pontos, você pode destacar certas informações, como banners, chamadas para a ação (CTAs), carrosséis e promoções. Assim, a arquitetura da informação se baseará em uma navegação mais natural, isto é, a partir dos movimentos e interações realizadas pelos visitantes.

Coloque os produtos prioritários nas áreas nobres do storefront

Quais são os itens mais importantes da sua estratégia de vendas? Use essa resposta para posicionar os produtos nas áreas consideradas mais importantes no e-commerce. Esse local é o topo da página e da esquerda para a direita, o mesmo sentido da leitura dos usuários.

Leia também: 4 estratégias para aumentar o ticket médio no varejo e alcançar melhores resultados

Defina o design

Diz o ditado que “a primeira impressão é a que fica”. Concorde ou não, um storefront bonito e bem estruturado auxilia no crescimento das vendas. Então, criar um bom design para aumentar a chance de fechar pedidos é uma ótima estratégia.

Aqui, uma sugestão é evitar a poluição visual. Apesar de uma grande quantidade de produtos aumentar a chance de conversão, quando isso é realizado sem qualquer direcionamento pode ficar desorganizado e prejudicar a navegação, prejudicando as chances dos usuários de converterem.

Por esse motivo, prefira criar uma lógica interna e dividir os itens em categorias. Por exemplo, coleção, faixa de preço, produtos em promoção e mais.

Também se indica reunir as mercadorias mais procuradas, vendidas e semelhantes a outras peças já vistas pelo usuário. Desse modo, você tem mais chance de fazer a personalização de ofertas e incentivar o consumidor a avançar na sua jornada de compra.

Coloque muitas imagens

Um storefront atrativo depende de fotos e vídeos dos produtos a fim de gerar apelo visual. Sendo assim, fique atento à qualidade das imagens e complemente com textos informativos e filtros para auxiliar na pesquisa.

Essa prática também contribui para a recompra, já que o usuário sabe que poderá visualizar o produto a partir de diferentes ângulos.

No caso do varejo de moda, por exemplo, ainda é interessante colocar as roupas em modelos com diferentes tipos de corpo para que o potencial comprador se identifique.

Como fazer uma Amazon Storefront?

A Amazon Storefront é uma vitrine online disponível no marketplace. Assim, você cria especificamente um espaço virtual para a sua loja e tem a chance de impulsionar as vendas realizadas. Para fazer esse ambiente para sua marca, siga as etapas abaixo:

  • Crie a Amazon Storefront com o gerador de lojas de autoatendimento;
  • Escolha modelos e arraste os blocos para ajustar o conteúdo ou personalizar o template;
  • Finalize o processo e envie a loja virtual para análise.

Bônus: como otimizar a Amazon Storefront?

Algumas indicações para otimizar a sua Amazon Storefront são:

  • Verifique se o Amazon Standard Identification Number (ASIN) está com a configuração correta e se está enviando os potenciais clientes para a vitrine online;
  • Deixe uma URL curta. No lançamento, o sistema gera um endereço mais longo de forma automática. Então, é importante substituí-lo e deixá-lo mais otimizado;
  • Analise os dados do Painel de Insights para entender o comportamento do consumidor e embasar a sua tomada de decisões;
  • Mantenha sua Amazon Storefront sempre atualizada;
  • Crie uma versão da sua loja virtual para dispositivos móveis;
  • Use palavras-chave e cauda longa e curta;
  • Insira imagens autorais e com boa qualidade para chamar a atenção dos usuários;
  • Construa mais páginas a partir da inicial;

Como integrar soluções para otimizar storefronts?

Para otimizar seu storefront e melhorar a experiência de compra, a integração de dados é essencial. 

Com uma Customer Data Platform (CDP) como o Dito CDP, é possível centralizar, unificar e deduplicar dados oriundos do E-commerce, ERP, App Mobile, garantindo assim uma visão 360° dos clientes.

Com esse banco de dados unificado, os varejistas podem segmentar campanhas com mais precisão, personalizar ofertas e impulsionar as taxas de conversão.

Continue lendo: Conheça o melhor CDP (Customer Data Platform) do Brasil 

Integração de dados e tecnologia: o papel do Dito CDP

O Dito CDP transforma dados em insights estratégicos, ajudando os varejistas a aumentar as vendas e otimizar investimentos. A plataforma permite:

  • Segmentação inteligente para personalizar ofertas e campanhas;
  • Uso de inteligência artificial para cruzar dados de diferentes fontes e identificar a propensão de compra dos consumidores;
  • Redução de custos operacionais ao eliminar cadastros duplicados e manter uma base de clientes saudável;

Com essas funcionalidades, o Dito CDP permite que marcas atuem de forma estratégica e orientada a dados, maximizando o ROI.

Marketing personalizado com o Dito Campanhas

A personalização da jornada do cliente é fundamental para o sucesso de um storefront. 

O Dito Campanhas permite criar campanhas hiperpersonalizadas para E-mail, SMS, WhatsApp e Mobile Push, garantindo que as comunicações alcancem cada cliente no momento certo.

Por meio deste módulo do CRM, é possível, por exemplo:

  • Formatar e configurar campanhas de marketing para todos os canais citados acima;
  • Os envios podem ser pontuais ou recorrentes, automatizados para datas e horários específicos, ou com base no histórico de aberturas dos clientes;
  • Acompanhar o desempenho individual e global das campanhas, por meio de métricas de marketing e financeiras;

Conheça o CRM da Dito

Com o software de CRM da Dito, a sua marca irá aumentar as vendas recorrentes da loja virtual e a base de consumidores ativos. Além disso, irá melhorar o relacionamento com os clientes e proporcionar experiências memoráveis para eles.

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